Tarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Neca, Bruno David Rodrigues, 1991-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/61908
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Simone Rechia
id UFPR_0b562c5b19a65ffd6fd41e872aca6f24
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61908
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Neca, Bruno David Rodrigues, 1991-Rechia, Simone, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física2019-09-30T17:51:09Z2019-09-30T17:51:09Z2019https://hdl.handle.net/1884/61908Orientadora: Profa. Dra. Simone RechiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 28/02/2019Inclui referências: p. 137-148Resumo: Potencializar o acesso aos bens culturais e aos espaços públicos de lazer da cidade, através do transporte público, pode ser um dos caminhos para que a sociedade tenha oportunidades de adquirir conhecimentos, refletindo sobre o cotidiano e seus direitos e deveres como aspectos da cidadania. Essas oportunidades se concretizam a partir de muitas dimensões sociais, entre elas as políticas públicas efetivas. Em consonância a tal pensamento essa pesquisa busca refletir sobre como políticas de lazer e transporte potencializam a apropriação dos espaços públicos. Nessa direção, o objetivo geral foi investigar possíveis impactos no lazer da cidade de Curitiba, por usuários do transporte coletivo com a implantação e extinção da "Tarifa Domingueira" - uma política cuja a intenção foi estimular o passeio pela cidade, aos domingos, através de um desconto na tarifa de ônibus convencional. Para tanto, a pesquisa considerou os seguintes objetivos específicos: caracterizar o ciclo político da Tarifa Domingueira da sua implementação até a sua extinção; investigar, junto aos usuários do transporte coletivo, suas escolhas no âmbito do lazer e, os possíveis impactos no acesso à essas experiências na cidade, com a implantação e extinção da Tarifa Domingueira; Compreender como se dão as relações sociais e culturais no interior dos ônibus, durante os trajetos, considerando-os como espaços coletivos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, que utilizou análise de documentos, aplicação de formulário estruturado a partir de critérios préestabelecidos e observação participante com diário de campo. A partir da triangulação dos dados encontrados surgiram as seguintes categorias de análises: "O lazer nas brechas superando a 'preguiça de domingo'", "Os impactos do (des)acesso às políticas públicas" e "As resistências e apropriações nos espaços dos ônibus". Tais categorias permitiram concluir que os principais interesses da população no tempo de lazer são turísticos e a busca pela socialização. Tais aspectos devem ser considerados no desenvolvimento de políticas públicas. Além disso, a pesquisa apontou que a população mais impactada pela extinção da política Tarifa Domingueira foram famílias populosas e de baixa renda. Dessa forma, sugerem-se políticas de acesso ao transporte e aos espaços públicos da cidade atreladas a condições socioeconômicas; investimentos na educação para o lazer para motivar a apropriação das cidades visando superar a "preguiça de domingo" e a permanência nos espaços domésticos ou privados; aumento da frota de ônibus aos domingos e/ou redução da tarifas convencionais e da Linha Turismo; delimitar estratégias que potencializem os espaços públicos próximos às residências com equipamentos diversificados e que facilitem o acesso à cidade na sua totalidade. O ônibus demonstrou-se enquanto um espaço multicultural e de resistência social, além de um espaço potencial para o lazer no tempo do trajeto casa-trabalho-casa mesmo durante a semana, desde que sejam atendidas as necessidades de conforto e segurança da população. Assim, quando o direito ao transporte público é garantido de forma integrada ao lazer, o cidadão se percebe enquanto parte da cidade, podendo apropriar-se dela de forma integral, possibilitando o desenvolvimento e o aprimoramento do acervo cultural, podendo tornar-se um pouco mais crítico ao se deparar com diferentes realidades. Palavras chave: Lazer e acesso. Lazer e transporte. Políticas públicas de Lazer. Tarifa Domingueira.Abstract: Promoting access to cultural assets and the city's public spaces of leisure through public transportation may be one of the ways for society to have opportunities to acquire knowledge, reflecting on everyday life and its rights and duties as aspects of citizenship. These opportunities materialize from many social dimensions, including effective public policies. In agreement with such thinking this research seeks to reflect on how leisure and transportation policies enhance the appropriation of public spaces. In this direction, the general objective was to investigate possible impacts on leisure in the city of Curitiba by users of collective transportation with the implementation and extinction of the "Domingueira (Sunday) Bus fare" - a policy whose intention was to stimulate the city tour on Sundays through a discount on the conventional bus fare. Thereunto, this research has considered the following specific objectives: characterizing the policy cycle of the "Domingueira (Sunday) Bus fare"; investigating together with the users of public transportation, their leisure choices and the possible impacts on access to these experiences in the city, with the implementation and extinction of the "Domingueira (Sunday) Bus fare"; understanding how the social and cultural relations within the buses take place during the journeys, considering them as collective spaces. This is a descriptive research with a qualitative approach, which used document analysis, structured form application from pre-established criteria and participant observation with field journal. From the triangulation of the found data, the following categories of analysis emerged: "Leisure in the loopholes overcoming the 'Sunday laziness'", "The impacts of (non) access to public policies" and "Resistance and appropriation in bus spaces ". These categories allowed us to conclude that the main interests of the population in leisure time are tourism and the search for socialization. Such aspects should be considered in the development of public policies. In addition, the survey pointed out that the population most impacted by the extinction of the Sunday Fare policy were populous and low-income families. In this manner we suggest: policies of access to public transport and public spaces are suggested, coupled with socioeconomic conditions; investments in leisure education to motivate the appropriation of the cities in order to overcome the "Sunday laziness" and the permanence in the domestic or private spaces; increase of the bus fleet on Sundays and / or reducting the conventional and Tourism Line fares; demarcating strategies that enhance the public spaces near the residences with diversified equipment and that facilitate the access to the city in its totality. The bus has proved itself as a multicultural and social resistance space, as well as a potential space for leisure time in the homework- home journey even during the week, provided that the comfort and safety needs of the population are met. Thus, when the right to public transport is guaranteed in na integrated way to leisure, the citizen perceives himself as part of the city, being able to appropriate it in an integral way, enabling the development and improvement of the cultural heritage, and may become a little more critical when faced with different realities. Keywords: Leisure and access access. Leisure and transportation. Leisure public policy. Transport public policy.162 p. : il. (algumas color.).application/pdfLazerTransportes coletivos - Curitiba (PR)Política públicaEducação FísicaTarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNO DAVID RODRIGUES NECA.pdfapplication/pdf5976975https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61908/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20DAVID%20RODRIGUES%20NECA.pdffd80940b747c1546e7c04ed2ea3a6b76MD51open access1884/619082019-09-30 14:51:09.828open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61908Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-30T17:51:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PR
title Tarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PR
spellingShingle Tarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PR
Neca, Bruno David Rodrigues, 1991-
Lazer
Transportes coletivos - Curitiba (PR)
Política pública
Educação Física
title_short Tarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PR
title_full Tarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PR
title_fullStr Tarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PR
title_full_unstemmed Tarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PR
title_sort Tarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PR
author Neca, Bruno David Rodrigues, 1991-
author_facet Neca, Bruno David Rodrigues, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Rechia, Simone, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Neca, Bruno David Rodrigues, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
Transportes coletivos - Curitiba (PR)
Política pública
Educação Física
topic Lazer
Transportes coletivos - Curitiba (PR)
Política pública
Educação Física
description Orientadora: Profa. Dra. Simone Rechia
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-30T17:51:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-30T17:51:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61908
url https://hdl.handle.net/1884/61908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61908/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20DAVID%20RODRIGUES%20NECA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd80940b747c1546e7c04ed2ea3a6b76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861075753238528