Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Evelyn Ribeiro, 1986-
Orientador(a): Keim, Ernesto Jacob, 1947-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/62988
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim
id UFPR_0f4c495c94932b64fde0f0c0e8bcef8d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62988
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Silva, Evelyn Ribeiro, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisKeim, Ernesto Jacob, 1947-2022-02-16T19:52:03Z2022-02-16T19:52:03Z2019https://hdl.handle.net/1884/62988Orientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob KeimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 29/03/2019Inclui referências: p. 113-117Resumo: A presente pesquisa tem como foco e abrangência, as representações em Henri Lefebvre, para compreender as interações ambientais numa perspectiva interdisciplinar, como processo intersubjetivo. O propósito da pesquisa se concentra em desvelar a compreensão que professores, atuantes no ensino fundamental e médio, têm sobre as interações ambientais, ao identificar e reconhecer aspectos que as constitui, como processo que visa a vida com dignidade. A pesquisa buscou também perceber por meio de entrevista coletiva como os docentes entrevistados percebem e representam as complexas interações ambientais que envolvem suas vivências pessoais e profissionais. Nesse sentido a investigação procurou compreender como essas representações e reconhecimentos, atuam no fazer docente, na perspectiva dos espaços vividos pelos humanos. A coleta de dados se deu, junto a professores do Colégio Helena Viana Sundim, uma escola pública e urbana no Município de Paranaguá, com o propósito de verificar a compreensão desses profissionais, sobre como eles se posicionam na perspectiva de representação de interação ambiental, com base no que propõe Henry Lefebvre. Ela se deu por meio de entrevistas em grupo, com a realização de 4 encontros, de forma que, no encontro seguinte, foram debatidas as posições coletadas nos encontros anteriores. A expectativa com a utilização desse processo investigativo, foi de encontrar o que era a compreensão do grupo, frente ao que foi apontado como desafio para a entrevista. O processo investigativo comportou a abordagem científica referenciada na fenomenologia amparada nos pressupostos científicos de Johann Wolfgang von Goethe. Essa abordagem dentre outros aspectos, organiza-se com o propósito de provocar no investigador, um processo de envolvimento caracterizado pela intensificação, sensibilização e interação dos ritmos que envolvem a questão em pauta. Essa posição metodológica, diferente da convencional empírico analítica e crítica, visa a compreensão de como o tema proposto e o processo investigativo agem junto às pessoas envolvidas, pesquisador e entrevistado, com o foco de desencadear mudanças que se caracterizam, como metamorfoses. A pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa ao investigar as representações que docentes possuem, sobre as interações ambientais que sustentam a vida com dignidade, sob a ótica teórica do filósofo e sociólogo Henri Lefebvre, numa perspectiva interdisciplinar. Como decorrência dessa pesquisa foi organizado um conjunto de aspectos que podem se caracterizar como elementos indicadores de representação ambiental, segundo a posição de Lefebvre. Palavras-chave: Representações em Lefebvre; Interação Ambiental; Metamorfose; Interdisciplinaridade; Fenomenologia Goethiana.Abstract: The present research has as its focus and comprehensiveness, the representations in Henri Lefebvre, to understand the environmental interactions in an interdisciplinary perspective, as an intersubjective process. The purpose of the research is to unveil the understanding that teachers, acting in elementary and middle school, have on the environmental interactions, when identifying and recognizing aspects that constitute them. The research also sought to perceive through a collective interview how the teachers interviewed perceive and represent how the complex environmental interactions that involve their personal and professional experiences. In this sense, the investigation sought to understand how these representations and recognitions, act in the teaching of the perspective of the lived spaces. Data collection was carried out, together with teachers of the Helena Viana Sundim College, a public and urban school in the Municipality of Paranaguá, with the purpose of verifying the understanding of these professionals, about how they stand in the perspective of environmental interaction representation, with based on what Henry Lefebvre proposes. It was done through group interviews, with the holding of 4 meetings, so that, at the next meeting, the positions collected in the previous meetings were discussed. The expectation with the use of this investigative process was to find out what the group's understanding was, as opposed to what was pointed out as a challenge for the interview. The investigative process included the scientific approach referred to in the phenomenology supported by the scientific assumptions of Johann Wolfgang von Goethe. This approach, among other aspects, is organized with the purpose of provoking in the researcher a process of involvement characterized by the intensification, sensitization and interaction of the rhythms that involve the question in question. This methodological position, different from the conventional empirical analytic and critical, aims at understanding how the proposed theme and the investigative process act with the people involved, researcher and interviewee, with a focus on triggering changes that are characterized as metamorphoses. The research is of a bibliographical and qualitative nature when investigating the representations that teachers have about the environmental interactions that sustain life in the biosphere, under the theoretical perspective of the philosopher and sociologist Henri Lefebvre, in an interdisciplinary perspective. As a result of this research was organized a set of aspects that can be characterized as indicators of environmental representation, according to Lefebvre's position. Keywords: Representations in Lefebvre; Environmental Interaction; Metamorphosis; Interdisciplinarity; Goethian Phenomenology.1 arquivo (131 p.) : PDF.application/pdfLefebvre, Henri, 1901-1991Ciencias ambientaisFilosofia marxistaLefebvre, Henri - 1905-Meio ambiente - Desenvolvimento sustentávelGoethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EVELYN RIBEIRO SILVA.pdfapplication/pdf92812960https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62988/1/R%20-%20D%20-%20EVELYN%20RIBEIRO%20SILVA.pdf4f349372b4507009ae88a823b2484189MD51open access1884/629882022-02-16 16:52:03.43open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62988Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-16T19:52:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores
title Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores
spellingShingle Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores
Silva, Evelyn Ribeiro, 1986-
Lefebvre, Henri, 1901-1991
Ciencias ambientais
Filosofia marxista
Lefebvre, Henri - 1905-
Meio ambiente - Desenvolvimento sustentável
Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
title_short Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores
title_full Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores
title_fullStr Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores
title_full_unstemmed Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores
title_sort Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores
author Silva, Evelyn Ribeiro, 1986-
author_facet Silva, Evelyn Ribeiro, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Evelyn Ribeiro, 1986-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Keim, Ernesto Jacob, 1947-
contributor_str_mv Keim, Ernesto Jacob, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Lefebvre, Henri, 1901-1991
Ciencias ambientais
Filosofia marxista
Lefebvre, Henri - 1905-
Meio ambiente - Desenvolvimento sustentável
Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
topic Lefebvre, Henri, 1901-1991
Ciencias ambientais
Filosofia marxista
Lefebvre, Henri - 1905-
Meio ambiente - Desenvolvimento sustentável
Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
description Orientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:52:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:52:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62988
url https://hdl.handle.net/1884/62988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (131 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62988/1/R%20-%20D%20-%20EVELYN%20RIBEIRO%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f349372b4507009ae88a823b2484189
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699692208848896