Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de, 1986-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/34163
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_15c2b6bf711e0c20b8b89b8fbddf7203
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34163
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de, 1986-Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-05T18:07:48Z2020-10-05T18:07:48Z2013https://hdl.handle.net/1884/34163Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2013Inclui referênciasResumo: Neste trabalho foram investigadas as possibilidades da aprendizagem histórica para crianças entre quatro e seis anos de idade, no contexto da Educação Infantil. Ele está inserido no âmbito das investigações realizadas em um campo do ensino de História denominado Educação Histórica (LEE, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006); (BARCA, 2001, 2004, 2005); (SCHMIDT, 2009a, 2009b, 2009c, 2010, 2011); (COOPER, 2002, 2006, 2012), que compreende as relações acerca do ensino e aprendizagem da História, situados em sua ciência de referência. Os diálogos entre a Educação Histórica e a Educação Infantil estão referenciados na teoria da aprendizagem histórica na perspectiva do desenvolvimento da consciência histórica do filósofo da História e historiador Jörn Rüsen (2001, 2010a, 2010b, 2010c, 2012), e nos estudos sobre a aprendizagem histórica para as crianças pequenas, realizados pela pesquisadora Hilary Cooper (2002, 2006, 2012). A pesquisa de natureza qualitativa envolveu as seguintes etapas: 1) Levantamento bibliográfico sobre investigações realizadas com crianças, que se aproximassem da preocupação com o pensamento histórico e/ou da aprendizagem histórica. Esse levantamento foi realizado durante o ano de 2011, na base de teses e dissertações do portal Domínio Público e na base de artigos científicos publicados no Scielo. 2) A análise de propostas orientadoras das práticas pedagógicas, produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-Departamento de Educação Infantil, acerca das concepções e propostas relacionadas à aprendizagem histórica, utilizando a metodologia da "Análise de conteúdo" (FRANCO, 2007). 3) Investigação sobre a aprendizagem histórica em práticas educativas, construída em colaboração com as docentes de uma turma de "pré II", com crianças entre quatro e seis anos de idade, em um Centro de Educação Infantil conveniado à Prefeitura Municipal de Curitiba, tendo como referência os pressupostos da pesquisa em colaboração, de acordo com a proposta da pesquisadora Ibiapina (2008), e da Observação Participante (VIANNA, 2007). As questões apontadas por esta investigação constatam que crianças entre quatro e seis anos, que participaram da pesquisa, possuem capacidade de pensar historicamente apresentando, ainda que de forma embrionária, processos do pensamento histórico relacionados a conceitos de segunda ordem como evidência, inferência, mudança, narrativa, imaginação histórica. No entanto, para que seja possível contribuir com o desenvolvimento do pensamento histórico pela aprendizagem histórica, seria preciso trilhar um caminho contrário ao cenário educacional que se tem hoje, superando propostas de formação docente e políticas curriculares que tem excluído as especificidades do conhecimento científico a ser ensinado e a natureza específica de sua aprendizagem.Abstract: In this paper the possibilities of historical learning for children aged four to six years of age were investigated in the context of early childhood education. It is inserted within the framework of investigations carried out on a field of history teaching called History Education (LEE, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006); (BARCA, 2001, 2004, 2005), (SCHMIDT, 2009a, 2009b, 2009c , 2010, 2011), (COOPER, 2002, 2006, 2012), which comprises the relations about the history teaching and learning, situated in their own reference science. The dialogues between the History Education and Early Childhood Education are referenced in the theory of learning in the historical perspective of the development of historical consciousness proposed by the history philosopher and historian Jörn Rüsen (2001, 2010a, 2010b, 2010c, 2012), and also in studies on history learning for small children, conducted by the researcher Hilary Cooper (2002, 2006, 2012).The qualitative research involved the following steps: 1) Bibliographical survey on investigations conducted with children, which were close of the concern with istorical thinking or historical learning. This survey was performed during the year 2011, on the basis of theses and dissertations of the Public Domain website and on the basis of scientific articles published in Scielo databases. 2) The analysis of the guidance proposals that lead to pedagogical practices, produced by the Curitiba's Municipal Education Secretary - Child Education Department, about the concepts and proposals related to history learning, using the methodology of "content analysis" (FRANCO, 2007). 3) Investigation on the history learning in educational practices, built in collaboration with the teachers of a class of "pre II", with children between four and six years old, in a Center for Early Education bounded to the Curitiba City Hall, having as reference the assumptions of collaborative research, according to the proposal by the researcher Ibiapina (2008), and Participant Observation (VIANNA, 2007). The questions pointed by this research observe that children between four and six years, who attended the research, have the capacity to think historically, albeit in embryonic form, presenting historical thinking processes related to second-order concepts as evidence, inference, change, narrative and historical imagination. However, to be able to contribute to the development of historical thinking by historical learning, one would tread a contrary path to the educational landscape that we got, overcoming proposals for teacher training and curriculum policies that have excluded the specificities of scientific knowledge to be taught and the specific nature of their learning.219 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducação de criançasHistoria - Estudo e ensinoAprendizagemHistoria - Conhecimento e aprendizagemEducaçãoAprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRESSA GARCIA PINHEIRO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1753921https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34163/1/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20GARCIA%20PINHEIRO%20DE%20OLIVEIRA.pdf54017711303bf0bfd4d42bc0d44170a1MD51open accessTEXTR - D - ANDRESSA GARCIA PINHEIRO DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain523478https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34163/2/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20GARCIA%20PINHEIRO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt933cccff648a69e5b039083eb0ce8177MD52open accessTHUMBNAILR - D - ANDRESSA GARCIA PINHEIRO DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34163/3/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20GARCIA%20PINHEIRO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg5c7b12dd52a6e3925b112c6599a5b763MD53open access1884/341632020-10-05 15:07:48.841open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34163Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-05T18:07:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
title Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
spellingShingle Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de, 1986-
Dissertações - Educação
Educação de crianças
Historia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Historia - Conhecimento e aprendizagem
Educação
title_short Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
title_full Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
title_fullStr Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
title_full_unstemmed Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
title_sort Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
author Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de, 1986-
author_facet Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Educação de crianças
Historia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Historia - Conhecimento e aprendizagem
Educação
topic Dissertações - Educação
Educação de crianças
Historia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Historia - Conhecimento e aprendizagem
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-05T18:07:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-05T18:07:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34163
url https://hdl.handle.net/1884/34163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 219 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34163/1/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20GARCIA%20PINHEIRO%20DE%20OLIVEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34163/2/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20GARCIA%20PINHEIRO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34163/3/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20GARCIA%20PINHEIRO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54017711303bf0bfd4d42bc0d44170a1
933cccff648a69e5b039083eb0ce8177
5c7b12dd52a6e3925b112c6599a5b763
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699565951909888