Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silvino, Vilmara
Orientador(a): Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/83141
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios
id UFPR_1823830293745624db6a7990fa7bdb12
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83141
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-Silvino, Vilmara2023-06-27T14:13:36Z2023-06-27T14:13:36Z2023https://hdl.handle.net/1884/83141Orientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro GuériosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/02/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Teoria e Prática de EnsinoResumo: A presente pesquisa visa investigar a possibilidade de criação de um aplicativo digital com a finalidade de promover o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por meio de atividades práticas transdisciplinares e criativas. Com base nesse objetivo, foi desenvolvido o aplicativo denominado Proconexão, cujo nome sugere a ideia de conexão entre os conhecimentos curriculares e aqueles que os transcendem, a partir de provocações realizadas pelos professores. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, exploratória e aplicada, com ênfase em teóricos renomados, tais como Paulo Freire, José Moran, Edgar Morin, Marilza Suanno, Maria Cândida Moraes e Basarab Nicolescu. A pesquisa discute a relevância do pensamento complexo no processo de ensino e aprendizagem e suas possíveis contribuições no espaço escolar diante das incertezas na educação. Além disso, discute-se a flexibilidade na prática transdisciplinar como forma de enfrentar as mudanças na educação presencial, bem como o papel da tecnologia e da criatividade como instrumentos de novas aprendizagens. O estudo apresenta diretrizes teóricas para a criação do aplicativo, assim como aproximações possíveis com as competências e habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, são apresentadas diretrizes metodológicas para a utilização do aplicativo com o objetivo de alcançar o objetivo geral da pesquisa, que é criar e construir um aplicativo digital que possibilite o desenvolvimento de práticas transdisciplinares e criativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, é apresentado um exemplo hipotético para análise da viabilidade de utilização do aplicativo na prática pedagógica dos professores. Espera-se que o Proconexão contribua para a realização de práticas transdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, modificando a ação pedagógica dos professores e contribuindo para a formação de novas aprendizagens.Abstract: The present research aims to investigate the possibility of creating a digital application with the purpose of promoting the teaching and learning of the curricular contents of the early years of Elementary Education through practical, transdisciplinary, and creative activities. Based on this objective, the Proconexão application was developed, whose name suggests the idea of connection between curricular knowledge and those that transcend them, through provocations made by teachers. To achieve this objective, a qualitative, exploratory, and applied approach was adopted, emphasizing renowned theorists such as Paulo Freire, José Moran, Edgar Morin, Marilza Suanno, Maria Cândida Moraes, and Basarab Nicolescu. The research discusses the relevance of complex thinking in the teaching and learning process and its possible contributions in the school space in the face of uncertainties in education. Additionally, the flexibility in transdisciplinary practice is discussed as a way to face changes in in-person education, as well as the role of technology and creativity as instruments for new learning. The study presents theoretical guidelines for creating the application, as well as possible approximations with the competencies and skills indicated in the National Common Curricular Base for the early years of Elementary Education. Additionally, methodological guidelines are presented for using the application with the aim of achieving the general objective of the research, which is to create and build a digital application that enables the development of transdisciplinary and creative practices in the early years of Elementary Education. Finally, a hypothetical example is presented for analyzing the feasibility of using the application in the pedagogical practice of teachers. It is expected that Proconexão will contribute to the realization of transdisciplinary practices in the early years of Elementary Education, modifying the pedagogical action of teachers and contributing to the formation of new learning.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação - Ensino auxiliado por computadorEducação - MetodologiaTecnologia educacionalEnsino fundamentalEducaçãoPráticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VILMARA SILVINO CISCON.pdfapplication/pdf3566129https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83141/1/R%20-%20D%20-%20VILMARA%20SILVINO%20CISCON.pdf75a6ea00ae7ddce23abb3918b4a4f73eMD51open access1884/831412023-06-27 11:13:36.991open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83141Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-27T14:13:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
title Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
spellingShingle Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
Silvino, Vilmara
Educação - Estudo e ensino
Educação - Ensino auxiliado por computador
Educação - Metodologia
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Educação
title_short Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
title_full Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
title_fullStr Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
title_sort Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
author Silvino, Vilmara
author_facet Silvino, Vilmara
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvino, Vilmara
contributor_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação - Ensino auxiliado por computador
Educação - Metodologia
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Educação - Ensino auxiliado por computador
Educação - Metodologia
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-27T14:13:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-27T14:13:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83141
url https://hdl.handle.net/1884/83141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83141/1/R%20-%20D%20-%20VILMARA%20SILVINO%20CISCON.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 75a6ea00ae7ddce23abb3918b4a4f73e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699542847586304