A criatividade como princípio educativo no ensino de 2.º grau

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1993
Autor(a) principal: Santos, Maria do Rocio Garzuze dos
Orientador(a): Martins, Onilza Borges, 1940-2018
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/68347
Resumo: Orientadora: Onilza Borges Martins
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMartins, Onilza Borges, 1940-2018Santos, Maria do Rocio Garzuze dos2022-11-10T14:36:07Z2022-11-10T14:36:07Z1993https://hdl.handle.net/1884/68347Orientadora: Onilza Borges MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoInclui referências: p. 118-121Resumo: A proposta do presente estudo teve como intenção realizar uma análise crítica sobre a relevância da criatividade como princípio educativo no Ensino de 2º grau. Algumas preocupações constituíram o ponto de partida, bem como nortearam a referida investigação; são elas: - a ausência de políticas públicas consistentes no Ensino de 2º grau que privilegie educação e trabalho criativo; - o trabalho mecânico e repetitivo que vem sendo realizado pelos alunos no cotidiano das atividades do ensino profissionalizante; - a precariedade de docentes preparados para lidar com o sentido de homem como "homo creator". Na sequência, foi elaborado um quadro teórico no qual priorizou-se: - uma retrospectiva histórica e teórica dos cursos de formação dos profissionais de educação que atuam no Ensino de 2º grau; - uma análise da pedagogia da essência e existência direcionada à formação do homem; - uma reflexão aprofundada nas questões que embasaram a formação do "homo creator", isto é individualidade, criatividade e coletividade. Assim, a partir dessas incursões foram construídos os seguintes pressupostos teóricos que fundamentaram o referido estudo: 1º a criatividade como elemento de superação da alienação no processo de formação do homem; 2º a práxis como eixo norteador das relações educação x trabalho na busca da formação de um homem livre; 3º a relação indivíduo e sociedade e o processo de humanização. A metodologia foi entendida como um processo de construção do conhecimento e perpassou todo o estudo, desde a revisão de literatura até chegar às considerações finais, visando captar a problemática intrínseca articulada ao tema central dessa investigação. A análise efetuada durante a pesquisa revelou também a necessidade imediata de inserir nos currículos do Ensino de 2º grau, em nosso Estado e até em nosso País, o trabalho criativo como elemento de superação da alienação do homem e de humanização permanente face a tríade indivíduo, criatividade e sociedade.Abstract: The purpose of this study has the intention of presenting a critical analysis of the relevance of creativity as an educational principle for 2º grade teaching. The main preoccupations of the analysis are related to: - the absence of consistent public politics for the 2º grade teaching, so as to improve education and creative work; - the mechanical and repetitive work that has been performed by students in everyday school routine and the professional studies; - the precarious preparation of the great majority of the teachers - who are not able to deal with the concept of man regarded as "homo creator". In the sequence, it was elaborated a theorical table, which considered as the main points: - a historical and theorical retrospective of the graduating courses for 2º grade teachers; - an analysis of the "Pedagogy of the Essence and Existence", directed to the formation of man; - a deep reflection of the three main points which embase the formation of the "homo creator": individuality, creativity and collectivity. From these incursions, there were built the following theorical presuppositions - which support this study and which consider: - creativity as an element to outstrip the alienation process in the formation of man; -"praxis" as a guiding axis in the relations between work and education, aiming at achieving the formation of liberated man; - the humanizing process and its relation to man and society. The methodology was regarded as knowledge building process, and permeates the entire structure of this study, from the bibliographical revision up to the final considerations - aiming at the identification of the intrinsic problem, articulated to the central theme of this investigation. The analysis study has dis closed the urgency of inserting creative work in 2º grade curricula - both as an element of superation of man's alienation and of permanent humanization face the triad man, creativity an society.121 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - CriatividadeCriatividade (Educação)Redação acadêmicaEducaçãoA criatividade como princípio educativo no ensino de 2.º grauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA RO ROCIO GARZUZE DOS SANTOS.pdfapplication/pdf4497579https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68347/1/D%20-%20MARIA%20RO%20ROCIO%20GARZUZE%20DOS%20SANTOS.pdf1151a7325ed28f33b409d4a237ae6e0dMD51open access1884/683472022-11-10 11:36:07.837open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68347Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-10T14:36:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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