A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Maschio, Elaine Cátia Falcade
Orientador(a): Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/29795
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
id UFPR_2769fdaaeda858d254c6cd1337ec085b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29795
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Maschio, Elaine Cátia FalcadeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-2020-08-04T18:29:08Z2020-08-04T18:29:08Z2012https://hdl.handle.net/1884/29795Orientador: Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/12/2013Bibliografia: fls. 319-341Resumo: Esta tese analisa a constituição da escolarização entre imigrantes italianos e seus descendentes em Curitiba e nas colônias italianas dos seus arredores, criadas a partir do final do século XIX. Busca compreender a cultura escolar instituída nas instituições escolares públicas, étnico-comunitárias, italianas laicas e confessionais católicas. Como recorte temporal o estudo privilegiou o ínterim de dois períodos: 1875, ano que corresponde à chegada e instalação desses colonos em terras paranaenses com a fundação da primeira colônia italiana no Estado, a colônia Alexandra; e, 1930, momento em que se inicia no Brasil o processo de nacionalização. A maior parte da documentação foi consultada no Arquivo Público do Paraná. Foi possível conhecer as correspondências entre os colonos, professores, inspetores e as autoridades e os relatórios dos Secretários da Instrução Pública do Paraná. Em outros arquivos, como o Arquivo Edgard Leuenroth e o Círculo de Estudos Bandeirantes foi possível localizar as demais fontes como periódicos, fotos, atas, estatutos, cartas, anuários, estatísticas e relatórios. A vasta bibliografia sobre a imigração italiana no Brasil e no Paraná também foi utilizada para compreender a colonização e seus diversos aspectos. Como referencial teórico, a tese está fundamentada nas contribuições dos seguintes teóricos: Roger Chartier (1991) sobre os conceitos de representação e apropriação; Michel de Certeau (2007), o qual ajudou a compreender as táticas e estratégias dos imigrantes e das autoridades do ensino no processo de escolarização; Faria Filho (2007) que possibilitou a compreensão do termo escolarização; e Vinão Frago (2001-2008) que contribuiu para refletir sobre a cultura escolar como produto da escola e dos sujeitos em relação. A escola era visualizada como o lugar fundamental na formação das novas gerações, seja pela possibilidade de adaptação social, pela manutenção da cultura e língua do país de origem, pela possibilidade de formação de uma geração de católicos ou pela afirmação do estado/nação italiano e brasileiro. A escola que predominou no cenário escolar das colônias foi a pública. Em menor abrangência, a escola étnico-comunitária italiana e as escolas italianas laicas e confessionais católicas, foram evidenciadas como partes integrantes no processo de constituição da escolarização entre imigrantes italianos e descendentes na região de colonização italiana nas cercanias da cidade de Curitiba. Os imigrantes e seus descendentes prezavam pela manutenção da italianità e pela formação de uma nova geração de católicos, sendo efetiva a participação da comunidade italiana na organização da escolarização paranaense, o qual possibilitou inclusive ao elemento nacional, o acesso mais célere à escolarização pública. Por outro lado, essa participação da comunidade italiana em prol da escolarização trazia sérias ameaças ao projeto de nacionalização do Brasil, e no início da década de 1930, as escolas não poderiam deixar transparecer qualquer resquício de italianità. A partir deste período a escola pública foi reafirmada e as escolas étnicas extintas.Abstract: Questa tesi analizza la costituzione della scolarizzazione tra gli immigrati italiani e loro discendenti che se stabilirono a Curitiba e colonie italiane dei suoi dintorni, esistenti dalla fine del XIX secolo. Vuole capire la cultura scolastica creata nelle istituzione educative, sia quella pubblica, la ètnico-comunitaria, la secolare italiana e la confessionale cattolica. Come spazio di tempo lo studio ha privilegiato il periodo tra due anni: 1875, anno che corrisponde all'arrivo e installazione dei immigrati nelle terre del Paraná con la fondazione della prima colonia italiana in questo stato, la Colonia Alexandra; e 1930, momento in cui si comincia nel Brasile il processo di nazionalizzazione. La maggior parte della documentazione è stata consultata presso l'Archivio Pubblico del Paraná. È stato possibile conoscere le lettere scambiate tra coloni, insegnanti, ispettori e le autorità e anche i rapporti dei Segretari della Pubblica Istruzione del Paraná. In altri archivi, come l'Archivio Edgard Leuenroth e quello del Círculo de Estudos Bandeirantes è stato possibile trovare altre fonti come periodici, fotografie, verbali, statuti, lettere, annuari, statistiche e raporti. La vasta bibliografia sull'immigrazione italiana nel Brasile e nel Paraná è stata anche utilizzata per capire la colonizzazione e suoi diversi aspetti. Come riferimento teorico, la tesi si basa sui contributti dei teorici che seguono: Roger Chartier (1991) e suoi concetti di rappresentanza e di appropriazione; Michel de Certeau (2007), che ha aiutato a capire le tattiche e le strategie degli immigrati e delle autorità scolastiche nel processo di scolarizzazione; Faria Filho (2007) che ha permesso la comprensione del significato di scolarizzazione; e Vinão Frago (2001-2008) che ha contribuito a riflettere sulla cultura scolastica come prodotto della scuola e dei soggetti in relazione. La scuola era visualizzata come il luogo chiave nella formazione delle nuove generazioni, sia per la possibilità di adattamento sociale, per la manutenzione della cultura e lingua del paese d'origine, per la possibilità di formare una generazione di cattolici o per l'affermazione del stato/nazione italiano e brasiliano. Il modello che ha prevalso in ambito scolastico nelle colonie è stato la scuola pubblica. In misura minore, le scuole ètnico-comunitarie e secolari italiane, come le confessionali cattoliche sono state percepite come parti integranti del processo di costituzione della scolarizzazione tra gli immigrati italiani e loro discendenti nella zona di colonizzazione creata nei dintorni della città di Curitiba. I immigrati e loro discendenti volevano la manutenzione dell'italianità e la formazione di una nuova generazione di cattolici, essendo vera la partecipazione della comunità italiana nella organizzazione della scolarizazzione paranaense, fatto che ha permesso anche all'elemento nazionale un accesso più effetivo alla scuola pubblica. Inoltre, questa participazione della comunità italiana a favore della scolarizzazione minacciava el progetto di nazionalizzazione del Brasile, e nel inizio del decennio di 1930, le scuole non potevano evidenziare nessuna traccia d'Italianità. Dopo questo periodo la scuola pubblica è stata reafermata e le scuole etniche scomparse.341 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducaçãoImigrantes italianosIdentidade socialEscolas catolicasEscolarizaçãoEscolas publicas - ParanáA escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ELAINE CATIA FALCADE MASCHIO.pdfapplication/pdf4329901https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29795/1/R%20-%20T%20-%20ELAINE%20CATIA%20FALCADE%20MASCHIO.pdf83e9dfa4ec05c29b663fb4d01bb092f5MD51open accessTEXTR - T - ELAINE CATIA FALCADE MASCHIO.pdf.txtExtracted Texttext/plain818907https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29795/2/R%20-%20T%20-%20ELAINE%20CATIA%20FALCADE%20MASCHIO.pdf.txt9fedbad90bf4961c9aef80c8056870a3MD52open accessTHUMBNAILR - T - ELAINE CATIA FALCADE MASCHIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29795/3/R%20-%20T%20-%20ELAINE%20CATIA%20FALCADE%20MASCHIO.pdf.jpgd3d353f40bec099d41a66de896e8b11aMD53open access1884/297952020-08-04 15:29:08.735open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29795Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-04T18:29:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)
title A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)
spellingShingle A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)
Maschio, Elaine Cátia Falcade
Teses
Educação
Imigrantes italianos
Identidade social
Escolas catolicas
Escolarização
Escolas publicas - Paraná
title_short A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)
title_full A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)
title_fullStr A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)
title_full_unstemmed A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)
title_sort A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)
author Maschio, Elaine Cátia Falcade
author_facet Maschio, Elaine Cátia Falcade
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Maschio, Elaine Cátia Falcade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-
contributor_str_mv Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação
Imigrantes italianos
Identidade social
Escolas catolicas
Escolarização
Escolas publicas - Paraná
topic Teses
Educação
Imigrantes italianos
Identidade social
Escolas catolicas
Escolarização
Escolas publicas - Paraná
description Orientador: Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T18:29:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-04T18:29:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29795
url https://hdl.handle.net/1884/29795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 341 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29795/1/R%20-%20T%20-%20ELAINE%20CATIA%20FALCADE%20MASCHIO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29795/2/R%20-%20T%20-%20ELAINE%20CATIA%20FALCADE%20MASCHIO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29795/3/R%20-%20T%20-%20ELAINE%20CATIA%20FALCADE%20MASCHIO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 83e9dfa4ec05c29b663fb4d01bb092f5
9fedbad90bf4961c9aef80c8056870a3
d3d353f40bec099d41a66de896e8b11a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861406839013376