A Influência de uma rede interorganizacional na inovação tecnológica de PME do setor de petróleo, sob uma abordagem hermenêutico-dialética

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Pedroso, José Pedro Penteado
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/33776
Resumo: Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar como a Rede Petrogas de Sergipe influencia o desenvolvimento de inovações tecnológicas de pequenas e médias empresas cuja atividade-fim está relacionada ao setor de exploração e produção de petróleo. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único, no qual três empresas do segmento citado formaram as unidades de análise. Optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, apoiada na abordagem hermenêutico-dialética proposta por Minayo (2010) e que reúne elementos hermenêuticos de análise, que privilegia a interpretação dos textos provenientes das entrevistas semiestruturadas e outros documentos, com elementos oriundos do método dialético, que privilegia a compreensão das contradições e as mudanças que delas evolvem. O tema da pesquisa foi inspirado na Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional de Nonaka e Takeuchi (1997), autores japoneses que afirmam que o conhecimento na empresa é criado por meio de uma relação dialética entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito nela existentes. As conclusões da pesquisa demonstram que a Rede Petrogas de Sergipe influencia positivamente o desenvolvimento de inovações tecnológicas nas PME cuja atividade-fim está relacionada ao setor de E&P. Embora haja esforço da rede no sentido de influenciar positivamente o desenvolvimento de inovações tecnológicas nas unidades de análise pesquisadas, as ações de incentivo definidas pela rede para esse objetivo nem sempre atendem as expectativas das empresas partícipes, todas de nível 3, que denotam PME que se encontram aptas para a exportação. Verificou-se que falta maior diálogo entre as partes para se chegar a um denominador comum.
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