Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Neves, Juliane Nascimento das
Orientador(a): Urban, Ana Claudia, 1967-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/59072
Resumo: Orientador: Ana Claudia Urban
id UFPR_36d9bcf95e523b92ee074636187b65cc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59072
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Neves, Juliane Nascimento dasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUrban, Ana Claudia, 1967-2019-05-28T12:19:58Z2019-05-28T12:19:58Z2018https://hdl.handle.net/1884/59072Orientador: Ana Claudia UrbanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/08/2018Inclui referênciasResumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo a relação estabelecida entre as crianças e jovens estudantes da etnia indígena Mbyá Guarani com a "história difícil". Realizado no contexto da educação escolar indígena, uma educação escolar que se pensa 'específica' e 'diferenciada', o objetivo principal do trabalho consiste em refletir sobre a consciência histórica desses estudantes em relação à "história difícil", utilizando como critério de tema difícil/controverso o Genocídio das populações indígenas. Ressaltando que o Genocídio das populações indígenas é um tema presente na cultura escolar a partir do conteúdo Colonização do Brasil, e também é um tema que faz parte da cultura histórica das populações indígenas, pois se trata de um conteúdo substantivo da história intimamente relacionado ao passado dessas populações. O presente estudo enquadra-se no domínio científico da Educação Histórica, bem como nas perspectivas conceituais da "história difícil" ou a "burdening history". O principal referencial teórico metodológico utilizado fundamenta-se nas pesquisas desenvolvidas por von Borries (2011, 2016), assim como na epistemologia da ciência da história e na teoria da Consciência Histórica do historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen. O percurso da pesquisa possibilitou alguns apontamentos sobre como a educação escolar indígena se relaciona com a "história difícil", bem como algumas reflexões sobre as ideias históricas e os argumentos que as crianças e jovens estudantes da etnia indígena Mbyá Guarani possuem sobre o Genocídio das populações indígenas. Palavras-chave: Educação Histórica. "História difícil". Educação escolar indígena.Abstract: This research aims to study the relation established between children and young students from Mbyá Guarani indigenous ethinic to the history carried out in the context of school education, which is thought 'specific' and 'differentiated', the main goal of the work is to reflect on the historical consciousness of these students in relation to "difficult history", using as a criterion of difficult/controversial subject the Genocide of the indigenous populations. Emphasizing that the Genocide of indigenous populations is a theme present in the school culture from the content Colonization of Brazil and is also a theme that is a part of the historical culture of the indigenous populations, this theme handle about substantive content of history intimate related to the past population. This study fits in the scientific ambit of historical education as well as in the conceptual perspectives of the "difficult history" or the "burdening history". The main theoretical methodology reference used is based on the research developed by von Borries (2011, 2016), therefore on the epistemology of the science of history and the theory of historical consciousness of the science of history and the theory of historical consciousness of the german historian and philosopher Jörn Rüsen. The course of the research allowed some notes on how indigenous scholl education is related to the "difficult history", as well as some reflections on the historical ideas and arguments that the children and young students of the indigenous ethinic group Mbyá Guarani have about the Genocide of the indigenous populations. Key-words: Historical education. "Difficult history". Indigenous school education.115 p. : il.application/pdfEducaçao indigenaEducaçãoEducação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANE NASCIMENTO DAS NEVES.pdfapplication/pdf4925015https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59072/1/R%20-%20D%20-%20JULIANE%20NASCIMENTO%20DAS%20NEVES.pdf65a47523b1680bdf85dfb851bb7520aeMD51open access1884/590722019-05-28 09:19:58.836open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59072Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T12:19:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"
title Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"
spellingShingle Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"
Neves, Juliane Nascimento das
Educaçao indigena
Educação
title_short Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"
title_full Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"
title_fullStr Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"
title_full_unstemmed Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"
title_sort Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"
author Neves, Juliane Nascimento das
author_facet Neves, Juliane Nascimento das
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Juliane Nascimento das
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
contributor_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Educaçao indigena
Educação
topic Educaçao indigena
Educação
description Orientador: Ana Claudia Urban
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T12:19:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T12:19:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59072
url https://hdl.handle.net/1884/59072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59072/1/R%20-%20D%20-%20JULIANE%20NASCIMENTO%20DAS%20NEVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 65a47523b1680bdf85dfb851bb7520ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438294444343296