A educação para as relações étnico-raciais no município de São José dos Pinhais no período de 2013-2016

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rosa, Solange Aparecida, 1980-
Orientador(a): Dias, Lucimar Rosa, 1966-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/69173
Resumo: Orientadora: Profa Dra Lucimar Rosa Dias
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spelling Rosa, Solange Aparecida, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDias, Lucimar Rosa, 1966-2021-01-29T14:53:26Z2021-01-29T14:53:26Z2020https://hdl.handle.net/1884/69173Orientadora: Profa Dra Lucimar Rosa DiasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/09/2017Inclui referências: p. 175-190Resumo: Esta pesquisa teve por objeto identificar a política de formação continuada empreendida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São José dos Pinhais com o propósito de formar professoras/es para trabalhar com a educação para as relações étnico-raciais. O recorte temporal foi o período de 2013 a 2016 e as principais referências para análise foram as legislações educacionais que tratam do tema, especialmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (alterada pelas leis 10.639/03 e 11.645/08) e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (PNI-DCN-ERER) de 2009. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas para essa pesquisa a análise qualitativa, análise documental de legislações educacionais do município. Realizamos oito entrevistas semiestruturadas, sendo sujeitas/os: duas chefes de departamentos (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e seis coordenadoras/es de área/disciplina que desenvolvem a formação continuada no município. Baseado no estudo das fontes, documentos e nas entrevistas realizadas é possível afirmar que entre os anos de 2013 a 2016 aconteceram ações de formação continuada que se referem à educação para as relações étnico-raciais. A matriz curricular foi o principal vetor dessas ações e práticas desenvolvidas nas escolas, porque indica conteúdos sobre populações indígena e negra brasileira e africana. Os conteúdos estão presentes nas disciplinas de Matemática, Ensino Religioso, Artes, sobretudo, e em maior ênfase na disciplina de História que trata da diversidade da população brasileira de forma mais equânime. Os dados coletados indicam que, mesmo sem uma política sistematizada de aplicação da legislação antirracista, a educação das relações étnico-raciais não está ausente do currículo do município, seja a partir da organização curricular ou, ainda, pelas ações isoladas de algumas professoras e professores que desenvolvem o trabalho efetivo em suas salas de aula. Um dos limites da pesquisa foi não ter realizado entrevista com as/os professoras/es, já que isso daria um panorama maior da efetivação da política da ERER. Outra limitação constatada é a não formação específica das/os coordenadoras/os área que realizavam a formação continuada no município. Palavras-chaves: Formação de Professoras/es, Educação paras as relações étnico-raciais, Políticas Educacionais, Currículo.Abstract: This research aimed to identify the policy of continuous training undertaken by the Municipal Department of Education (SEMED) of São José dos Pinhais with the purpose of training teachers to work with education for ethnic-racial relations. The time frame was the period from 2013 to 2016 and the main references for analysis were the educational laws that deal with the theme, especially the Law on Guidelines and Bases of Education (amended by laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08) and the Plan National Implementation of the National Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (PNI-DCN-ERER). The qualitative analysis was used as methodological tools for this research, documentary analysis of educational legislation of the municipality. We conducted eight semi-structured interviews, with two heads of departments (kindergarten and elementary education) and six area / discipline coordinators to develop continuing education in the municipality. Based on the study of the sources, documents and interviews carried out, it is possible to affirm that between the years of 2013 to 2016 there were continuous training actions that refer to education for ethnic-racial relations. The curricular matrix was the main vector of these actions and practices developed in schools, because it indicates contents about indigenous and black Brazilian and African populations. The contents are present in the subjects of mathematics, religious education, arts, especially, and in greater emphasis on the history discipline that treats the diversity of the Brazilian population in a more equanimous way. The data collected indicate that, even without a systematic policy of applying antiracist legislation, the education of ethnic-racial relations is not absent from the curriculum of the municipality, either from the curricular organization or by the isolated actions of some teachers and teachers who develop effective work in their classrooms. One of the limits of the research was not having interviewed the teachers, as this would give a bigger picture of the ERER policy implementation. Another limitation observed is the lack of specific training of the coordinators / the area that carried out training and continuing education in the municipality. Keywords: Teacher Training, Education for ethnic-racial relations, Educational Policies, Curriculum.203 p. : il. (algumas color.).application/pdfProfessores - FormaçãoEducaçãoRelações etnicasEducação e EstadoCurrículosA educação para as relações étnico-raciais no município de São José dos Pinhais no período de 2013-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SOLANGE APARECIDA ROSA.pdfapplication/pdf4552471https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69173/1/R%20-%20D%20-%20SOLANGE%20APARECIDA%20ROSA.pdf748d0696638b0f6c7549be1f18a36991MD51open access1884/691732021-01-29 11:53:26.291open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69173Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-29T14:53:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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