Comunicação, cidade e cultura : o cinema de rua Cine Passeio e sua relação com a imagem-síntese de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Melo, Patricia Goedert
Orientador(a): Ribeiro, Regiane Regina, 1973-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/85427
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Regiane Regina Ribeiro
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spelling Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoRibeiro, Regiane Regina, 1973-Melo, Patricia Goedert2023-12-05T14:30:36Z2023-12-05T14:30:36Z2023https://hdl.handle.net/1884/85427Orientadora: Profª. Drª. Regiane Regina RibeiroTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 03/08/2023Inclui referênciasResumo: A tese trabalha com a intersecção entre a construção de imagem-síntese para a projeção da cidade-marca e o caráter público da cidade relacionado ao direito à cultura. O estudo concentra-se no Centro Histórico de Curitiba e em projetos político-urbanos que transformam edificações abandonadas e/ou degradadas em espaços de arte/cultura. Como recorte empírico, analisa o cinema de Rua Cine Passeio - equipamento público que pertence ao município. A escolha desta espacialidade justifica-se pelo seu uso como elemento revitalizador da região central, sua associação com a história da cidade e com a experiência nostálgica dos antigos cinemas, pela fusão da cultura com a economia e por servir como potencializadora a outros projetos de requalificação espacial que provêm do poder público municipal. Neste sentido, a investigação responde de que forma este equipamento público de cultura é usado por diferentes dimensões comunicativas que configuram uma rede narrativa institucional municipal com vistas à construção de imagem-síntese de uma Curitiba cultural. Para tanto, o objetivo geral é compreender como estratégias discursivas simbólicas e de ações de interesse público são articuladas por estas dimensões dentro do contexto estudado. A hipótese norteadora argumenta que à medida que as dimensões comunicativas se estabelecem amparadas na visualidade que se ancora em estratégias discursivas, as configurações de rede narrativa institucional ligadas a este cinema reforçam uma intenção político-estratégica de construção de imagem-síntese de uma Curitiba cultural que intensifica a lógica do capital em detrimento do compartilhamento de informações e de visibilidade de ações propostas e/ou realizadas pelo cinema com caráter de interesse público. A base conceitual se fundamenta em David Harvey, Henri Lefebvre, Frederic Jameson, Fernanda Sánchez, Claudia Seldin e Lucrécia Ferrara. O protocolo metodológico seguiu a transmetodologia comunicacional, com base em Alberto Efendy Maldonado, organizado em cinco etapas: exploratória e bibliográfica; histórico-documental; normativa; cartográfica; estratégica. Constata-se que a rede narrativa institucional opera de forma reiterada com uso de expressões, símbolos, palavras e imagens que amplificam a visualidade colada a este cinema, com proposição à construção de imagem-síntese de uma cidade que resgata e repagina seu passado, olha para o futuro e 'cuida' da população quando a 'presenteia' com um novo cinema de rua instalado em uma região que há tempos é alvo de projetos que objetivam a melhoria da segurança, da iluminação e do estímulo ao comércio. Além disso, o Cine Passeio é projetado estrategicamente para ser atuante no cenário cultural audiovisual de forma vinculada à economia criativa, a fim de fomentar a cultura como peça-chave para uma Curitiba 'inovadora, inteligente e que tem ideias'. Os resultados indicam que tais dimensões comunicativas em rede potencializam a lógica do capital comparado à circulação de informações e de visibilidade de ações com caráter de interesse público.Abstract: The thesis explores the intersection between the construction of image synthesis for the projection of the city-brand and the public character of the city related to the right to culture. The study focuses on the Historic Center of Curitiba and the political-urban projects that transform abandoned and/or degraded buildings into art/culture spaces. As an empirical framework, it analyzes the open-air cinema Cine Passeio - a public facility owned by the municipality. The choice of this spatiality is justified by its use as a revitalizing element of the city center, its association with the city's history and the nostalgic experience of old cinemas, the fusion of culture with the economy, and its role as an enabler for other spatial requalification projects originating from the municipal government. In this regard, the research aims to investigate how this public cultural facility is used by different communicative dimensions that shape a municipal institutional narrative network, with the aim of constructing a synthesized image of a cultural Curitiba. Therefore, the overall objective is to understand how symbolic discursive strategies and actions of public interest are articulated by these dimensions within the studied context. The guiding hypothesis argues that as communicative dimensions establish themselves relying on visuality anchored in discursive strategies, the configurations of institutional narrative network associated with this cinema reinforce a political-strategic intention of constructing a synthesized image of a cultural Curitiba that intensifies the logic of capital at the expense of information sharing and visibility of proposed and/or carried out actions by the cinema with a public interest character. The conceptual foundation is based on David Harvey, Henri Lefebvre, Frederic Jameson, Fernanda Sánchez, Claudia Seldin, and Lucrécia Ferrara. The methodological protocol followed the communicational transmethodology, based on Alberto Efendy Maldonado, organized into five stages: exploratory and bibliographic, historical-documentary, normative, cartographic, and strategic. It is observed that the institutional narrative network operates repeatedly using expressions, symbols, words, and images that amplify the visuality associated with this cinema, with the proposition of constructing a synthesized image of a city that rescues and renews its past, looks to the future, and 'cares' for the population when it 'gifts' them with a new open-air cinema installed in an area that has long been the target of projects aiming to improve security, lighting, and stimulate commerce. Furthermore, Cine Passeio is strategically designed to play an active role in the audiovisual cultural scene, linked to the creative economy, in order to foster culture as a key element for an 'innovative, intelligent, and idea-rich' Curitiba. The results indicate that such communicative dimensions in the network reinforce the logic of capital compared to the circulation of information and the visibility of actions with a public interest character.1 recurso online : PDF.application/pdfComunicaçãoCulturaInteresse publicoCuritiba (PR)ComunicaçãoComunicação, cidade e cultura : o cinema de rua Cine Passeio e sua relação com a imagem-síntese de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - PATRICIA GOEDERT MELO.pdfapplication/pdf19096794https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85427/1/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20GOEDERT%20MELO.pdf8bcccd68a1c073813a93f6f115126074MD51open access1884/854272023-12-05 11:30:37.124open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85427Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-05T14:30:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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