Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Mileo, Thaisa Rodbard
Orientador(a): Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/80964
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
id UFPR_59fb8339313064c3a64dd8e9ff206a88
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80964
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoSá, Ricardo Antunes de, 1962-Mileo, Thaisa Rodbard2023-01-31T19:02:20Z2023-01-31T19:02:20Z2022https://hdl.handle.net/1884/80964Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de SáDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 25/11/2022Inclui referências: p. 111-119Resumo: O interesse pela temática da presente pesquisa surgiu diante da necessidade impostada frente ao uso das tecnologias digitais pelos professores que atuam na Educação Infantil, durante as aulas na modalidade de ensino remoto, a fim de seguir as orientações de distanciamento social e combate à pandemia de Covid-19, que assolou o mundo desde o ano de 2020. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma pesquisa ação-colaborativa para o uso das tecnologias digitais para docentes que atuam na Educação Infantil. A pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa sob a perspectiva de uma pesquisa açãocolaborativa. O público participante da pesquisa é composto por professoras de turmas de Educação Infantil de uma escola privada de Curitiba. A pesquisa açãocolaborativa foi organizada em quatro etapas: i) aplicação do questionário diagnóstico para identificar as necessidades das participantes da pesquisa diante do uso e apropriação das ferramentas de tecnologias digitais em sua prática pedagógica; ii) elaboração de uma formação buscando identificar os dispositivos digitais adequados a serem apresentados e manuseados, realizada em sete encontros para apresentação e discussão dos dispositivos (sites); iii) observação da aplicação dos planos de aula elaborados pelas professoras participantes, com o uso de atividades que utilizassem algum dos sites apresentados e análise dos planos de aula; iv) aplicação do questionário pósformação para identificar a efetividade da formação colaborativa e traçar um comparativo da visão e dificuldade das participantes diante do uso das tecnologias digitais. Os resultados principais foram: após a formação colaborativa apenas uma participante atingiu as três etapas propostas pela tríade uso - apropriação - integração (ARAÚJO, 2015) tratando-se dos dispositivos digitais apresentados; outra participante não conseguiu se apropriar dos dispositivos digitais apresentados, pois ainda faz uso dos demais materiais e recursos disponíveis no colégio ao apresentar os conteúdos aos alunos e a terceira participante, por mais que tenha se mostrado mais à vontade ao manusear e explorar os dispositivos digitais apresentados durante os encontros e ter indicado que possuía segurança ao utilizar as tecnologias digitais em sua prática pedagógica, ainda precisa integrar de forma mais efetiva os diferentes dispositivos digitais em seus planejamentos para então se apropriar deles. Portanto ao pensar no processo proposto pela tríade uso - apropriação - integração (ARAÚJO, 2015) das tecnologias digitais pelo professor em sua prática pedagógica é necessário sempre considerar o contexto multidimensional no qual está inserido, pois são vários os fatores que resultam no êxito das etapas indicadas nessa tríade.Abstract: The interest in the theme of this research arose in view of the need imposed on the use of digital technologies by teachers who work in Early Childhood Education, during classes in the remote teaching modality, in order to follow the guidelines for social distancing and combating the Covid pandemic. -19 that has plagued the world since the year 2020. The general objective of the study was to develop an action-collaborative research for the use of digital technologies for teachers who work in Early Childhood Education. The research is part of a qualitative approach from the perspective of an action-collaborative research. The public participating in the research were teachers of Early Childhood Education classes at a private school in Curitiba. The collaborative-action research was organized in four stages: i) application of the diagnostic questionnaire to identify the research participants' needs regarding the use and appropriation of digital technology tools in their pedagogical practice; ii) preparation of training with the search and identification of suitable digital devices to be presented and handled, carried out in seven meetings for presentation and discussion of the devices (sites); iii) observation of the application of the lesson plans prepared by the participating teachers with the use of activities that used one of the sites presented and analysis of the lesson plans; iv) application of the post-training questionnaire to identify the effectiveness of collaborative training and draw a comparison of the vision and difficulty of the participants in the use of digital technologies. The main results were: after the collaborative training, only one participant reached the three stages proposed by the use - appropriation - integration triad (ARAÚJO, 2015) in case of the digital devices presented; another participant was unable to appropriate the digital devices presented, as she still makes use of other materials and resources available at the school when presenting the contents to the students; and the third participant, even though she was more comfortable handling and exploring the digital devices presented during the meetings and indicated that she was confident in using digital technologies in her pedagogical practice, still needs to more effectively integrate the different digital devices in their planning to then take ownership of them. Therefore, when thinking about the process proposed by the triad use - appropriation - integration (ARAÚJO, 2015) of digital technologies by the teacher in their pedagogical practice, it is always necessary to consider the multidimensional context in which it is inserted, since there are several factors that result in the success of the steps indicated in this triad.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoTecnologia educacionalEducação infantilEducação de criançasEducaçãoCo-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THAISA RODBARD MILEO.pdfapplication/pdf42628140https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80964/1/R%20-%20D%20-%20THAISA%20RODBARD%20MILEO.pdf4a7a5ca27cc2bfc3157fb921af11e5f9MD51open access1884/809642023-01-31 16:02:20.784open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80964Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-31T19:02:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
title Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
spellingShingle Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
Mileo, Thaisa Rodbard
Educação - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Educação infantil
Educação de crianças
Educação
title_short Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
title_full Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
title_fullStr Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
title_full_unstemmed Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
title_sort Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
author Mileo, Thaisa Rodbard
author_facet Mileo, Thaisa Rodbard
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
dc.contributor.author.fl_str_mv Mileo, Thaisa Rodbard
contributor_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Educação infantil
Educação de crianças
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Educação infantil
Educação de crianças
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-31T19:02:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-31T19:02:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80964
url https://hdl.handle.net/1884/80964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80964/1/R%20-%20D%20-%20THAISA%20RODBARD%20MILEO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a7a5ca27cc2bfc3157fb921af11e5f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699622241566720