Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Souza, Silvia Regina de, 1971-
Orientador(a): Keim, Ernesto Jacob, 1947-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/72631
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim
id UFPR_5ce03a9e878beafde3aa2d2d7a3d8d29
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72631
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Souza, Silvia Regina de, 1971-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisKeim, Ernesto Jacob, 1947-2022-04-07T22:50:24Z2022-04-07T22:50:24Z2021https://hdl.handle.net/1884/72631Orientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob KeimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 26/07/2021Inclui referências: p. 100-103Resumo: O foco é compreender o papel do educador como agente de Emancipação Humana a Favor da Vida junto a estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra no município de Guaratuba - Paraná. O tema de interação com os estudantes foca aspectos ambientais ao debater as dimensões de barbárie e emancipação no contexto de vida posta pela realidade social e política na qual esses estudantes vivem. Soma-se a compreensão da emancipação, como referencial de qualidade de vida, manifesta por meio da comunicação interpessoal, ao promover debate para analisar agressividade, passividade e alienação, na comunicação que perpassa o cotidiano juvenil em ambiente escolar. A Emancipação Humana a Favor da Vida nesse trabalho referencia-se em Theodor Adorno na superação da barbárie, e em Leonardo Boff, ao tratar do cuidado e da amorosidade nas relações humanas e também em Paulo Freire, Milton Santos e Ernesto Jacob Keim . A pesquisa debate a ação docente como potencial de expansão vocabular, que resulte na ampliação da criticidade dos estudantes. A comunicação interpessoal com conotação de humanização e emancipação do ser e fazer das pessoas se expressa na medida em que os parceiros compreendem e relatam criticamente o cotidiano e o meio, no qual vivem e interagem considerando os pressupostos das Ciências Ambientais. O processo investigativo como pesquisa bibliográfica interativa, referenciada em postura própria da Fenomenologia Schiller-Goethiana, visa um olhar profundo e interessado pelo outro que se transforma a todo o tempo. Esta pesquisa analisa o discurso oral de grupos de estudantes, estimulados a debater temas ambientais, mediados pela pesquisadora. Também, com entrevista coletiva com docentes, por meio de recursos eletrônicos (plataforma Meet) foram investigados no sentido de compreender a barbárie como elemento presente na forma comunicativa dos estudantes. Com os dados buscou-se consistência argumentativa aos indicadores desenvolvidos na busca teórica, os quais remetem ao cuidado, à emancipação e ao pertencimento, atendendo à finalidade de desafiar os estudantes para a compreensão de como um diálogo desvela o cotidiano. A pesquisa apresenta como resultado, um roteiro de apoio a docentes para verificar em que medida a comunicação, evidencia humanização e emancipação a favor da vida, o que fundamenta o produto final.Abstract: The focus is to understand the role of the educator as an agent of Human Emancipation in Favor of Life with high school students from Colégio Estadual Mayor Joaquim da Silva Mafra in the city of Guaratuba - Paraná. The theme of interaction with students focuses on environmental aspects when debating the dimensions of barbarism and emancipation in the context of life posed by the social and political reality in which these students live. In addition to the understanding of emancipation, as a quality of life reference, manifested through interpersonal communication, by promoting debate to analyze aggressiveness, passivity and alienation, in the communication that permeates the daily life of youth in the school environment. Human Emancipation in Favor of Life in this work refers to Theodor Adorno in overcoming barbarism, and in Leonardo Boff, when dealing with care and love in human relationships, and also in Paulo Freire, Milton Santos and Ernesto Jacob Keim . The research debates the teaching action as a potential for vocabulary expansion, which results in the expansion of students' criticality. Interpersonal communication with the connotation of humanization and emancipation of the being and doing of people is expressed insofar as the partners understand and critically report the daily life and the environment in which they live and interact, considering the assumptions of Environmental Sciences. The investigative process as an interactive bibliographic research, referenced in a proper posture of Schiller-Goethian Phenomenology, aims at a deep and interested look at the other that transforms itself all the time. This research analyzes the oral discourse of groups of students, stimulated to debate environmental issues, mediated by the researcher. Also, with a press conference with professors, through electronic resources (Meet platform) they were investigated in order to understand barbarism as an element present in the communicative form of students. With the data, an argumentative consistency was sought for the indicators developed in the theoretical search, which refer to care, emancipation and belonging, meeting the purpose of challenging students to understand how a dialogue unveils daily life. As a result, the research presents a script to support teachers to verify the extent to which communication shows humanization and emancipation in favor of life, which underlies the final product.1 arquivo (150 p.) : PDF.application/pdfEnsino médioPedagogia marxistaComunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SILVIA REGINA DE SOUZA.pdfapplication/pdf1247106https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72631/1/R%20-%20D%20-%20SILVIA%20REGINA%20DE%20SOUZA.pdf3a4f3b85efae2f5953a41ee26314d4c8MD51open access1884/726312022-04-07 19:50:24.512open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72631Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-07T22:50:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida
title Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida
spellingShingle Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida
Souza, Silvia Regina de, 1971-
Ensino médio
Pedagogia marxista
title_short Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida
title_full Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida
title_fullStr Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida
title_full_unstemmed Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida
title_sort Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida
author Souza, Silvia Regina de, 1971-
author_facet Souza, Silvia Regina de, 1971-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Silvia Regina de, 1971-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Keim, Ernesto Jacob, 1947-
contributor_str_mv Keim, Ernesto Jacob, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Pedagogia marxista
topic Ensino médio
Pedagogia marxista
description Orientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T22:50:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-07T22:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72631
url https://hdl.handle.net/1884/72631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (150 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72631/1/R%20-%20D%20-%20SILVIA%20REGINA%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a4f3b85efae2f5953a41ee26314d4c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699656773271552