Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Sander, Josué Alexandre
Orientador(a): Takahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/43231
Resumo: Orientadora : Profª Drª Adriana R. W. Takahashi
id UFPR_5e17054fa4e483fa2effe5f0ecd98296
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43231
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTakahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969-Sander, Josué Alexandre2023-03-08T17:01:54Z2023-03-08T17:01:54Z2016https://hdl.handle.net/1884/43231Orientadora : Profª Drª Adriana R. W. TakahashiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 29/03/2016Inclui referências : f. 266-282Área de concentração: Estratégia e Análise OrganizacionalResumo: Esta tese analisou como ocorreu o processo de desenvolvimento das capacidades dinâmicas a partir da influência das lógicas institucionais sobre a decisão (seize) e a ação (reconfiguração) dos gestores de uma instituição de ensino superior considerando a interpretação (sense) dos eventos. Para alcançar o objetivo foi proposta a integração entre a abordagem das capacidades dinâmicas, oriunda da Teoria Baseada em Recursos, com conceitos da Teoria Institucional, especificamente sobre interpretação e lógicas institucionais. O campo escolhido para conduzir a pesquisa foi o de ensino superior brasileiro, porque tem passado por intensas transformações nas últimas décadas, como: o crescimento de matrículas; aumento de instituições de ensino superior; mudanças legislativas; acirramento concorrencial. Inicialmente foi realizada a análise do campo da educação superior brasileira, na qual foram identificadas as mudanças regulativas, de políticas públicas e concorrenciais. Na análise do campo identificou-se a presença de três lógicas principais: estado, comunidade e mercado, e apresentou-se um arquétipo de uma instituição de ensino superior orientada por cada uma destas lógicas. A seguir foi realizado um estudo de caso único em uma instituição de ensino superior que apresentava previamente indícios de capacidades dinâmicas. Os dados foram coletados por entrevistas e documentos: públicos ou da organização. Foi realizada análise de conteúdo com base em categorias previamente identificadas na literatura. No caso da Universidade Alfa foram identificados três eventos críticos nos quais ocorreram renovação de recursos. A análise dos eventos identificou a presença dos grupos de atividades das capacidades dinâmicas relacionadas ao monitoramento de mudanças ambientais, apropriação de oportunidades identificadas e reconfiguração dos recursos organizacionais e que estas atividades ocorreram de maneira recorrente. Com base na análise do caso é possível afirmar que a organização detém capacidades dinâmicas e que estas auxiliaram o seu processo de renovação de recursos. Identificou-se que as atividades de monitoração estão relacionadas tanto com a avaliação presciente do ambiente quanto com as atividades analíticas de monitoramento da realidade atual. Na universidade analisada as capacidades dinâmicas estão relacionadas com: a) ingresso em novas modalidades de ensino; b) renovação do processo pedagógico; c) busca por novas fontes de receitas. Identificou-se a correspondência entre oportunidade identificada e recursos organizacionais como precursora da atividade de apropriação. O caso evidencia que a existência de capacidades dinâmicas não está relacionada somente com resultados financeiros positivos. O esquema interpretativo atual dos gestores da Universidade Alfa é híbrido, sendo composto por atributos das lógicas de mercado e de comunidade. Também foi descrita a relação da influência das lógicas institucionais sobre as atividades das capacidades dinâmicas, evidenciando que cada lógica institucional pode indicar um curso de ação distinto para a organização.Abstract: This dissertation analyzed how occur the process of development of dynamic capabilities from influence of institutional logics on seize and reconfiguring of managers of a high education institution, considering the sense of events. To achieve the goal was proposed an integration between dynamic capabilities, which is originated in resource based theory, and institutional theory, specifically the concepts of institutional logics and interpretative schemas. The field to research was the high education in Brazil because it has passed by intense transformation in the last decade such as: the rise of enrolment, the increase in the number of high education institutions, legal changes, the increase competition. Initially, we analyzed the industry of high education in Brazil, identifying the changes in regulation, governmental policies and competition. In the analyze of industry, we identified the existence of three logics - state, community and market and proposed an organizational archetypal derived of each logic. After, we conducted a single case study in a high education institution that showed previously indicatives of dynamic capabilities. The data was collected with interviews and documents, which are public or confidential. To analyze the data, we used the content analysis with categories identified in literature review. In the case of Alfa University was identified three critical events in which occurred the resource renovation. The analyze of events showed the presence of activities of dynamic capabilities related to sense of environmental changes, seize the opportunities identified and reconfiguring organizational resources and that such activities happen recurrently. Basing in the analyses, it is possible to affirm that the organization have dynamic capabilities and these help the organizational process of resource renovation. We identified that the activities of sense are related not only with the evaluation of environment but also with the development of analytical activities of reality monitoring. In Alpha University, the dynamic capabilities are related to: a) getting in new forms of education, b) renovation of pedagogical process, c) searching new funding forms. In addition, we identified a correspondence between opportunities and organizational resources as the starting point of seize activities. The case evidence that the existence of capacities dynamics is not related only with positive financial results. The current interpretive schema of managers of Alfa University is hybrid composed of market logic and community logic. Finally, we described the relation between institutional logics and the activities of cd, showing that each institutional logic can indicate different actions to organization.292 p. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoAdministraçãoUniversidades e faculdades - AdministraçãoCultura organizacionalEnsino superiorCapacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - JOSUE ALEXANDRE SANDER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43231/1/R%20-%20T%20-%20JOSUE%20ALEXANDRE%20SANDER.pdf.jpg87e084426b68af526f833f309e1eebc4MD51open accessTEXTR - T - JOSUE ALEXANDRE SANDER.pdf.txtExtracted Texttext/plain691164https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43231/2/R%20-%20T%20-%20JOSUE%20ALEXANDRE%20SANDER.pdf.txt555b0d32ff12ca6e0ee24ba836d08c3dMD52open accessORIGINALR - T - JOSUE ALEXANDRE SANDER.pdfapplication/pdf4033987https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43231/3/R%20-%20T%20-%20JOSUE%20ALEXANDRE%20SANDER.pdfc81595c74221364b63c23468a9c4d1b8MD53open access1884/432312023-03-08 14:01:54.149open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43231Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-03-08T17:01:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
title Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
spellingShingle Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
Sander, Josué Alexandre
Administração
Administração
Universidades e faculdades - Administração
Cultura organizacional
Ensino superior
title_short Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
title_full Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
title_fullStr Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
title_sort Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
author Sander, Josué Alexandre
author_facet Sander, Josué Alexandre
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Takahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969-
dc.contributor.author.fl_str_mv Sander, Josué Alexandre
contributor_str_mv Takahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Administração
Universidades e faculdades - Administração
Cultura organizacional
Ensino superior
topic Administração
Administração
Universidades e faculdades - Administração
Cultura organizacional
Ensino superior
description Orientadora : Profª Drª Adriana R. W. Takahashi
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-08T17:01:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-08T17:01:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/43231
url https://hdl.handle.net/1884/43231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 292 p. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43231/1/R%20-%20T%20-%20JOSUE%20ALEXANDRE%20SANDER.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43231/2/R%20-%20T%20-%20JOSUE%20ALEXANDRE%20SANDER.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43231/3/R%20-%20T%20-%20JOSUE%20ALEXANDRE%20SANDER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87e084426b68af526f833f309e1eebc4
555b0d32ff12ca6e0ee24ba836d08c3d
c81595c74221364b63c23468a9c4d1b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699658670145536