O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Danilo Kuhn da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/25988
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Maurício Dottori
id UFPR_6225766b3dccda2796ed6e64ba397604
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25988
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Dottori, Maurício, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaSilva, Danilo Kuhn da2022-12-06T19:08:42Z2022-12-06T19:08:42Z2010https://hdl.handle.net/1884/25988Orientador: Prof. Dr. Maurício DottoriDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 31/08/2010Bibliografia: fls. 359-364Resumo: Esta dissertação apresenta materiais musicais gauchescos, coletados e analisados através de gravações com músicos inseridos no fazer musical do estado do Rio Grande do Sul, e a utilização destes materiais numa composição contemporânea. Para tanto, aborda primeiramente questões pertinentes ao folclore em geral, ao folclore musical gaúcho, e à apreensão de elementos musicais gauchescos para utilização composicional contemporânea. A seguir apresenta as transcrições destes materiais e a análise dos mesmos, pertencentes aos gêneros musicais chamarra, chote, vaneira, chamamé, rancheira, milonga, polca paraguaia e bugio, utilizados no Rio grande do Sul. Ligada à questão da utilização de materiais musicais gauchescos numa composição contemporânea, propõe-se uma definição instrumental de gesto musical, a qual se mostra bastante importante nesta transferência. Então é apresentada a composição de ensaio Rinascita, onde técnicas compositivas contemporâneas e o conceito de gesto musical, aplicados aos materiais coletados, foram experimentados pela primeira vez. Após, segue a composição principal, O rio de São Pedro, que busca demonstrar no âmbito da prática a elaboração teórica proposta. A composição, para grupo de câmara, é construída a partir da utilização de materiais musicais gauchescos e emprega um pensamento gestual. Um memorial da composição é então apresentado, no qual são descritos as técnicas compositivas e os principais gestos musicais utilizados, além de exemplos, retirados da partitura, da aplicação de várias questões derivadas das já discutidas. Encerra-se com as considerações finais, que avaliam tanto a elaboração teórica quanto a composição, na busca por uma validação, na prática da composição, do caminho teórico proposto.Abstract: This dissertation presents music materials originated in the gaucho cultural traditions of Rio Grande do Sul state, Brazil, collected and analyzed by means of recordings done with practical musicians there, and the use of these materials in a contemporary art-music composition. It deals, firstly, with subjects related to folklore in general, to gaucho folklore, and to the extraction of gaucho musical elements and their utilization in contemporary composition. Secondly, it presents the transcription and analysis of materials belonging to the chamarra, chote, vaneira, chamamé, rancheira, milonga, polca paraguaia and bugio musical genres, as found in Rio Grande do Sul. Related to the issue of using gaucho musical materials in a contemporary composition, an instrumental definition of musical gesture is proposed, which shows itself to be very important to this transfer. An essay piece, Rinascita, is presented, in which the composition techniques and the concept of musical gesture, as applied to the collected materials, were tried for the first time. Following, the main composition, O rio de São Pedro, that intends to put into practice the theoretical frame proposed. The composition, for a chamber group, was build from gaucho musical materials using a gestual thinking. Then, a composition memorial is presented in which the compositional techniques and the main musical gestures used are described, together with instances, drawn from the score, of application of the several issues derived from the already discussed. Finally, there is a discussion and assessment of the validity of the theoretical elaboration and of the composition.365f. + anexo 1 cd-rom : il.application/pdf application/zipDisponível em formato digitalMúsicaComposição (Música)Música contemporânea - Composição - Rio Grande do SulMúsica - Folclore - Rio Grande do SulTesesMusicaO gesto musical gauchesco na composição de música contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao - O GESTO MUSICAL GAUCHESCO NA COMPOSICAO DE MUSICA CONTEMPORANEA.pdfapplication/pdf35666729https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/1/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdfc8f4d83611f0d364b96e1d9956a0dfd5MD51open accessTEXTDissertacao - O GESTO MUSICAL GAUCHESCO NA COMPOSICAO DE MUSICA CONTEMPORANEA.pdf.txtExtracted Texttext/plain335146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/2/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf.txtab6b2cc797d74c2a2a0e3c125e0eb565MD52open accessTHUMBNAILDissertacao - O GESTO MUSICAL GAUCHESCO NA COMPOSICAO DE MUSICA CONTEMPORANEA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/3/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf.jpgbcb0e23efe92a4deb35f9e2c4c29c3a7MD53open access1884/259882022-12-06 16:08:42.486open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25988Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-06T19:08:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
title O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
spellingShingle O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
Silva, Danilo Kuhn da
Música
Composição (Música)
Música contemporânea - Composição - Rio Grande do Sul
Música - Folclore - Rio Grande do Sul
Teses
Musica
title_short O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
title_full O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
title_fullStr O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
title_full_unstemmed O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
title_sort O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
author Silva, Danilo Kuhn da
author_facet Silva, Danilo Kuhn da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dottori, Maurício, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danilo Kuhn da
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Composição (Música)
Música contemporânea - Composição - Rio Grande do Sul
Música - Folclore - Rio Grande do Sul
Teses
Musica
topic Música
Composição (Música)
Música contemporânea - Composição - Rio Grande do Sul
Música - Folclore - Rio Grande do Sul
Teses
Musica
description Orientador: Prof. Dr. Maurício Dottori
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-06T19:08:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-06T19:08:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25988
url https://hdl.handle.net/1884/25988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 365f. + anexo 1 cd-rom : il.
application/pdf application/zip
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/1/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/2/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/3/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8f4d83611f0d364b96e1d9956a0dfd5
ab6b2cc797d74c2a2a0e3c125e0eb565
bcb0e23efe92a4deb35f9e2c4c29c3a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699659794219008