Literatura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Araujo, Débora Cristina de
Orientador(a): Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/38010
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
id UFPR_64651e2897dae3df712d4107395fc708
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38010
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Araujo, Débora Cristina deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2020-08-07T14:52:27Z2020-08-07T14:52:27Z2015https://hdl.handle.net/1884/38010Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/03/2015Inclui referênciasResumo: O presente estudo investigou a maior política educacional de distribuição de livros a bibliotecas das escolas públicas brasileiras, o Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE), com o objetivo de interpretar como as relações internas dentro das instituições que gestam e executam o Programa podem estar influenciando a composição dos seus acervos, no que se refere à diversidade étnico-racial e à qualidade literária. A literatura infanto-juvenil foi o principal gênero literário considerado na análise do PNBE por representar a maioria das obras dos acervos. Neste sentido, a pergunta de partida que mobilizou a pesquisa foi assim definida: é possível identificar, no PNBE, estratégias de racialização operando para estabelecer relações hierárquicas do ponto de vista da diversidade étnico-racial? Utilizando um conceito restrito de diversidade étnico-racial (relações negras/os-brancas/os), o presente estudo estabeleceu-se sobre três eixos: PNBE, discursos e racialização. As instituições do Ministério da Educação (MEC) envolvidas na análise foram a Secretaria de Educação Básica (por meio da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, bem como a Instituição de Ensino Superior responsável pela avaliação pedagógica do PNBE. Foram utilizados como instrumentos de análise documentos oficiais, estudos acadêmicos, questionário, entrevista e comunicações virtuais. Fundamentada em teorias e perspectivas dos estudos críticos sobre o racismo, esta pesquisa uniu-se a teóricas/os que vêm evidenciando o quanto e como o racismo institucional tem operado em políticas educacionais, cerceando a potencialização de tais políticas no sentido de cumprirem os preceitos legais de uma efetiva Educação das Relações Étnico-Raciais. No tocante à trajetória de personagens negras na literatura infanto-juvenil, apenas nas últimas décadas, sobretudo a partir dos anos 2000, é que características mais positivas passaram a ser identificadas nas obras, embora tenha predominado ainda a sub-representação, levando à categorização de um "otimismo parcimonioso". No tocante aos estudos sobre o PNBE, a maior parte das pesquisas analisadas não conseguiu inserir o eixo raça como categoria analítica, revelando facetas das dificuldades/resistências da inclusão de outros eixos de desigualdade para além do econômico como fator negativo em uma política educacional. A produção dos editais do PNBE em várias de suas versões demonstrou o quanto as concepções de literatura e diversidade são dúbias, contraditórias e fragmentadas. Tal contexto requereu da pesquisa um aprofundamento sobre características que concorrem no que seria a melhor definição de "qualidade literária", evidenciando o caráter político presente na disputa entre um e outro modelo de literatura. A racialização atuou por meio de várias estratégias, em especial a dissimulação, o silêncio e a legitimação, manifestados em ações e em discursos das pessoas representantes das instituições, bem como em documentos oficiais do MEC. As interpretações do estudo fomentaram, ao seu término, a possibilidade de indicação de sugestões de mudanças para a melhoria desta política educacional tão importante para a formação de leitoras/es e fomento à leitura nas escolas públicas brasileiras. Palavras-chave: Programa Nacional de Biblioteca da Escola. Literatura infanto-juvenil. Racialização. Discurso. Política educacional.Abstract: This study investigated the largest educational policy for the distribution of books to libraries of Brazilian public schools, the National Program for the School Library (PNBE) in order to interpret as the internal relations within institutions that prepare and execute the program may influence the composition of her collections, with regard to the ethnic and racial diversity and literary quality. The children's and young adult literature was the main literary genre considered in the analysis of PNBE to represent most of the works of the collections. In this sense was defined the original question that guided the research: in PNBE can be identified strategies of the racialization operating to establish hierarchical relationships from the point of view of ethnic and racial diversity? Using a restricted concept of ethnic and racial diversity (black-white relations), this study was established on three roots analysis: PNBE, speeches and racialization. The institutions of the Ministry of Education (MEC) involved in the analysis were the Department of Basic Education (through the General Coordination of Teaching Materials) and the Department of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion and the higher education institution responsible for pedagogical evaluation of the PNBE. We use tools to analysis: official documents, academic studies, questionnaire, interview and virtual communications. Based on theories and perspectives of critical studies on racism, this research has joined theorists who come determining how much and how institutional racism has operated in educational policies, limiting the enhancement of such policies in order to meet the legal requirements of a policies effective of Education of Racial-Ethnic Relations. Regarding the trajectory of black characters in children's and young adult literature, only in recent decades, especially since the 2000s, is that more positive features are now identified in the books, while remaining still predominantly under-representation, leading to categorization a "wary optimism". With regard to studies on the PNBE, much of the research was not able to insert the race as an analytical category, revealing facets of the difficulties / resistance to the inclusion of other axes of inequality beyond the economic as a negative factor in an educational policy. The various versions of PNBE notices shown that the conceptions of literature and diversity are dubious, contradictory and fragmented. Such a context has required a deepening of the characteristics that compete in the best definition of "literary quality", highlighting the political nature of the dispute between the two literature models. The racialization has acted through various strategies, especially the dissimulation, silence and the legitimation that has manifested in actions and speeches of those representatives of the institutions as well in the official documents of the MEC. At the end, the interpretations of the study has promoted the possibility of indicating suggestions for changes for continuous improvement of this educational policy as important to the formation of readers and promotion of reading in Brazilian public schools. Keywords: National Program for the School Library. Children's and young adult literature. Racialization. Discourse. Educational policies.335 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPolitica e educaçãoLiteratura infantojuvenilLeituraPrograma Nacional de Biblioteca da Escola - Raça Negra - BrasilLiteratura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - DEBORA CRISTINA DE ARAUJO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38010/1/R%20-%20T%20-%20DEBORA%20CRISTINA%20DE%20ARAUJO.pdf.jpg2b524099e79d33514c1dac8fdf8b6fc3MD51open accessTEXTR - T - DEBORA CRISTINA DE ARAUJO.pdf.txtExtracted Texttext/plain877160https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38010/2/R%20-%20T%20-%20DEBORA%20CRISTINA%20DE%20ARAUJO.pdf.txte34c1919fca135e8331f153ab51a0da1MD52open accessORIGINALR - T - DEBORA CRISTINA DE ARAUJO.pdfapplication/pdf3232384https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38010/3/R%20-%20T%20-%20DEBORA%20CRISTINA%20DE%20ARAUJO.pdf6b1c67f29b888ec4d2c4622dcd0d5a89MD53open access1884/380102020-08-07 11:52:28.055open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38010Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-07T14:52:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)
title Literatura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)
spellingShingle Literatura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)
Araujo, Débora Cristina de
Educação
Politica e educação
Literatura infantojuvenil
Leitura
Programa Nacional de Biblioteca da Escola - Raça Negra - Brasil
title_short Literatura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)
title_full Literatura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)
title_fullStr Literatura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)
title_full_unstemmed Literatura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)
title_sort Literatura infanto-juvenil e política educacional : estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)
author Araujo, Débora Cristina de
author_facet Araujo, Débora Cristina de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Débora Cristina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Politica e educação
Literatura infantojuvenil
Leitura
Programa Nacional de Biblioteca da Escola - Raça Negra - Brasil
topic Educação
Politica e educação
Literatura infantojuvenil
Leitura
Programa Nacional de Biblioteca da Escola - Raça Negra - Brasil
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-07T14:52:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-07T14:52:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/38010
url https://hdl.handle.net/1884/38010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 335 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38010/1/R%20-%20T%20-%20DEBORA%20CRISTINA%20DE%20ARAUJO.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38010/2/R%20-%20T%20-%20DEBORA%20CRISTINA%20DE%20ARAUJO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38010/3/R%20-%20T%20-%20DEBORA%20CRISTINA%20DE%20ARAUJO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b524099e79d33514c1dac8fdf8b6fc3
e34c1919fca135e8331f153ab51a0da1
6b1c67f29b888ec4d2c4622dcd0d5a89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699585185939456