Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1884/25899 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho desenvolve quatro critérios analíticos da música a partir de uma abordagem prática através do sentido da audição. Estes critérios partem da experiência sensorial da leitura das configurações da superfície musical com o objetivo de extrair informações sobre a construção musical. Para tal, realizou-se uma pesquisa que concerne tanto à análise musical quanto à cognição humana, objetivando estabelecer algumas bases constantes que expliquem como os estímulos sonoros são organizados pela mente e como estes se transformam em unidades de sentido para o ouvinte. Exemplos em partitura, gráficos analógicos, representações gráficas de softwares e gravações provenientes de diferentes tipos, épocas e estilos musicais ilustram os conceitos. |
id |
UFPR_6801a65ccd318562035fbfd50276e028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25899 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Falcón, Jorge AlbertoDottori, Maurício SoaresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2012-04-14T16:39:10Z2012-04-14T16:39:10Z2012-04-14http://hdl.handle.net/1884/25899Resumo: Este trabalho desenvolve quatro critérios analíticos da música a partir de uma abordagem prática através do sentido da audição. Estes critérios partem da experiência sensorial da leitura das configurações da superfície musical com o objetivo de extrair informações sobre a construção musical. Para tal, realizou-se uma pesquisa que concerne tanto à análise musical quanto à cognição humana, objetivando estabelecer algumas bases constantes que expliquem como os estímulos sonoros são organizados pela mente e como estes se transformam em unidades de sentido para o ouvinte. Exemplos em partitura, gráficos analógicos, representações gráficas de softwares e gravações provenientes de diferentes tipos, épocas e estilos musicais ilustram os conceitos.application/pdf application/x-zip-compressedMusica - Análise e interpretaçãoDissertações - MusicaMusica - Analise, apreciaçãoMúsica - CogniçãoQuatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO Jorge Falcon.pdfapplication/pdf3978002https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/1/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf003749a58cf6ee7bf6a0fd9f569dc1eeMD51open accessmusicas.zipapplication/octet-stream64533234https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/2/musicas.zipbc3c8070ad48929e1171091d75678129MD52open accessTEXTDISSERTACAO Jorge Falcon.pdf.txtDISSERTACAO Jorge Falcon.pdf.txtExtracted Texttext/plain293412https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/3/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf.txtfb418a0233da5d66cad9a025003255a2MD53open accessTHUMBNAILDISSERTACAO Jorge Falcon.pdf.jpgDISSERTACAO Jorge Falcon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/4/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf.jpga827ec0a0d9bb05635fff27b279766c6MD54open access1884/258992016-04-07 08:51:40.784open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25899Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:51:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva |
title |
Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva |
spellingShingle |
Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva Falcón, Jorge Alberto Musica - Análise e interpretação Dissertações - Musica Musica - Analise, apreciação Música - Cognição |
title_short |
Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva |
title_full |
Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva |
title_fullStr |
Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva |
title_full_unstemmed |
Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva |
title_sort |
Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva |
author |
Falcón, Jorge Alberto |
author_facet |
Falcón, Jorge Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dottori, Maurício Soares Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcón, Jorge Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musica - Análise e interpretação Dissertações - Musica Musica - Analise, apreciação Música - Cognição |
topic |
Musica - Análise e interpretação Dissertações - Musica Musica - Analise, apreciação Música - Cognição |
description |
Resumo: Este trabalho desenvolve quatro critérios analíticos da música a partir de uma abordagem prática através do sentido da audição. Estes critérios partem da experiência sensorial da leitura das configurações da superfície musical com o objetivo de extrair informações sobre a construção musical. Para tal, realizou-se uma pesquisa que concerne tanto à análise musical quanto à cognição humana, objetivando estabelecer algumas bases constantes que expliquem como os estímulos sonoros são organizados pela mente e como estes se transformam em unidades de sentido para o ouvinte. Exemplos em partitura, gráficos analógicos, representações gráficas de softwares e gravações provenientes de diferentes tipos, épocas e estilos musicais ilustram os conceitos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-14T16:39:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-14T16:39:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/25899 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/25899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-zip-compressed |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/1/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/2/musicas.zip https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/3/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/4/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
003749a58cf6ee7bf6a0fd9f569dc1ee bc3c8070ad48929e1171091d75678129 fb418a0233da5d66cad9a025003255a2 a827ec0a0d9bb05635fff27b279766c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699497755672576 |