Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Falcón, Jorge Alberto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/25899
Resumo: Resumo: Este trabalho desenvolve quatro critérios analíticos da música a partir de uma abordagem prática através do sentido da audição. Estes critérios partem da experiência sensorial da leitura das configurações da superfície musical com o objetivo de extrair informações sobre a construção musical. Para tal, realizou-se uma pesquisa que concerne tanto à análise musical quanto à cognição humana, objetivando estabelecer algumas bases constantes que expliquem como os estímulos sonoros são organizados pela mente e como estes se transformam em unidades de sentido para o ouvinte. Exemplos em partitura, gráficos analógicos, representações gráficas de softwares e gravações provenientes de diferentes tipos, épocas e estilos musicais ilustram os conceitos.
id UFPR_6801a65ccd318562035fbfd50276e028
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25899
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Falcón, Jorge AlbertoDottori, Maurício SoaresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2012-04-14T16:39:10Z2012-04-14T16:39:10Z2012-04-14http://hdl.handle.net/1884/25899Resumo: Este trabalho desenvolve quatro critérios analíticos da música a partir de uma abordagem prática através do sentido da audição. Estes critérios partem da experiência sensorial da leitura das configurações da superfície musical com o objetivo de extrair informações sobre a construção musical. Para tal, realizou-se uma pesquisa que concerne tanto à análise musical quanto à cognição humana, objetivando estabelecer algumas bases constantes que expliquem como os estímulos sonoros são organizados pela mente e como estes se transformam em unidades de sentido para o ouvinte. Exemplos em partitura, gráficos analógicos, representações gráficas de softwares e gravações provenientes de diferentes tipos, épocas e estilos musicais ilustram os conceitos.application/pdf application/x-zip-compressedMusica - Análise e interpretaçãoDissertações - MusicaMusica - Analise, apreciaçãoMúsica - CogniçãoQuatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO Jorge Falcon.pdfapplication/pdf3978002https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/1/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf003749a58cf6ee7bf6a0fd9f569dc1eeMD51open accessmusicas.zipapplication/octet-stream64533234https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/2/musicas.zipbc3c8070ad48929e1171091d75678129MD52open accessTEXTDISSERTACAO Jorge Falcon.pdf.txtDISSERTACAO Jorge Falcon.pdf.txtExtracted Texttext/plain293412https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/3/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf.txtfb418a0233da5d66cad9a025003255a2MD53open accessTHUMBNAILDISSERTACAO Jorge Falcon.pdf.jpgDISSERTACAO Jorge Falcon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/4/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf.jpga827ec0a0d9bb05635fff27b279766c6MD54open access1884/258992016-04-07 08:51:40.784open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25899Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:51:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva
title Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva
spellingShingle Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva
Falcón, Jorge Alberto
Musica - Análise e interpretação
Dissertações - Musica
Musica - Analise, apreciação
Música - Cognição
title_short Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva
title_full Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva
title_fullStr Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva
title_full_unstemmed Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva
title_sort Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva
author Falcón, Jorge Alberto
author_facet Falcón, Jorge Alberto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dottori, Maurício Soares
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcón, Jorge Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Musica - Análise e interpretação
Dissertações - Musica
Musica - Analise, apreciação
Música - Cognição
topic Musica - Análise e interpretação
Dissertações - Musica
Musica - Analise, apreciação
Música - Cognição
description Resumo: Este trabalho desenvolve quatro critérios analíticos da música a partir de uma abordagem prática através do sentido da audição. Estes critérios partem da experiência sensorial da leitura das configurações da superfície musical com o objetivo de extrair informações sobre a construção musical. Para tal, realizou-se uma pesquisa que concerne tanto à análise musical quanto à cognição humana, objetivando estabelecer algumas bases constantes que expliquem como os estímulos sonoros são organizados pela mente e como estes se transformam em unidades de sentido para o ouvinte. Exemplos em partitura, gráficos analógicos, representações gráficas de softwares e gravações provenientes de diferentes tipos, épocas e estilos musicais ilustram os conceitos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-14T16:39:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-14T16:39:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/25899
url http://hdl.handle.net/1884/25899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-zip-compressed
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/1/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/2/musicas.zip
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/3/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25899/4/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 003749a58cf6ee7bf6a0fd9f569dc1ee
bc3c8070ad48929e1171091d75678129
fb418a0233da5d66cad9a025003255a2
a827ec0a0d9bb05635fff27b279766c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699497755672576