Intolerância religiosa e teatro no ensino de história
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/59129 |
Resumo: | Orientadora: Professora Doutora Karina Kosicki Bellotti |
id |
UFPR_6802b40e4df17bc24dc7ad246ea7a30d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59129 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Joice Viviane, 1987-Bellotti, Karina Kosicki, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História2019-05-21T14:07:51Z2019-05-21T14:07:51Z2018https://hdl.handle.net/1884/59129Orientadora: Professora Doutora Karina Kosicki BellottiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Ensino de História. Defesa : Curitiba, 23/11/2018Inclui referências: p.156-160Resumo: A intolerância religiosa deve ser um assunto tratado dentro do ambiente escolar. Através de estudos sobre as religiões, a diversidade e o pluralismo religioso é possível quebrar preconceitos existentes contra práticas religiosas individuais que provocam atitudes intolerantes. Para estabelecer a relação passado-presente, e possibilitar a reflexão sobre a intolerância religiosa através da problematização do fato histórico A Noite de São Bartolomeu, respaldou-se na metodologia da História Temática e para fundamentar o uso da linguagem teatral no ensino de história recorreu-se ao histórico do uso do teatro na educação e aos teóricos que corroboram como este instrumento apresenta efetividade no processo de ensinoaprendizagem. O projeto foi aplicado em uma escola pública estadual no estado do Paraná, em quatro turmas de 8º de Ensino Fundamental. Cada turma produziu coletivamente uma peça teatral representando a Noite de São Bartolomeu e foram plateias uma das outras nas apresentações finais. Posteriormente os alunos responderam um questionário sobre a própria produção e elaboraram um texto crítico sobre as peças assistidas, que auxiliou nas análises sobre a reflexão do tema abordado e da efetividade do uso do teatro no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de história. Palavras-chaves: Intolerância religiosa, teatro, ensino de História.Abstract: The religious intolerance should be a subject treated within the school environment. Through studies of religions, the diversity and religious pluralism is possible to break prejudices against individual religious practices that cause intolerant attitudes. To establish the relationship between past and present, and allowing the reflection on religious intolerance by the problematization of historical fact the night of Saint Bartholomew Catholic Church, it was based in methodology of Thematic History and to justify the use of theatrical language in teaching history appealed to the history of the use of the theater in education and to theorists that corroborate how this instrument shows effectiveness in the teaching-learning process. The project was implemented in a state public school in the state of Paraná, in four classes of 8º of Fundamental Education. Each class has produced collectively a theatrical piece representing the night of Saint Bartholomew Catholic Church and were one of the other audiences in presentations. Later the students answered a questionnaire on their own production and produced a critical text on the parts assisted, that helped in the analysis on the reflection of the topic and the effectiveness of the use of the theater in the teaching-learning process in the discipline of History. Key words: Religious intolerance, theater, History teaching180 p. : il. (algumas color.).application/pdfTeatroHistoria - Estudo e ensinoIntolerância religiosa e teatro no ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOICE VIVIANE SILVA.pdfapplication/pdf5810304https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59129/1/R%20-%20D%20-%20JOICE%20VIVIANE%20SILVA.pdf40dadc0393a688d19385e22b41f534d9MD51open access1884/591292019-05-21 11:07:51.452open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59129Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-21T14:07:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história |
title |
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história |
spellingShingle |
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história Silva, Joice Viviane, 1987- Teatro Historia - Estudo e ensino |
title_short |
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história |
title_full |
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história |
title_fullStr |
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história |
title_full_unstemmed |
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história |
title_sort |
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história |
author |
Silva, Joice Viviane, 1987- |
author_facet |
Silva, Joice Viviane, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bellotti, Karina Kosicki, 1978- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joice Viviane, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Historia - Estudo e ensino |
topic |
Teatro Historia - Estudo e ensino |
description |
Orientadora: Professora Doutora Karina Kosicki Bellotti |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-21T14:07:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-21T14:07:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/59129 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/59129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
180 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59129/1/R%20-%20D%20-%20JOICE%20VIVIANE%20SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40dadc0393a688d19385e22b41f534d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699676888104960 |