As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Iran Frank da
Orientador(a): Caldas, Andréa, 1969-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/78742
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Andrea do Rocio Caldas
id UFPR_69cdffbb583807d1934983784dfad4f1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78742
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Silva, Iran Frank daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCaldas, Andréa, 1969-2022-10-20T16:53:35Z2022-10-20T16:53:35Z2022https://hdl.handle.net/1884/78742Orientadora: Profa. Dra. Andrea do Rocio CaldasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/06/2022Inclui referências: p. 100-105Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise das propostas de formação dos(as) diretores(as) no Estado do Paraná, no período de 2005 a 2020. A finalidade é averiguar que mudanças de conceitos e concepções ocorreram nesse período, e observar se foram mantidas as mesmas estruturas organizacionais dos cursos precedentes na sua oferta e manutenção. Um dos caminhos percorridos foi o de procurar aprofundar e questionar, em consonância com os princípios epistemológicos em questão e aspectos teóricos sobre a formação de diretores escolares, como tais documentos foram pensados e operacionalizados nos processos de formação dos diretores(as), tanto no que se refere à compreensão quanto no que consiste ao planejamento e implantação de sua prática pedagógica. Tomamos como pressuposto o Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, como órgão responsável pela formação e execução de políticas de formação, havendo relevância dos governadores nesse contexto. É pertinente ressaltar que no decorrer do percurso apresentado aqui, o estudo discute os possíveis efeitos das ações e prescrições governamentais nas formações de diretores(as). Em termos metodológicos, o estudo se alicerça na pesquisa bibliográfica das propostas: Programa Escola de Gestores (Governo Requião), Gestão em Foco (Governo Beto Richa), Gestão Escolar e Políticas Educacionais do Paraná (Governo Ratinho Jr) e resulta em um panorama sobre a formação de diretores no Paraná. A análise dos dados empíricos conclui que a educação democrática é uma das características primordiais na formação de diretores(as). Ela também permite entender, mesmo que parcialmente, o atual interesse do capital na formação dos(as) diretores(as), visto que grupos, parceria público-privada, investem em novas estratégias nas formações de diretores(as) ou gestores(as) escolares, criando um novo modelo de pedagogia do trabalho para cumprir interesses mercadológicos para uma gestão empresarial.Abstract: The present work has, as its object of study, the analysis of the training proposals of principals in Paraná, from 2005 to 2020. The purpose is to find out what changes in concepts and conceptions took place in this period, and to observe whether the same organizational structures of the previous courses were maintained in their offer and maintenance. One of the paths taken was to try to deepen and to question, in line with the epistemological principles in question and theoretical aspects on principals training, how such documents were thought and operationalized in the processes of principals training, both in terms of understanding and in terms of planning and implementing their pedagogical practice. We assume the State, through the Secretary of State for Education, as the body responsible for the formation and execution of training policies, with the relevance of governors in this context. It is pertinent to emphasize that in the development of the course presented here, the study discusses the possible effects of governmental actions and prescriptions on the training of directors. In methodological terms, the study is based on the bibliographic research of the proposals: Managers School Program (Requião Government), Management in Focus (Beto Richa Government), School Management and Educational Policies of Paraná (Ratinho Jr. Government) and results in an overview of the training of principals in Paraná. The analysis of empirical data concludes that democratic education is one of the preponderant characteristics in the training of principals. It also allows us to understand, even if partially, the current interest of capital in the training of directors, since groups, public-private partnerships, invest in new strategies in the training of principals or school managers, creating a new model of work pedagogy to fulfill marketing interests for a business management.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação e EstadoEscolas - Organização e administraçãoEscolas publicas - ParanáEducaçãoPoliticos - ParanáAs propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Juniorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - IRAN FRANK DA SILVA.pdfapplication/pdf4957689https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78742/1/R%20-%20D%20-%20IRAN%20FRANK%20DA%20SILVA.pdf010da67a273c5393657c6fa0f19e5fa7MD51open access1884/787422022-10-20 13:53:35.506open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78742Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-20T16:53:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior
title As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior
spellingShingle As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior
Silva, Iran Frank da
Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Escolas - Organização e administração
Escolas publicas - Paraná
Educação
Politicos - Paraná
title_short As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior
title_full As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior
title_fullStr As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior
title_full_unstemmed As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior
title_sort As propostas de formação para diretores das escolas estaduais do Paraná, nas gestões Roberto Requião, Beto Richa e Ratinho Junior
author Silva, Iran Frank da
author_facet Silva, Iran Frank da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Iran Frank da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caldas, Andréa, 1969-
contributor_str_mv Caldas, Andréa, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Escolas - Organização e administração
Escolas publicas - Paraná
Educação
Politicos - Paraná
topic Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Escolas - Organização e administração
Escolas publicas - Paraná
Educação
Politicos - Paraná
description Orientadora: Profa. Dra. Andrea do Rocio Caldas
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-20T16:53:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-20T16:53:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78742
url https://hdl.handle.net/1884/78742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78742/1/R%20-%20D%20-%20IRAN%20FRANK%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 010da67a273c5393657c6fa0f19e5fa7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699492110139392