Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Melo, Thayla Walzburger
Orientador(a): Egg, André, 1973-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/56037
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Acastro Egg
id UFPR_6b14568e08842f537cef51eb5fc10fdb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56037
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Melo, Thayla WalzburgerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaEgg, André, 1973-2019-05-20T19:47:39Z2019-05-20T19:47:39Z2018https://hdl.handle.net/1884/56037Orientador: Prof. Dr. André Acastro EggDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 16/03/2018Inclui referências: p.184-191Resumo: Este trabalho analisa o início das carreiras fonográficas de Raul Seixas e Secos e Molhados, estudando os álbuns lançados por eles em 1973 e 1974, a saber, Krig-Há Bandolo!, Gita e Secos & Molhados I e II. Fenômenos de público e vendas esses artistas se inseriram no mercado fonográfico brasileiro de maneira meteórica e constituíram seu espaço em um campo que passava por disputas ideológicas e estéticas. O Brasil vivia o Regime Militar cujo aparato de censura e repressão atingiu diretamente os artistas estudados, embora eles não se enquadrassem nos esquemas tradicionais de engajamento ou oposição política. O trabalho estuda suas músicas e videoclipes como possíveis crônicas sociais do Brasil dos anos 1970 e como formas de crítica à condução da política nacional, investigando os eventuais vínculos que suas narrativas estabeleceram com setores da sociedade, sobretudo jovens. Constatou-se que esses artistas, através de sua música, questionaram diversos aspectos da sociedade e da política brasileira apesar de serem considerados como jovens alienados à realidade do país por não se enquadrarem nas formas tradicionais de contestação. Nesse sentido, o rock brasileiro, através desses artistas, questionou e representou diversos aspectos da ordem social daquele momento. Palavras-chave: Raul Seixas. Secos & Molhados. Regime autoritário. História. Música.Abstract: This paper analyzes the beginning of the musical careers of Raul Seixas and the band Secos e Molhados, studying the albums Krig-Há Bandolo ! and Gita, from Raul Seixas and the albums Secos & Molhados I and II, all released in 1973 and 1974. Having a meteoric ascent inside the Brazilian phonographic market and becoming well-known and best-selling artists, they found their place in a market going through ideological and aesthetic disputes. Brazil was living under a military regime, therefore censorship and repression directly affected the artists here studied, even though they did not fit in the traditional schemes of engagement or political opposition. The paper studies their songs and video clips as possible social chronicles of Brazil during the 1970s and as criticism to the driving of national politics, investigating the possible links that their narratives established with sectors of society, especially young people. It was found that these artists, through their music, questioned several aspects of Brazilian society and politics despite being considered as young people alienated to the reality of the country because they did not fit in the traditional forms of contestation. Brazilian rock, through these artists, questioned and represented various aspects of the social order of that moment. Keywords: Raul Seixas. Secos & Molhados. Military regime. History. Music.191 p. : il. (algumas color.).application/pdfMúsica e sociedade - BrasilMusica - Brasil - HistóriaDitadura Militar - Brasil - HistóriaOs Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THAYLA WALZBURGER MELO.pdfapplication/pdf5030165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56037/1/R%20-%20D%20-%20THAYLA%20WALZBURGER%20MELO.pdf2a2bdff8024d715eecd37ac87862f927MD51open access1884/560372019-05-20 16:47:39.895open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56037Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-20T19:47:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)
title Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)
spellingShingle Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)
Melo, Thayla Walzburger
Música e sociedade - Brasil
Musica - Brasil - História
Ditadura Militar - Brasil - História
title_short Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)
title_full Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)
title_fullStr Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)
title_full_unstemmed Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)
title_sort Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)
author Melo, Thayla Walzburger
author_facet Melo, Thayla Walzburger
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Thayla Walzburger
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Egg, André, 1973-
contributor_str_mv Egg, André, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Música e sociedade - Brasil
Musica - Brasil - História
Ditadura Militar - Brasil - História
topic Música e sociedade - Brasil
Musica - Brasil - História
Ditadura Militar - Brasil - História
description Orientador: Prof. Dr. André Acastro Egg
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-20T19:47:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-20T19:47:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56037
url https://hdl.handle.net/1884/56037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56037/1/R%20-%20D%20-%20THAYLA%20WALZBURGER%20MELO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a2bdff8024d715eecd37ac87862f927
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699593314500608