Ensaios sobre Business Groups : Perdigão e Sadia e a consolidação de grupos econômicos no Brasil (1934-2009)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Zanela, Angelo Brião, 1968-
Orientador(a): Dalla Costa, Armando João, 1955-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/66269
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Armando João Dalla Costa
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spelling Zanela, Angelo Brião, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoDalla Costa, Armando João, 1955-2020-05-26T20:06:40Z2020-05-26T20:06:40Z2019https://hdl.handle.net/1884/66269Orientador: Prof. Dr. Armando João Dalla CostaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 29/11/2019Inclui referências: p. 157-173Resumo: O objetivo desta tese foi qualificar as empresas Perdigão e Sadia como casos típicos de business groups formados no Brasil entre 1934-2009. As duas empresas começaram suas trajetórias de expansão no Meio Oeste de Santa Catarina. A Perdigão foi fundada pelos irmãos Ponzoni e Brandalise em 1934 e a Sadia por Attílio Fontana em 1944. A associação entre as duas empresas ocorreu somente em 2009, momento em que os grupos unificaram suas operações, realizando assim uma das etapas do processo de fusão que dois anos mais tarde seria aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), possibilitando a criação da Brasil Foods - BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo. Acredita-se que estes acontecimentos, por si sós, explicam porque o período de estudo foi delimitado entre 1934-2009. A partir das interpretações de autores eruditos este trabalho definiu as estruturas Perdigão e Sadia como Business Groups ao argumentar que impulsionados pelo desejo crescer cada vez mais, seja por meio da administração familiar ou mediante a forma de gestão profissionalizada, estes grupos enfrentaram as dificuldades estruturais e conjunturais inerentes às economias menos desenvolvidas, procurando sempre manter vinculos associativos com seus colaboradores, já que seus gestores entendiam que o sucesso dos empreendimentos dependia do bom relacionamento com pessoas que estivessem em condições de exercitar suas potencialidades com criatividade e satisfação. Além disso, Perdigão e Sadia adotaram estratégias voltadas à integração vertical, diversificação de produtos e atividades, adequações tecnológicas e inserção no mercado internacional. Estas estratégias foram adotadas diante da percepção de que os limites territoriais não apresentavam tamanho ideal para crescimento das empresas como indústrias. Além disso, seus administradores desejavam estabelecer novas atividades, as quais promoveriam atividades complementares relacionadas e sinergias intersetoriais que permitiriam aumentar a área de abrangência de seus negócios e ocupação no mercado nacional. Perdigão e Sadia tentaram sempre estar à frente de seus competidores e diminuir os riscos a serem assumidos em virtude do ambiente institucional instável. Análises mais detalhada sobre as características e estratégias foram desenvolvidas a partir de três ensaios (artigos). O primeiro, "Business Groups: revisão teórica e proposições sobre as características e estratégias dos grupos econômicos na América- Latina", foram apresentadas as características e estratégias que ajudam a definir os modelos de business groups em âmbito global. Dessa forma, estabeleceram-se as bases teóricas para que a partir dos próximos ensaios, "Perdigão: Business Group consolidado no Brasil (1934- 2009)" e "Sadia como modelo de Business Group no Brasil (1944- 2009)", os respectivos grupos econômicos pudessem ser caracterizados como modelos de Business Groups e consolidados entre os mais importantes do país. Palavras-chave: Perdigão; Sadia; Business Groups; Brasil.Abstract: The objective of this thesis was to qualify Perdigão and Sadia as typical cases of business groups formed in Brazil between 1934-2009. Both companies began their expansion trajectories in the Midwest of Santa Catarina. Perdigão was founded by brothers Ponzoni and Brandalise in 1934 and Sadia by Attílio Fontana in 1944. The association between the two companies took place only in 2009, when the groups unified their operations, thus performing one of the stages of the merger process. Two years later it would be approved by the Administrative Council for Economic Defense (CADE), enabling the creation of Brasil Foods - BRF, one of the largest food companies in the world. It is believed that these events alone explain why the period of study was delimited between 1934-2009. From the interpretations of scholarly authors, this paper defined the Perdigão and Sadia structures as Business Groups by arguing that driven by the desire to grow more and more, either through family administration or through professionalized management, these groups faced structural and social difficulties inherents in the less developed economies, always seeking to maintain associative ties with their employees, since their managers understood that the success of the projects depended on a good relationship with people that were able to exercise their potential with creativity and satisfaction. In addition, Perdigão and Sadia adopted strategies aimed at vertical integration, diversification of products and activities, technological adaptations and insertion in the international market. These strategies were adopted in view of the perception that territorial boundaries did not present an ideal size for the growth of companies as industries. In addition, its managers wished to establish new activities, which would promote related complementary activities and intersectoral synergies that would increase the scope of their business and occupation in the domestic market. Perdigão and Sadia have always tried to stay ahead of their competitors and reduce the risks to be assumed due to the unstable institutional environment. More detailed analyzes on characteristics and strategies were developed from three essays (articles). The first, "Business Groups: Theoretical Review and Propositions on the Characteristics and Strategies of Economic Groups in Latin America", presented the characteristics and strategies that help define business group models globally. Thus, the theoretical bases were established so that from the following essays, "Perdigão: Consolidated Business Group in Brazil (1934-2009)" and "Sadia as a Business Group Model in Brazil (1944-2009)", the respective economic groups could be characterized as models of Business Groups and consolidated among the most important in the country. Keywords: Perdigão; Sadia; Business Groups; Brazil.173 p. : il. (algumas color.).application/pdfEconomiaAlimentos - IndústriaCrescimento e Desenvolvimento EconômicoEnsaios sobre Business Groups : Perdigão e Sadia e a consolidação de grupos econômicos no Brasil (1934-2009)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANGELO BRIAO ZANELA.pdfapplication/pdf3052387https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66269/1/R%20-%20T%20-%20ANGELO%20BRIAO%20ZANELA.pdf202d0044301f34ba4a54ded344d9de6cMD51open access1884/662692020-05-26 17:06:40.777open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66269Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-26T20:06:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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