Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Gómez, Graciela Zachar
Orientador(a): Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/58596
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
id UFPR_712974694cffad05f4105857f5bbfb2c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58596
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Gómez, Graciela ZacharUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSá, Ricardo Antunes de, 1962-2019-05-28T16:46:38Z2019-05-28T16:46:38Z2018https://hdl.handle.net/1884/58596Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de SáDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/2018Inclui referências: p.158-162Resumo: O contexto desta pesquisa foi uma escola confessional da cidade de Curitiba, cujo Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como pilares de construção os fundamentos da educação jesuítica, o paradigma emergente e os pressupostos teóricos do pensamento complexo. O problema investigado tinha a intenção de desvelar de que maneira os professores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II (EF II) expressam, em sua prática docente, articulações entre suas intervenções metodológicas e avaliativas com os referenciais teóricos do PPP e do pensamento complexo. A partir dessa problemática levantada, o objetivo deste estudo foi analisar a prática desses professores à luz dos pressupostos do pensamento complexo. O aporte teórico que deu suporte à trajetória dessa pesquisa esteve atrelado, principalmente, aos estudos de Morin (2000, 2001, 2003, 2006, 2015) sobre o pensamento complexo e autores que pesquisam essa temática, como: Behrens (2006, 2007), Moraes (1997, 2008), Petraglia (2001, 2013), entre outros, assim como documentos internos do colégio (particularmente o PPP). Os participantes da pesquisa foram os professores do 8º e 9º anos do EF II que desempenham suas funções pedagógicas nesse colégio confessional. Metodologicamente optou-se por uma abordagem qualitativa de investigação cujo procedimento técnico foi embasado no referencial teórico da pesquisa colaborativa a partir de autores como Ibiapina (2008) e Pimenta (2008). A pesquisa desenvolveu-se a partir da utilização de três instrumentos de coleta de informações: a) da análise documental (cuja intencionalidade era mapear os referenciais de construção dessa proposta educativa); b) do questionário (composto de questões fechadas e também abertas cujo fim era investigar sobre o nível de conhecimento dos professores sobre a Pedagogia Jesuítica e sobre os pressupostos teóricos do pensamento complexo a partir da ótica do paradigma emergente); c) e do grupo focal (cujo propósito era investigar a prática pedagógica dos professores a partir da compreensão dos referenciais desse PPP e dos referenciais teóricos do pensamento complexo). Os resultados obtidos demonstraram que uma prática pedagógica embasada nos referenciais teóricos do pensamento complexo pode ser caracterizada como uma prática pedagógica inovadora que considera o contexto, a compreensão do todo, da não fragmentação das ciências, da diversidade de estratégias metodológico-avaliativas e da reflexão entre os pares como fatores preponderantes para se atingir um fazer docente que leve em consideração a complexidade. Palavras-chave: Educação. Pesquisa colaborativa. Complexidade. Formação e desenvolvimento profissional do professor/pedagogo.Abstract: The context of this research was a confessional school in the city of Curitiba, Paraná, Brazil, whose Pedagogical Political Project (PPP) has as its building blocks the foundations of Jesuit education, the emerging paradigm and the theoretical principles of complex thinking. The problem investigated was intended to reveal how teachers in the 8th and 9th grade of Elementary School (EF II) express in their teaching practice articulations between their methodological and evaluative interventions with the theoretical references of PPP and complex thinking. From the research problem, the objective of this study was to analyze the practice of these teachers in the light of the principles of complex thinking. The theoretical contribution that supported the trajectory of this research was mainly related to the studies of Morin (2000, 2001, 2003, 2006, 2015) on complex thinking and authors who research this subject, such as: Behrens (2006, 2007), Moraes (1997, 2008), Petraglia (2001, 2013), among others, as well as internal documents of the school (particularly the PPP). The research participants were the teachers of the 8th and 9th years of the EF II who perform their pedagogical functions in this confessional school. Methodologically, a qualitative research approach was adopted whose technical procedure was based on the theoretical framework of collaborative research from authors such as Ibiapina (2008), Pimenta (2008). The research developed from the use of three instruments of information collection: a) the documentary analysis (whose intentionality was to map the reference frames of this educational proposal); b) the questionnaire (composed of open and closedended questions whose purpose was to investigate the level of knowledge of teachers about Jesuit pedagogy and the theoretical principles of complex thinking from the perspective of the emerging paradigm); c) and the focus group (whose purpose was to investigate the pedagogical practice of teachers based on the understanding of the PPP reference frameworks and the theoretical frameworks of complex thinking). The results show that a pedagogical practice based on the theoretical frameworks of complex thinking can be characterized as an innovative pedagogical practice that considers the context, the comprehension of the whole, the non-fragmentation of the sciences, the diversity of methodological-evaluative strategies and the reflection among peers as preponderant factors to reach a teaching process that takes into account the complexity. Keywords: Education. Collaborative research. Complexity. Teacher training and professional development.167 p. : il.application/pdfProfessores - FormaçãoEducaçãoEducaçãoComplexidade (Filosofia)Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GRACIELA ZACHAR GOMEZ.pdfapplication/pdf1541166https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58596/1/R%20-%20D%20-%20GRACIELA%20ZACHAR%20GOMEZ.pdfcda8f24ee0d2fcd908d4f173db4a3b90MD51open access1884/585962019-05-28 13:46:38.894open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T16:46:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
title Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
spellingShingle Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
Gómez, Graciela Zachar
Professores - Formação
Educação
Educação
Complexidade (Filosofia)
title_short Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
title_full Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
title_fullStr Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
title_full_unstemmed Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
title_sort Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
author Gómez, Graciela Zachar
author_facet Gómez, Graciela Zachar
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gómez, Graciela Zachar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
contributor_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação
Educação
Complexidade (Filosofia)
topic Professores - Formação
Educação
Educação
Complexidade (Filosofia)
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T16:46:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T16:46:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58596
url https://hdl.handle.net/1884/58596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58596/1/R%20-%20D%20-%20GRACIELA%20ZACHAR%20GOMEZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda8f24ee0d2fcd908d4f173db4a3b90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699603070451712