O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Gomes, Marilda Trecenti
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/59963
Resumo: Orientadora : Regina Luzia Corio de Buriasco
id UFPR_7c575a971c0691c0c24b8ec2c9b23d2c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59963
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Gomes, Marilda TrecentiBuriasco, Regina Luzia Corio deSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-14T15:10:11Z2020-10-14T15:10:11Z2003https://hdl.handle.net/1884/59963Orientadora : Regina Luzia Corio de BuriascoCo-orientadora : Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta possibilidades oferecidas pelo portfolio como recurso de avaliação da aprendizagem e sua influência na mudança de cultura no momento da atribuição de notas. Organizado como pesquisa bibliográfica, o estudo conceitua as diferentes modalidades de portfolio e dimensiona as vantagens que este pode proporcionar a alunos e professores de Matemática. Na descrição de um portfolio, dos passos ou etapas para sua elaboração, das formas de pontuá-lo, ênfase especial é colocada em sua função como instrumento ou recurso que ao mesmo tempo que permite avaliar, melhora o nível de compreensão dos conteúdos que estão sendo ensinados, produz reflexão sobre materiais e tarefas realizadas dentro e fora do ambiente de sala de aula, estimula a constante reorganização, cria envolvimento entre escola e família. Importantes autores que se reportam ao portfolio, têm suas idéias postas em diálogo com aqueles que tratam da avaliação, dentre os quais se inclui Charles Hadji, para demonstrar que se está diante de um recurso de incomparável riqueza, capaz de evitar a ruptura entre aprender e produzir enquanto se aprende. Estar apto a manejá-lo pode representar um salto de qualidade na relação professoraluno com efeitos na motivação para superar dificuldades e obstáculos. Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; portfolio; educação matemática.Abstract: This work is aimed at analyzing the possibilities offered by the porfolio as a resource for learning evaluation and its influence on cultural change in the moment of grading. Organized as a bibliographical research, the study provides conceptual perspectives on the various portfolio standards and features the advantages it offers students and teachers of Mathematics. In the description of portfolio content, its steps or sequences of assembly, its means of rating, special emphasis is placed on its function as an instrument or resource that while allowing for learning, improves the level of content comprehension, and produces reflection about materials and tasks to be performed within and outside of the classroom, encourages continuous reorganization, generates involvement between school and family. Important authors who report to portfolio have their ideas aligned to those of the ones who deal with evaluation, among which Charles Hadji is included, in order to demonstrate that this is a resource of particular richness capable of avoiding breach among learning and producing while learning. Being able to handle it might represent one significant quality move in the relationship teacher-student with impacts on motivation to overcome difficulties and obstacles. Key-words: assessment; portfolio, mathematic education.71 f.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoEnsinoAprendizagemRendimento escolar - AvaliaçãoTestes e medidas educacionaisDissertações - EducaçãoEducaçãoO portfólio na avaliação da aprendizagem escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARILDA TRECENTI GOMES.pdfapplication/pdf2303724https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59963/1/D%20-%20MARILDA%20TRECENTI%20GOMES.pdf00c6f3ff6c057fbe2bd7ea4e466836f9MD51open access1884/599632020-10-14 12:10:11.959open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59963Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-14T15:10:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
title O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
spellingShingle O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
Gomes, Marilda Trecenti
Matemática - Estudo e ensino
Ensino
Aprendizagem
Rendimento escolar - Avaliação
Testes e medidas educacionais
Dissertações - Educação
Educação
title_short O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
title_full O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
title_fullStr O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
title_full_unstemmed O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
title_sort O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
author Gomes, Marilda Trecenti
author_facet Gomes, Marilda Trecenti
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marilda Trecenti
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino
Aprendizagem
Rendimento escolar - Avaliação
Testes e medidas educacionais
Dissertações - Educação
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino
Aprendizagem
Rendimento escolar - Avaliação
Testes e medidas educacionais
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora : Regina Luzia Corio de Buriasco
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-14T15:10:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-14T15:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59963
url https://hdl.handle.net/1884/59963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59963/1/D%20-%20MARILDA%20TRECENTI%20GOMES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00c6f3ff6c057fbe2bd7ea4e466836f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438304757088256