O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
Ano de defesa: | 2003 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/59963 |
Resumo: | Orientadora : Regina Luzia Corio de Buriasco |
id |
UFPR_7c575a971c0691c0c24b8ec2c9b23d2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59963 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Marilda TrecentiBuriasco, Regina Luzia Corio deSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-14T15:10:11Z2020-10-14T15:10:11Z2003https://hdl.handle.net/1884/59963Orientadora : Regina Luzia Corio de BuriascoCo-orientadora : Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta possibilidades oferecidas pelo portfolio como recurso de avaliação da aprendizagem e sua influência na mudança de cultura no momento da atribuição de notas. Organizado como pesquisa bibliográfica, o estudo conceitua as diferentes modalidades de portfolio e dimensiona as vantagens que este pode proporcionar a alunos e professores de Matemática. Na descrição de um portfolio, dos passos ou etapas para sua elaboração, das formas de pontuá-lo, ênfase especial é colocada em sua função como instrumento ou recurso que ao mesmo tempo que permite avaliar, melhora o nível de compreensão dos conteúdos que estão sendo ensinados, produz reflexão sobre materiais e tarefas realizadas dentro e fora do ambiente de sala de aula, estimula a constante reorganização, cria envolvimento entre escola e família. Importantes autores que se reportam ao portfolio, têm suas idéias postas em diálogo com aqueles que tratam da avaliação, dentre os quais se inclui Charles Hadji, para demonstrar que se está diante de um recurso de incomparável riqueza, capaz de evitar a ruptura entre aprender e produzir enquanto se aprende. Estar apto a manejá-lo pode representar um salto de qualidade na relação professoraluno com efeitos na motivação para superar dificuldades e obstáculos. Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; portfolio; educação matemática.Abstract: This work is aimed at analyzing the possibilities offered by the porfolio as a resource for learning evaluation and its influence on cultural change in the moment of grading. Organized as a bibliographical research, the study provides conceptual perspectives on the various portfolio standards and features the advantages it offers students and teachers of Mathematics. In the description of portfolio content, its steps or sequences of assembly, its means of rating, special emphasis is placed on its function as an instrument or resource that while allowing for learning, improves the level of content comprehension, and produces reflection about materials and tasks to be performed within and outside of the classroom, encourages continuous reorganization, generates involvement between school and family. Important authors who report to portfolio have their ideas aligned to those of the ones who deal with evaluation, among which Charles Hadji is included, in order to demonstrate that this is a resource of particular richness capable of avoiding breach among learning and producing while learning. Being able to handle it might represent one significant quality move in the relationship teacher-student with impacts on motivation to overcome difficulties and obstacles. Key-words: assessment; portfolio, mathematic education.71 f.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoEnsinoAprendizagemRendimento escolar - AvaliaçãoTestes e medidas educacionaisDissertações - EducaçãoEducaçãoO portfólio na avaliação da aprendizagem escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARILDA TRECENTI GOMES.pdfapplication/pdf2303724https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59963/1/D%20-%20MARILDA%20TRECENTI%20GOMES.pdf00c6f3ff6c057fbe2bd7ea4e466836f9MD51open access1884/599632020-10-14 12:10:11.959open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59963Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-14T15:10:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar |
title |
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar |
spellingShingle |
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar Gomes, Marilda Trecenti Matemática - Estudo e ensino Ensino Aprendizagem Rendimento escolar - Avaliação Testes e medidas educacionais Dissertações - Educação Educação |
title_short |
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar |
title_full |
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar |
title_fullStr |
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar |
title_full_unstemmed |
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar |
title_sort |
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar |
author |
Gomes, Marilda Trecenti |
author_facet |
Gomes, Marilda Trecenti |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marilda Trecenti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Ensino Aprendizagem Rendimento escolar - Avaliação Testes e medidas educacionais Dissertações - Educação Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ensino Aprendizagem Rendimento escolar - Avaliação Testes e medidas educacionais Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientadora : Regina Luzia Corio de Buriasco |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-14T15:10:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-14T15:10:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/59963 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/59963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
71 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59963/1/D%20-%20MARILDA%20TRECENTI%20GOMES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00c6f3ff6c057fbe2bd7ea4e466836f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793438304757088256 |