Arte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Sousa, Reginaldo Cerqueira
Orientador(a): Trindade, Judite Maria Barboza, 1944-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/24495
Resumo: Orientadora : Profª Drª Judite Maria Barboza Trindade
id UFPR_80909ce48794dfdfdff6f4fd5932192f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24495
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Sousa, Reginaldo CerqueiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaTrindade, Judite Maria Barboza, 1944-2022-04-11T18:50:33Z2022-04-11T18:50:33Z2010https://hdl.handle.net/1884/24495Orientadora : Profª Drª Judite Maria Barboza TrindadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 2010Bibliografia: fls. 124-132Resumo: As décadas de 1950, 1960 e 1970, são marcadas no Brasil por intensas transformações em todas as dimensões da sociedade. Evoca o projeto de modernização que configurou comportamentos sociais. Foi o momento em que artistas e intelectuais alinharam-se àperspectiva desenvolvimentista e ao nacional-popular. Buscaram pensar o Brasil pela noção de brasilidade. Esta encontrava no passado cultural rasileiro uma dependência no que se refere aos grandes centros de decisão econômica e cultural. Caracteriza o período a instauração, em 1964, do golpe ditatorial-militar que significou a fragilidade das instituições políticas brasileiras e trouxe a derrocada do projeto de "revolução brasileira", idealizada pela esquerda n cionalista. Gradativamente aconteceu a militarização do sistema estatal e a centralização do poder do stado em nível federal, caracterizando um modo de governo baseado na violência, sob variadas formas. Isso não eliminou formas de sociabilidades configuradas em espaços nos quais era possível fazer debates políticos. Esses ambientes surgiram no campo da cultura e da arte e manteve firme, além da oposição ao arbítrio, laços afetivos. Sobre esse momento que trata essa pesquisa. Toma-se o teatro como objeto de pesquisa para a compreensão sobre a relação arte e política em Curitiba nessas três décadas. Procura-se entender como o teatro constituiu-se em espaços de resistência a partir de uma noção de liberdade e política. Para isso, recorre-se a fontes como as Revista Programa das peças e documentos da DOPS. Para entender como os espaços constituíram em possibilidade de vivências fora da lógica militar, usa-se aqui o conceito de "heterotopia" de Michel Foucault, para quem os espaços, pela relação e interação que os indivíduos neles estabelecem, podem se tornar possibilidades onde vivencias podem tornar-se palpáveis e "reais". Por ele torna-se possível entender as oposições ao regime e, ao mesmo tempo, como se deram os posicionamentos dos artistas frente à repressão e às transformações do momento.Abstract: In the 1950s, 60s and 70s, Brazil underwent major transformations, a modernization project that influenced social behavior. Artists and intellectuals supported the development perspective and the national-popular views. They sought to view Brazil from a Brazilianess approach, which found in its cultural past a dependence from major centers of economic and cultural decisions. In 1964, a military-dictatorial coup revealed the fragility of Brazilian political institutions and defeated the project of a "Brazilian revolution" thought of by the nationalist left. Gradually, the State system was militarized and the State power at ederal level centralized, producing a government system based on several forms of violence. Forms of sociabilities in spaces where it was possible to have political debates were not eliminated, though. These spaces came up in the field of culture and the arts, and maintained a firm opposition to arbitrariness. In this research, we take the theater in Curitiba during those three decades to understand the relationship etween the arts and politics, and to verify how it came to become a space of resistance based on its notion of freedom and politics. For that, we study sources such as the theatre program published in the EVISTA PROGRAMA, and documents from DOPS. To understand how such spaces became possibilities of life outside the military logic, we use Michel Foucault’s concept of "heterotipy". For him, spaces may become possibilities where relationships can turn into "real" and palpable things through the relation and inter-relation individuals within them establish among themselves. It is in this way that it is possible to understand the opposition to the regime as well as artists’s positions with regards to repression and the transformations of that moment.132f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesTeatro - Aspectos políticosTeatro - Aspectos políticos - BrasilDitadura militar - BrasilPoliticas - BrasilHistóriaArte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALARTE&POLITICA.pdfapplication/pdf360883https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24495/1/ARTE%26POLITICA.pdfdaad352f23733df5021d9ef0cd572747MD51open accessTEXTARTE&POLITICA.pdf.txtExtracted Texttext/plain342192https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24495/2/ARTE%26POLITICA.pdf.txt8fac06cfe95c2f9bf72f5c34545ff4deMD52open accessTHUMBNAILARTE&POLITICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24495/3/ARTE%26POLITICA.pdf.jpga3975b646042dcf2fab539032f2d19c5MD53open access1884/244952022-04-11 15:50:33.45open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24495Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-11T18:50:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)
title Arte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)
spellingShingle Arte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)
Sousa, Reginaldo Cerqueira
Teses
Teatro - Aspectos políticos
Teatro - Aspectos políticos - Brasil
Ditadura militar - Brasil
Politicas - Brasil
História
title_short Arte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)
title_full Arte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)
title_fullStr Arte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)
title_full_unstemmed Arte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)
title_sort Arte e política : o teatro como prática de liberdade Curitiba (1950-1978)
author Sousa, Reginaldo Cerqueira
author_facet Sousa, Reginaldo Cerqueira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Reginaldo Cerqueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trindade, Judite Maria Barboza, 1944-
contributor_str_mv Trindade, Judite Maria Barboza, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Teatro - Aspectos políticos
Teatro - Aspectos políticos - Brasil
Ditadura militar - Brasil
Politicas - Brasil
História
topic Teses
Teatro - Aspectos políticos
Teatro - Aspectos políticos - Brasil
Ditadura militar - Brasil
Politicas - Brasil
História
description Orientadora : Profª Drª Judite Maria Barboza Trindade
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-11T18:50:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-11T18:50:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24495
url https://hdl.handle.net/1884/24495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24495/1/ARTE%26POLITICA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24495/2/ARTE%26POLITICA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24495/3/ARTE%26POLITICA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv daad352f23733df5021d9ef0cd572747
8fac06cfe95c2f9bf72f5c34545ff4de
a3975b646042dcf2fab539032f2d19c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699565818740736