O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Monteiro, Vanessa Ascenção
Orientador(a): Rechia, Simone, 1964-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/87298
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Simone Rechia
id UFPR_8207b1fa77d8d0f0c5e02d2c9b89231f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87298
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRechia, Simone, 1964-Monteiro, Vanessa Ascenção2024-04-03T18:11:16Z2024-04-03T18:11:16Z2023https://hdl.handle.net/1884/87298Orientadora: Profa. Dra. Simone RechiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/10/2023Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa propõe investigar como e quando as crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Curitiba brincam. O objetivo geral foi analisar as formas do brincar no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram: identificar as formas do brincar de estudantes de 6 a 9 anos em tempos e espaços livres na escola; analisar as narrativas dos estudantes sobre as práticas lúdicas e os espaços destinados a eles na escola; e propor oficinas do brincar para possibilitar a descoberta de novas formas de apropriação dos tempos e espaços livres escolares. Foram utilizadas três estratégias metodológicas distintas: a observação, que nos permitiu refletir sobre os elementos que poderíamos empregar como ponto de partida para orientar nossas interações com os estudantes; as rodas de conversas, nas quais adotamos uma abordagem de escuta atenta, buscando aprender com os alunos sobre suas perspectivas, pensamentos, práticas lúdicas e o papel dos espaços escolares em suas vidas; e as oficinas do brincar, que foram implementadas com o propósito de possibilitar a descoberta de novas formas de utilização dos tempos e espaços livres na escola. Trata-se de uma pesquisa com crianças que adotou uma abordagem qualitativa, com base na pesquisa-ação. Para produção dos dados, foram empregados instrumentos e procedimentos metodológicos que incluíram análise de documentos, observações, realização de rodas de conversa e condução de oficinas do brincar. Para compreender o dia a dia escolar, baseamos nossa análise em Michel de Certeau, que se fundamenta nos conceitos: cotidiano, estratégias e táticas. Utilizamos as seguintes categorias para orientar nossa análise: a) limitação dos espaços para o lúdico no contexto de uma escola, b) resistência das crianças, apesar de tudo as crianças brincam, c) questão de gênero e as relações de poder nas atividades e brincadeiras observadas em um ambiente escolar, d) o protagonismo das crianças, quando elas não participam. Portanto, conclui-se que, diante das restrições estruturais e dos diversos obstáculos encontrados na apropriação do tempo e espaço escolar, as crianças demonstram notável resistência, desempenhando um papel fundamental na construção de uma cultura escolar que transcende as concepções tradicionalmente estabelecidas pelo mundo adulto. O percurso metodológico representou uma jornada de descoberta e diálogo, permitindo que os estudantes se tornassem coautores da narrativa e protagonistas de suas próprias histórias, com destaque para a escuta atenta e a valorização de suas vozes. As percepções das crianças enfatizaram a importância do espaço físico e da autonomia no ambiente escolar.Abstract: This research aims to investigate how and when elementary school children in the Municipal Network of Curitiba play. The overall objective was to analyze the forms of play in everyday school life. The specific objectives were to: identify the ways in which students aged 6 to 9 engage in play during free times and spaces at school; analyze the students' narratives about playful practices and the spaces designated for them at school; and propose play workshops to enable the discovery of new ways of appropriating free school times and spaces. Three distinct methodological strategies were employed: observation, which allowed us to reflect on the elements we could use as a starting point to guide our interactions with students; group discussions, in which we adopted an approach of attentive listening, seeking to learn from the students about their perspectives, thoughts, playful practices, and the role of school spaces in their lives; and play workshops, which were implemented with the purpose of facilitating the discovery of new ways to use free times and spaces at school. This research with children adopted a qualitative approach based on action research. To generate data, instruments and methodological procedures were employed, including document analysis, observations, group discussions, and play workshops. To understand daily school life, our analysis was based on Michel de Certeau, who relies on the concepts of everyday life, strategies, and tactics. We used the following categories to guide our analysis: a) limitation of spaces for play within the school context, b) children's resistance – despite everything, children play, c) gender issues and power relations in the activities and games observed in a school environment, d) children's agency when they do not participate. Therefore, it is concluded that, in the face of structural constraints and various obstacles encountered in appropriating school time and space, children demonstrate remarkable resilience, playing a fundamental role in constructing a school culture that transcends traditionally established adult worldviews. The methodological journey represented a process of discovery and dialogue, allowing students to become co-authors of the narrative and protagonists of their own stories, with a focus on attentive listening and the appreciation of their voices. The children's insights emphasized the importance of physical space and autonomy in the school environment.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoBrincadeirasEducaçãoO brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VANESSA ASCENCAO MONTEIRO.pdfapplication/pdf7801865https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87298/1/R%20-%20D%20-%20VANESSA%20ASCENCAO%20MONTEIRO.pdf19a7cc7e93ca440940cf23f2a18c0d5aMD51open access1884/872982024-04-03 15:11:16.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87298Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-03T18:11:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres
title O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres
spellingShingle O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres
Monteiro, Vanessa Ascenção
Educação - Estudo e ensino
Brincadeiras
Educação
title_short O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres
title_full O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres
title_fullStr O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres
title_full_unstemmed O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres
title_sort O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres
author Monteiro, Vanessa Ascenção
author_facet Monteiro, Vanessa Ascenção
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rechia, Simone, 1964-
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Vanessa Ascenção
contributor_str_mv Rechia, Simone, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Brincadeiras
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Brincadeiras
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Simone Rechia
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-03T18:11:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-03T18:11:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87298
url https://hdl.handle.net/1884/87298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87298/1/R%20-%20D%20-%20VANESSA%20ASCENCAO%20MONTEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 19a7cc7e93ca440940cf23f2a18c0d5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699529355558912