Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Machado, Linie, 1995-
Orientador(a): Cunha, Josafá Moreira da, 1978
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/73389
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha
id UFPR_87e5e640270e30c6edea6356bfbd30e0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73389
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Machado, Linie, 1995-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCunha, Josafá Moreira da, 19782022-02-22T14:49:07Z2022-02-22T14:49:07Z2021https://hdl.handle.net/1884/73389Orientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/06/2021Inclui referências: p. 68-85Resumo: As relações de amizade ocupam um papel importante na vida dos indivíduos e no seu processo de desenvolvimento e bem-estar. Reconhecida pelo vínculo afetivo que estabelece entre os envolvidos, ela assume destaque na adolescência e influencia o processo de aquisição de competências. A literatura destaca que esse relacionamento também pode contribuir com o processo de engajamento acadêmico, entretanto, há estudos que afirmam que nem todos os aspectos das relações de amizade são favoráveis ao engajamento. Diante disso, este estudo pretende analisar os fatores dessas relações, investigando como a qualidade da amizade pode estar associada ao engajamento dos estudantes. Participaram deste estudo 634 estudantes do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 14 anos, matriculados em escolas públicas da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o Inventário da Rede de Relacionamentos (NRI-RQV) e a Escala de Engajamento Escolar (EEE), e a análise dos dados incluiu técnicas descritivas e inferenciais. Os resultados revelaram que a qualidade da amizade estava correlacionada ao engajamento acadêmico, de modo que a dimensão positiva poderia favorecer o engajamento emocional, enquanto a dimensão negativa poderia prejudicar o engajamento acadêmico global, comportamental e emocional. Além disso, na análise de regressão, fatores como aprovação, intimidade e dominância foram significativamente associados ao engajamento dos estudantes. Os dados evidenciam a importância de estabelecer e manter relações positivas entre estudantes no contexto escolar, como forma de favorecer o engajamento acadêmico.Abstract: Friendship relationships play an important role in the lives of individuals and in their developmental process and well-being. Recognized by the affective bond established between those involved, it assumes prominence in adolescence and influences the process of acquiring skills. The literature highlights that this relationship can also contribute to the process of academic engagement, however, there are studies that state that not all aspects of friendship relationships are favorable to engagement. Given this, this study aims to analyze the factors of these relationships by investigating how the quality of friendship may be associated with student engagement. A total of 634 elementary school students, aged 10 to 14 years, enrolled in public schools in the city of Curitiba, Paraná State, participated in this study. For data collection, the Network of Relationships Inventory (NRI-RQV) and the School Engagement Scale (EEE) were used as instruments, and data analysis included descriptive and inferential techniques. The resultsrevealed that friendship quality was correlated with academic engagement, such that the positive dimension could favor emotional engagement, while the negative dimension could impair overall academic, behavioral, and emotional engagement. Furthermore, in the regression analysis, factors such as approval, intimacy, and dominance were significantly associated with student engagement. The data highlight the importance of establishing and maintaining positive relationships between students in the school contextas a way to foster academic engagement.1 arquivo (85 p.) : PDF.application/pdfEstudantes - Rendimento escolarEstudantes - FormaçãoEnsino fundamentalAmizadeRelações humanasEducaçãoEngajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LINIE MACHADO.pdfapplication/pdf753113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73389/1/R%20-%20D%20-%20LINIE%20MACHADO.pdf984e242d0b2efab87bee6096fe1ee8bcMD51open access1884/733892022-02-22 11:49:07.804open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73389Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-22T14:49:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental
title Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental
Machado, Linie, 1995-
Estudantes - Rendimento escolar
Estudantes - Formação
Ensino fundamental
Amizade
Relações humanas
Educação
title_short Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental
title_full Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental
title_sort Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental
author Machado, Linie, 1995-
author_facet Machado, Linie, 1995-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Linie, 1995-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Josafá Moreira da, 1978
contributor_str_mv Cunha, Josafá Moreira da, 1978
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes - Rendimento escolar
Estudantes - Formação
Ensino fundamental
Amizade
Relações humanas
Educação
topic Estudantes - Rendimento escolar
Estudantes - Formação
Ensino fundamental
Amizade
Relações humanas
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T14:49:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T14:49:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73389
url https://hdl.handle.net/1884/73389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (85 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73389/1/R%20-%20D%20-%20LINIE%20MACHADO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 984e242d0b2efab87bee6096fe1ee8bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438292113358848