Digital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Guissoni, Rodrigo, 1983-
Orientador(a): Chemin, Marcelo, 1979-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/66392
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Chemin
id UFPR_aba08bcbd03125eb4c9f93a29543219b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66392
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Guissoni, Rodrigo, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em TurismoChemin, Marcelo, 1979-2020-04-22T19:01:29Z2020-04-22T19:01:29Z2019https://hdl.handle.net/1884/66392Orientador: Prof. Dr. Marcelo CheminDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 27/09/2019Inclui referênciasResumo: Diante da atual conjuntura, em que a dinâmica social é mediada em muitas frentes por avanços tecnológicos, especialmente com os adventos da internet, essa pesquisa investigou a experiência turística visual como ponto comum na troca de informações entre o Tripadvisor e o Instagram através do compartilhamento fotográfico, visto que o fluxo de informações em ambiente virtual têm aumentado em redes sociais desde sua criação. Com abordagem qualitativa, e finalidade exploratória, explicativa, possui como recorte espacial a cidade de Morretes/PR, Brasil. Essa pesquisa visa responder: De que maneira o Tripadvisor interfere na experiência visual compartilhada no Instagram? Diante disso, objetivou-se: Compreender como o Tripadvisor influencia a experiência visual em compartilhamentos no Instagram; de modo específico, almejou-se: Analisar a influência do Tripadvisor no direcionamento do roteiro no destino. Analisar a semelhança entre os atrativos do Tripadvisor às suas respectivas reproduções e compartilhamentos no Instagram. Analisar a influência digital no Instagram através da similaridade fotográfica, em termos de composição e temática. Para isso contou-se com aportes da revisão bibliográfica, bibliométrica, pesquisa de campo não participante e netnográfica como pesquisa de gabinete, seguido pela adaptação da análise de conteúdo pautada ao visual. Essa pesquisa se justifica por seu desenho metodológico aproximar da seara turística temas como a virtualidade e as novas tecnologias. Dentre os resultados obtidos tem-se a proximidade entre o Tripadvisor e o Instagram, enaltecidos por um caminho preferido pelos turistas no destino confirmado através desses compartilhamentos fotográficos. Tal experiência visual reflete um "novo turista" caracterizado por seus compartilhamentos virtuais, que ao saber quais são os trajetos e os atrativos mais visuais no destino, busca ampliar seus níveis de satisfação, bem como por contribuir como o aumento no fluxo turístico oriundo dessa divulgação social, visto que turistas e visitantes se tornarão os principais agentes divulgadores do destino no papel de Digital Influencer. Palavras-chave: Turismo. Experiência Visual. Instagram. Tripadvisor. Morretes/PR - Brasil.Abstract: In the current situation, in which social dynamics are mediated on many fronts by technological advances, especially with the advent of the internet, this research investigated visual touristic experience as a common point in the exchange of information between Tripadvisor and Instagram through photo sharing, as consequence of the flow of information in a virtual environment having increased in social networks since its creation. With a qualitative approach and an exploratory and explanatory purpose, this research has spatial clipping, the city of Morretes/PR, Brazil. This research seeks to answer: How does Tripadvisor interfere with the visual experience shared on Instagram? To this end, the objectives are: To analyze the influence of Tripadvisor in directing the itinerary at the destination. To analyze the similarity between the attractions of the Tripadvisor and their respective reproductions and shares on Instagram. To analyze the digital influence on Instagram through photographic similarity in terms of composition and theme. Therefore, were made from bibliographic research, bibliometric research, non-participant field research and netnographic research, followed by the adaptation of the content analysis based on the visual. This research is justified by its methodological design to bring themes as virtuality and new technologies to the tourist area. Among the results obtained is the proximity between Tripadvisor and Instagram, highlight by a path preferred by tourists in the destination and confirmed by tourist shares. This visual experience reflects a "new tourist" characterized by your virtual shares, which, knowing the routes and the most visual attractions in the destination, seeks to increase their levels of satisfaction, as well as contributing to the increase in the tourist flow resulting from this promotion, as tourists and visitors will become the main disseminating agents of the destination in the role of Digital Influencer. Keywords: Tourism. Visual Experience. Instagram. Tripadvisor. Morretes/PR - Brazil182 p. : il. (algumas color.).application/pdfTurismo - Morretes (PR)Mídia socialComportamento do consumidorTurismoDigital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RODRIGO GUISSONI.pdfapplication/pdf12919523https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66392/1/R%20-%20D%20-%20RODRIGO%20GUISSONI.pdf9cc8a18059fd49ab40973b88e0ac557eMD51open access1884/663922020-04-22 16:01:29.345open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66392Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-22T19:01:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Digital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasil
title Digital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasil
spellingShingle Digital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasil
Guissoni, Rodrigo, 1983-
Turismo - Morretes (PR)
Mídia social
Comportamento do consumidor
Turismo
title_short Digital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasil
title_full Digital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasil
title_fullStr Digital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasil
title_full_unstemmed Digital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasil
title_sort Digital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasil
author Guissoni, Rodrigo, 1983-
author_facet Guissoni, Rodrigo, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv Guissoni, Rodrigo, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chemin, Marcelo, 1979-
contributor_str_mv Chemin, Marcelo, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo - Morretes (PR)
Mídia social
Comportamento do consumidor
Turismo
topic Turismo - Morretes (PR)
Mídia social
Comportamento do consumidor
Turismo
description Orientador: Prof. Dr. Marcelo Chemin
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-22T19:01:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-22T19:01:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66392
url https://hdl.handle.net/1884/66392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66392/1/R%20-%20D%20-%20RODRIGO%20GUISSONI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cc8a18059fd49ab40973b88e0ac557e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699551326371840