Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: D'Agostin, Aline
Orientador(a): Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/18256
Resumo: Orientador: Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_ac8441f684938d8642b6a462054f577c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/18256
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling D'Agostin, AlineUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2022-09-01T18:00:36Z2022-09-01T18:00:36Z2008https://hdl.handle.net/1884/18256Orientador: Nilson Marcos Dias GarciaInclui apendiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/12/2008Inclui bibliografiaResumo : Os documentos oficiais propõem a renovação curricular e inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, cuja importância para o ensino os inúmeros trabalhos sobre a temática não deixam dúvida. Apesar disso, não tem sido freqüente a inclusão desses temas e conteúdos nas atividades do Ensino Médio, conforme apontam as mesmas pesquisas. Tendo em vista tal fato, investigou-se se e como os professores de Física de rede pública de ensino do estado do Paraná respondem às solicitações dos documentos oficiais de inserir esses conteúdos no Ensino Médio. Considerando que recai sobre os professores a responsabilidade de selecionar os conteúdos aceitos pela cultura escolar e desempenhar o papel de um dos atores mais importantes do processo ensino-aprendizagem ao desenvolver esses conteúdos em sala de aula, esta pesquisa deu-lhes voz, buscando entender sobre as reais condições que eles enfrentam para tentar atender e cumprir o proposto nos documentos oficiais. Tomando como referência os conceitos de cultura escolar de Forquin e Alice Lopes, de transposição didática de Chevallard e os documentos norteadores oficiais, a pesquisa de campo foi construída a partir de uma sondagem inicial entre os professores de Física das escolas estaduais de Curitiba. Atendendo critérios previamente estabelecidos, foi possível selecionar os potenciais participantes na pesquisa, dentre os quais três se dispuseram a colaborar em um processo que demandou a elaboração de um plano de trabalho docente, a resposta a um questionário e a concessão de uma entrevista. Os resultados mostraram, dentre outros aspectos, que os professores se sentem inseguros para ensinar sobre Física Moderna e Contemporânea por não terem conhecimento suficiente sobre a temática, apontando para sua formação inadequada tanto nos cursos de Licenciatura quanto nas oportunidades de formação continuada, contrastando com o indicado nos trabalhos de pesquisa que mostram que os alunos têm maturidade para aprender sobre essa temática e indicam que para que a mudança de fato ocorra em sala de aula é preciso dar condições e subsídios para que os professores tenham conhecimento sobre os assuntos, sintam-se confiantes para ensinar e possam assim contribuir para a renovação curricular de Física solicitada nos documentos oficiais.vi, 104 f.application/pdfDisponível em formato digitalFísica - CurriculoEnsino médio - CurriculosEducaçãoFísica moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao final 20090314.pdfapplication/pdf814234https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/1/Dissertacao%20final%2020090314.pdf10e488bc33b68a6247c57ecb58c86241MD51open accessTEXTDissertacao final 20090314.pdf.txtExtracted Texttext/plain252661https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/2/Dissertacao%20final%2020090314.pdf.txt658b8807ef3ad25f7ec31fff62510ed6MD52open accessTHUMBNAILDissertacao final 20090314.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/3/Dissertacao%20final%2020090314.pdf.jpg310db08cdac77724cdb81b52670ead5fMD53open access1884/182562022-09-01 15:00:36.558open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/18256Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T18:00:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio
title Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio
spellingShingle Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio
D'Agostin, Aline
Física - Curriculo
Ensino médio - Curriculos
Educação
title_short Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio
title_full Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio
title_fullStr Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio
title_full_unstemmed Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio
title_sort Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio
author D'Agostin, Aline
author_facet D'Agostin, Aline
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Agostin, Aline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Curriculo
Ensino médio - Curriculos
Educação
topic Física - Curriculo
Ensino médio - Curriculos
Educação
description Orientador: Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T18:00:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-01T18:00:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/18256
url https://hdl.handle.net/1884/18256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 104 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/1/Dissertacao%20final%2020090314.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/2/Dissertacao%20final%2020090314.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/3/Dissertacao%20final%2020090314.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 10e488bc33b68a6247c57ecb58c86241
658b8807ef3ad25f7ec31fff62510ed6
310db08cdac77724cdb81b52670ead5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699644520660992