O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Costa, Regina Célia Gradowski Farias da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/33824
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello
id UFPR_adfc96fb699631e8bbd39fc912b023a3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33824
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Costa, Regina Célia Gradowski Farias daBolsanello, Maria AugustaSilva, Maria de Fátima Minetto CaldeiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-01T17:33:32Z2020-10-01T17:33:32Z2013https://hdl.handle.net/1884/33824Orientadora: Profª Drª Maria Augusta BolsanelloCo-orientadora: Profª Drª Maria de Fátima MinettoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/09/2013Bibliografia: f. 79-94Resumo: O presente trabalho visa investigar o estado do conhecimento sobre a Estimulação Precoce no conjunto das teses e dissertações brasileira no recorte de tempo de 2000 a 2011, por meio de seus resumos. Foram selecionadas 22 pesquisas, sendo que destas, 18 são dissertações de mestrado e quatro são teses de doutorado. A investigação visou elencar, descrever, compreender, explicar e analisar os rumos das políticas e dos serviços de estimulação precoce, identificando o percurso percorrido pelos autores a respeito do tema. O estudo configura-se por seu caráter investigativo e bibliográfico numa abordagem de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental. Para análise dos dados coletados nas pesquisas mapeadas foram elaboradas oito categorias e analisadas separadamente. A pesquisa procura respostas para as indagações cotidianas, tentando conduzir a uma síntese integrativa por meio do estado do conhecimento da Estimulação Precoce, sistematizando os dados obtidos na produção acadêmica brasileira. A investigação demonstra novas possibilidades e tendências, revelando enfoques e perspectivas referentes à essas temáticas e fornecendo subsídios para a geração de práticas de atendimento mais competentes e eficazes neste campo de estudo.Abstract: The present work aims at investigating the Early Stimulation status of knowledge through examining a set of abstracts of Brazilian theses and dissertations in the period of time between 2000 and 2011. The work selected 22 researches, 18 master's degree dissertations and four doctorate theses. Our investigation aimed at listing, describing, understanding, explaining and analyzing early stimulation service and policy directions through identifying the path followed by the authors concerning the present theme. The present study is investigative, bibliographic and qualitative. Data collection was carried out through document analysis. The analysis of data collected by the mapped research comprised the elaboration of eight categories, which were analyzed separately. The research seeks answers to daily questions and leads to an integrate synthesis through the Early Stimulation status of knowledge, by systematizing the available data collected from the Brazilian academic production. The research results show new possibilities and trends revealing approaches and perspectives concerning these themes and providing inputs towards generating more competent and efficient attendance practices, in the study field.123 f. : il. algumas color. , tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoCrianças - DesenvolvimentoEducação especialEducaçãoO estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - REGINA CELIA GRADOWSKI FARIAS DA COSTA.pdfapplication/pdf682614https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33824/1/R%20-%20D%20-%20REGINA%20CELIA%20GRADOWSKI%20FARIAS%20DA%20COSTA.pdf2dc485890d924ee50960ed0cddc47a30MD51open accessTEXTR - D - REGINA CELIA GRADOWSKI FARIAS DA COSTA.pdf.txtExtracted Texttext/plain264790https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33824/2/R%20-%20D%20-%20REGINA%20CELIA%20GRADOWSKI%20FARIAS%20DA%20COSTA.pdf.txt443d0a94417646cc9e571866ce739779MD52open accessTHUMBNAILR - D - REGINA CELIA GRADOWSKI FARIAS DA COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33824/3/R%20-%20D%20-%20REGINA%20CELIA%20GRADOWSKI%20FARIAS%20DA%20COSTA.pdf.jpgfdd4ce98d489fbc3ef0963a3ed63e2ceMD53open access1884/338242020-10-01 14:33:32.151open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33824Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-01T17:33:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011
title O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011
spellingShingle O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011
Costa, Regina Célia Gradowski Farias da
Dissertações - Educação
Crianças - Desenvolvimento
Educação especial
Educação
title_short O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011
title_full O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011
title_fullStr O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011
title_full_unstemmed O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011
title_sort O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011
author Costa, Regina Célia Gradowski Farias da
author_facet Costa, Regina Célia Gradowski Farias da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bolsanello, Maria Augusta
Silva, Maria de Fátima Minetto Caldeira
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Regina Célia Gradowski Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Crianças - Desenvolvimento
Educação especial
Educação
topic Dissertações - Educação
Crianças - Desenvolvimento
Educação especial
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-01T17:33:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-01T17:33:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33824
url https://hdl.handle.net/1884/33824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f. : il. algumas color. , tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33824/1/R%20-%20D%20-%20REGINA%20CELIA%20GRADOWSKI%20FARIAS%20DA%20COSTA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33824/2/R%20-%20D%20-%20REGINA%20CELIA%20GRADOWSKI%20FARIAS%20DA%20COSTA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33824/3/R%20-%20D%20-%20REGINA%20CELIA%20GRADOWSKI%20FARIAS%20DA%20COSTA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2dc485890d924ee50960ed0cddc47a30
443d0a94417646cc9e571866ce739779
fdd4ce98d489fbc3ef0963a3ed63e2ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699679566168064