Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Freitas, Rosiane Correia de
Orientador(a): Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/29710
Resumo: Orientador: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
id UFPR_b4f20a5766fce6548971b721d6d8799c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29710
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Freitas, Rosiane Correia deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-2022-08-31T18:25:52Z2022-08-31T18:25:52Z2006https://hdl.handle.net/1884/29710Orientador: Rosa Maria Cardoso Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaResumo: Relato e análise da realização de um projeto de criação de blog na escola. Ao tentar estimular o uso da internet na sala de aula a pesquisa mostra que mais do que empecilhos técnicos, uma iniciativa dessas encontra o "medo de estragar a máquina" e a falta de diálogo como principais obstáculos à sua realização. Uma análise da história do computador aponta para a simplificação da sua interface, permitindo que o leigo seja auto-suficiente num ambiente antes reservado apenas aos versados na tecnologia. A pesquisa também contesta a necessidade de se investir em cursos de qualificação na área da informática para professores e propõe a viabilização de tempo e estrutura para que o docente possa usar e se apropriar do computador. Os dados levantados pelas autoras também apontam para a necessidade da escola se assumir como espaço de inclusão digital, já que ela consegue cumprir essa função sem alterar suas atividades principais. A grande massa de pessoas que não possuem acesso ao computador, nem a internet contrasta com as cerca de 55 milhões de estudantes atendidos pela rede de escolasdo Ensino Básico no Brasil. Esse público poderia ser facilmente incluído digitalmente caso as escolas se propusessem a abrir seus laboratórios para uso dos alunos e professores, contribuindo assim para a formação de ambos os grupos.95 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalInternet na educaçãoEducaçãoDiálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSIANE CORREIA DE FREITAS.pdfapplication/pdf628949https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29710/1/R%20-%20D%20-%20ROSIANE%20CORREIA%20DE%20FREITAS.pdf1a3656972434bd196567129ed724c897MD51open access1884/297102022-08-31 15:25:52.995open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29710Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-31T18:25:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola
title Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola
spellingShingle Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola
Freitas, Rosiane Correia de
Internet na educação
Educação
title_short Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola
title_full Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola
title_fullStr Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola
title_full_unstemmed Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola
title_sort Diálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escola
author Freitas, Rosiane Correia de
author_facet Freitas, Rosiane Correia de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rosiane Correia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
contributor_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Internet na educação
Educação
topic Internet na educação
Educação
description Orientador: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-31T18:25:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-31T18:25:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29710
url https://hdl.handle.net/1884/29710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29710/1/R%20-%20D%20-%20ROSIANE%20CORREIA%20DE%20FREITAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a3656972434bd196567129ed724c897
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699618672214016