Processos didáticos com abordagem do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para uma educação matemática inclusiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Stellfeld, Janaina Zanon Roberto
Orientador(a): Góes, Anderson Roges Teixeira, 1979-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/85813
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoGóes, Anderson Roges Teixeira, 1979-Stellfeld, Janaina Zanon Roberto2024-01-12T18:39:25Z2024-01-12T18:39:25Z2023https://hdl.handle.net/1884/85813Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira GóesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 03/10/2023Inclui referênciasResumo: Apesar das normativas que discutem a inclusão, garantindo o acesso e a escolarização sem distinção, inclusiva, com equidade e diferentes oportunidades de aprendizagens, tem sido desafiadora nas escolas a efetivação desses direitos aos estudantes e professores; é preciso ir além de documentos e pareceres e sentir-se pertencente ao ambiente escolar. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar processos didáticos com abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. Na fundamentação teórica e metodológica, busca-se compreender a Matemática na perspectiva inclusiva (SILVA; DÍAZ-URDANETA 2021; NOGUEIRA, et al. 2020; VIANA; MANRIQUE, 2019; MANRIQUE, et al. 2016; KRANZ, 2015); processos didáticos de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) (VELASCO; BARBOSA, 2022; BACHMANN, 2020; DIÓRIO, 2020; RIBEIRO, 2019); possibilidades de inclusão na perspectiva do Desenho Universal (COSTA; GÓES, 2022; ABNT, 2020; CARLETTO; CAMBIAGHI, 2007); possibilidades de inclusão na abordagem do DUA (SEBASTIÁN-HEREDERO, 2020; PRAIS, 2020; CAST, 2018; ZERBATO; MENDES, 2018). Também foi realizada uma revisão sistemática e integrativa (COSTA; ZOLTOWSKI 2014), com vistas a compreender as publicações correlacionadas ao tema e tecer relações com toda a pesquisa. Por meio do retorno e análise das publicações, evidencia-se que a utilização da abordagem do DUA no Brasil ainda é recente, principalmente no ensino da Matemática, justificando a relevância desta pesquisa de dissertação. Para a metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al. 2013), com processos didáticos aplicadas a 36 participantes, crianças na faixa etária de 6 a 10 anos, de uma turma do 3º ano do EF, em uma escola da rede municipal de Araucária (PR). Foram organizados 19 encontros, totalizando 32 horas-aula de Matemática e aplicação de 16 atividades práticas. Para a coleta das produções para as análises das observações e embasamento teórico optou-se pela triangulação de dados (TUZZO; BRAGA, 2016). Ainda, foram confrontados os diálogos e situações ocorridos no contato com os estudantes, permitindo afirmar até o momento que um planejamento pautado no desenvolvimento de atividades de matemática inclusiva embasada pelo DUA tornou o conhecimento acessível a todos os estudantes, especialmente àqueles que apresentaram maiores dificuldades de aprendizagem. Assim, o planejamento pode contribuir de maneira impactante na interação e na acessibilidade de diversos saberes, evidenciando a importância dos conhecimentos matemáticos nesse processoAbstract: Despite the rules that discuss inclusion, guaranteeing access and schooling without distinction, inclusive, with equity and different learning opportunities, it has been challenging in schools to put these rights into effect for students and teachers; it is necessary to go beyond documents and opinions and feel belonging to the school environment. The general objective of this research is to analyze didactic processes with a Universal Design for Learning (UDL) approach from the perspective of inclusive mathematics education. In the theoretical and methodological foundation, we seek to understand Mathematics from an inclusive perspective (SILVA;DÍAZ-URDANETA, 2021; NOGUEIRA, et al. 2020; VIANA; MANRIQUE, 2019; MANRIQUE, et al. 2016; KRANZ, 2015); didactic processes of Mathematics in the early years of Elementary School (VELASCO; BARBOSA, 2022; BACHMANN, 2020; DIÓRIO, 2020; RIBEIRO, 2019); possibilities of inclusion from the perspective of Universal Design (COSTA; GÓES, 2022; ABNT, 2020; CARLETTO; CAMBIAGHI, 2007); possibilities of inclusion in the DUA approach (SEBASTIÁN-HEREDERO, 2020; PRAIS, 2020; CAST, 2018; ZERBATO; MENDES, 2018). A systematic and integrative review was also carried out (COSTA; ZOLTOWSKI 2014), in order to understand the publications correlated to the theme and weave relationships with all the research. Through the return and analysis of the publications, it is evident that the use of the UDL approach in Brazil is still recent, mainly in the teaching of Mathematics, justifying the relevance of this dissertation research. For the methodology, a research with a qualitative approach was developed (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), of the pedagogical intervention type (DAMIANI et al. 2013), with didactic processes applied to 36 participants, children aged 6 to 10 years, of a class of the 3rd year of Elementary School I, in a school of the municipal network of Araucária (PR). Nineteen meetings were organized, totaling 32 class-hours in Mathematics and application of 16 practical activities. For the collection of productions for the analysis of observations and theoretical basis, data triangulation was chosen (TUZZO; BRAGA, 2016). Still, the dialogues and situations that occurred in contact with the students were confronted, allowing us to state that a planning based on the development of inclusive mathematics activities based on the DUA made knowledge accessible to all students, especially those who had greater difficulties in learning. learning. Thus, planning can significantly contribute to the interaction and accessibility of different types of knowledge, highlighting the importance of mathematical knowledge in this process1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoDesenho universalEducação inclusivaEnsino fundamentalProcessos didáticos com abordagem do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para uma educação matemática inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JANAINA ZANON ROBERTO STELLFELD.pdfapplication/pdf6532668https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85813/1/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20ZANON%20ROBERTO%20STELLFELD.pdf4c66e6706fcd281b6b53e148f577c380MD51open access1884/858132024-01-12 15:39:25.895open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85813Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-12T18:39:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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