Associação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Ferreira, Camila Lopes, 1977-
Orientador(a): Gasparotto, Guilherme da Silva, 1984-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/73489
Resumo: Orientador: Guilherme da Silva Gasparotto
id UFPR_c11a62c0d80cabab6c899728ed9fc06a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73489
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Ferreira, Camila Lopes, 1977-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGasparotto, Guilherme da Silva, 1984-2022-02-21T14:31:00Z2022-02-21T14:31:00Z2021https://hdl.handle.net/1884/73489Orientador: Guilherme da Silva GasparottoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/11/2021Inclui referências: p. 48-55Resumo: O objetivo do estudo foi verificar a relação da prática de dança com o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática entre estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental dos participantes da oficina de dança do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno de Balneário Camboriú/SC. A pesquisa foi dividida em duas partes, sendo uma de revisão bibliográfica que se propôs a verificar o estado da arte de publicações em artigos que versaram sobre a associação da dança com o desempenho escolar de estudantes. A outra etapa da pesquisa foi desenvolvida a partir de estudo de campo com estudantes participantes e não participantes de projeto escolar de dança. O desempenho escolar foi medido por meio das notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática, por se tratar de estudantes de 1º ao 4º anos, sendo estas disciplinas a base de leitura, escrita e raciocínio lógico. A coleta de dados se deu de forma retrospectiva, por meio de documentos de registro dos estudantes, da secretaria da escola e virtualmente. Assim, foi necessário acessar os dados existentes no sistema, no que se refere ao desempenho escolar, por meio das notas do ano letivo de 2019 nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A amostra foi composta por 444 estudantes e resultados importantes foram constatados por meio deste estudo, como a comparação do desempenho escolar entre participantes e não participantes do projeto de dança, a análise de correlação entre a participação em projetos com o desempenho escolar: 13,1% participaram do projeto de dança, 68,4% vivem com ambos os genitores, 4,3% recebem o bolsa família, e 4,7% são estrangeiras. A comparação da média do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática entre participantes e não participantes do projeto foi 82,6 ± 11,2 em Língua Portuguesa e 83,3 ± 12,4 em Matemática para as participantes do projeto, e 77,1 ±12,6 em Língua Portuguesa e 79,2 ±13,4 em Matemática para as não participantes do projeto. O modelo de regressão linear constituído pelos fatores: participação no projeto de dança, idade, responsável com quem vive, recebimento de Bolsa Família e nacionalidade foi significativamente preditor do desempenho em Língua Portuguesa com os seguintes parâmetros: R = 0,25; R2 = 0,063; p<0,05. O modelo de regressão constituído pelos fatores: participação no projeto de dança, idade, responsável com quem vive, recebimento de Bolsa Família e nacionalidade foi significativamente preditor do desempenho em Matemática com os seguintes parâmetros: R = 0,21; R2 = 0,042; p<0,05. A prática da dança dentro da escola parece ser promissora no auxílio ao desenvolvimento escolar. Com os resultados, a intenção não é impor um método, mas sugerir programas, orientações curriculares e práticas diversas tendo em sua base os achados mais robustos das pesquisas científicas.Abstract: The aim of the study was to verify the relationship between dance practice and school performance in Portuguese and Mathematics among students from the early years of elementary school participating in the dance workshop at the Educational Center for Assistance in the Contraturno of Balneário Camboriú. The research was divided into two parts, one being a bibliographic review that aimed to verify the state of the art of publications on articles that dealt with the association of dance with students' school performance. The other stage of the research was developed from a field study with participating and non-participating students in a school dance project. School performance was measured through grades obtained in Portuguese and Mathematics, as they are students from 1st to 4th grades, these subjects being the basis of reading, writing and logical reasoning. Data collection took place retrospectively, through student registration documents, the school secretariat and virtually. Thus, it was necessary to access the data existing in the system, with regard to school performance, in the grades of the 2019 academic year in the subjects of Portuguese Language and Mathematics. The sample consisted of 444 students and important results were found through this study, such as the comparison of school performance between participants and non-participants of the dance project, the correlation analysis between participation in projects with school performance: 13.1 % are participants in the dance project, 68.4% live with both parents, 4.3% receive the Bolsa Família, and 4.7% are foreigners. The comparison of the average school performance in Portuguese Language and Mathematics between participants and non-participants in the project was 82.6 ± 11.2 in Portuguese and 83.3 ± 12.4 in Mathematics for the participants of the project, and 77.1 ± 12.6 in Portuguese and 79.2 ± 13.4 in Mathematics for non-project participants. The linear regression model constituted by the factors: participation in the dance project, age, responsible person with whom they live, receiving Bolsa Família and nationality was a significant predictor of performance in Portuguese with the following parameters: R = 0.25; R2 = 0.063; p<0.05. The regression model constituted by the factors: participation in the dance project, age, responsible person with whom they live, receiving Bolsa Família and nationality was a significant predictor of performance in Mathematics with the following parameters: R = 0.21; R2 = 0.042; p<0.05. The practice of dance within the school seems to be promising in aiding school development. With the results, the intention is not to impose a method, but to suggest programs, curricular guidelines and diverse practices that are always based on the most robust findings of scientific research.1 arquivo (62 p.) : PDF.application/pdfDança na educaçãoEnsino fundamentalEstudantes - AprendizagemRendimento escolarDesempenho nas criançasEducaçãoAssociação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMILA LOPES FERREIRA PROVENZANO.pdfapplication/pdf4462420https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73489/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20LOPES%20FERREIRA%20PROVENZANO.pdf6f8ef38dcce26c45880be5a18445b064MD51open access1884/734892022-02-21 11:31:00.553open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73489Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-21T14:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Associação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title Associação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Associação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Ferreira, Camila Lopes, 1977-
Dança na educação
Ensino fundamental
Estudantes - Aprendizagem
Rendimento escolar
Desempenho nas crianças
Educação
title_short Associação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Associação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Associação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Associação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Associação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
author Ferreira, Camila Lopes, 1977-
author_facet Ferreira, Camila Lopes, 1977-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Camila Lopes, 1977-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gasparotto, Guilherme da Silva, 1984-
contributor_str_mv Gasparotto, Guilherme da Silva, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Dança na educação
Ensino fundamental
Estudantes - Aprendizagem
Rendimento escolar
Desempenho nas crianças
Educação
topic Dança na educação
Ensino fundamental
Estudantes - Aprendizagem
Rendimento escolar
Desempenho nas crianças
Educação
description Orientador: Guilherme da Silva Gasparotto
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T14:31:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T14:31:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73489
url https://hdl.handle.net/1884/73489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (62 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73489/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20LOPES%20FERREIRA%20PROVENZANO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f8ef38dcce26c45880be5a18445b064
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438313104801792