Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Pescarolo, Joyce Kelly, 1975-
Orientador(a): Moraes, Pedro Rodolfo Bodê de, 1960-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/64051
Resumo: Orientador: Prof. Dr Pedro Rodolfo Bodê de Moraes
id UFPR_c33d80f0e0bf46a6dfd30e1e2ea2c366
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64051
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Pescarolo, Joyce Kelly, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaMoraes, Pedro Rodolfo Bodê de, 1960-2019-10-25T11:30:48Z2019-10-25T11:30:48Z2014https://hdl.handle.net/1884/64051Orientador: Prof. Dr Pedro Rodolfo Bodê de MoraesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 25/04/2014Inclui referências: p. 213-225Resumo: A democratização do acesso ao ensino, que no Brasil se acelera a partir dos anos 70, veio acompanhada de uma intensa precarização da educação, precarização essa gerada por aquilo que entendemos ser uma demissão do Estado da sua função e compromisso com a educação. Além da precarização, a demissão do Estado também teve efeitos sobre aquilo que chamarei de deserção docente. Os professores parecem ter desertado da função e da escola, muito impactados, obviamente, por toda precariedade objetiva e subjetiva de que são cercados. Essa discussão compreenderia a primeira parte da tese. Na segunda parte, a discussão se organiza em torno de alguns fatores associados a essa precarização e à deserção docente. Esses fatores foram elencados a partir de uma extensa pesquisa de campo que possibilitou estabelecer relações bastante sólidas entre eles e a questão da demissão do Estado, da precarização da educação e da deserção docente. Tais fatores são percebidos como sendo efeitos perversos ou adversos das questões acima elencadas, a saber: o declínio da autoridade docente, que se debate entre modelos mais autoritários e posturas permissivas e incoerentes a desvalorização dos diplomas escolares, o desengajamento dos alunos da causa escolar, a desvalorização da cultura e dos hábitos dos alunos e de suas famílias, que são fortemente vistas como desestruturadas e inadequadas para a cultura escolar, o fracasso escolar e a culpabilização dos alunos e de suas famílias por esse fracasso e por fim, duas questões que parecem estar claramente relacionadas com a incapacidade docente de lidar as crianças e jovens que povoam a escola nos dias de hoje. Uma delas é patologização e medicalização da infância e a outra é a criminalização da juventude e dos comportamentos a ela associados. Palavras chave: demissão do Estado, precarização da educação, deserção docente, declínio da autoridade docente e fracasso escolar.Abstract: The democratization of access to education, which accelerated in Brazil since the 1970s, was accompanied by an intense precariousness of education, a precariousness that is generated by what we consider to be a resignation of the State from its function and commitment to education. In addition to the precariousness, the resignation of the state also had effects on what I will call teacher dropout. The teachers seem to have deserted the function and the school, greatly impacted, obviously, by all the objective and subjective precariousness of which they are surrounded. This discussion would comprise the first part of the thesis. In the second part, the discussion is organized around some factors associated with this precariousness and teacher desertion. These factors were listed based on an extensive field research that made it possible to establish very solid relations between them and the issue of State dismissal, precarious education and teacher desertion. These factors are perceived as perverse or adverse effects of the issues listed above, namely: the decline of the teaching authority, which is debated between more authoritarian models and permissive and incoherent positions, the devaluation of school diplomas, the disengagement of students from school, the devaluation of the culture and habits of pupils and their families, which are strongly seen as unstructured and unsuitable for school culture, school failure and the blame of pupils and their families for this failure and finally two issues that seem to be clearly related to the inability of teachers to deal with the children and young people who populate the school these days. One is the pathologization and medicalization of childhood and the other is the criminalization of youth and the behaviors associated with it. Keywords: dismissal of the State, precariousness of education, teacher desertion,decline of teaching authority and school failure.226 p.application/pdfEducação - Aspectos sociais - BrasilProfessores - Condições de trabalhoSociologia da educacaoSociologiaProblemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOYCE KELLY PESCAROLO.pdfapplication/pdf2635586https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64051/1/R%20-%20T%20-%20JOYCE%20KELLY%20PESCAROLO.pdfeb19a5013946951cde4ab177fa6b623dMD51open access1884/640512019-10-25 08:30:48.789open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64051Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-25T11:30:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente
title Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente
spellingShingle Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente
Pescarolo, Joyce Kelly, 1975-
Educação - Aspectos sociais - Brasil
Professores - Condições de trabalho
Sociologia da educacao
Sociologia
title_short Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente
title_full Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente
title_fullStr Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente
title_full_unstemmed Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente
title_sort Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente
author Pescarolo, Joyce Kelly, 1975-
author_facet Pescarolo, Joyce Kelly, 1975-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pescarolo, Joyce Kelly, 1975-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Pedro Rodolfo Bodê de, 1960-
contributor_str_mv Moraes, Pedro Rodolfo Bodê de, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Aspectos sociais - Brasil
Professores - Condições de trabalho
Sociologia da educacao
Sociologia
topic Educação - Aspectos sociais - Brasil
Professores - Condições de trabalho
Sociologia da educacao
Sociologia
description Orientador: Prof. Dr Pedro Rodolfo Bodê de Moraes
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-25T11:30:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-25T11:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64051
url https://hdl.handle.net/1884/64051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 226 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64051/1/R%20-%20T%20-%20JOYCE%20KELLY%20PESCAROLO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb19a5013946951cde4ab177fa6b623d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699675395981312