A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Dias, Marta de Moura Nunes, 1979-
Orientador(a): Luz, Araci Asinelli da, 1948-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/77825
Resumo: Orientadora: Profa. Drª. Araci Asineli-Luz
id UFPR_c76ac22adfd3fc43b708f9c922c26604
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77825
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Dias, Marta de Moura Nunes, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-08-25T20:19:50Z2022-08-25T20:19:50Z2022https://hdl.handle.net/1884/77825Orientadora: Profa. Drª. Araci Asineli-LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 25/02/2022Inclui referênciasResumo: O direito à Educação é assegurado na Constituição de 1988 abrangendo desde a Etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio. Muitas são as normativas e os documentos que sucedem a Constituição no sentido de esclarecer e assegurar cada vez mais esse direito. O último deles, de abrangência nacional é a Base Nacional Comum Curricular que tem por objetivo orientar os currículos locais para a organização do trabalho pedagógico contemplando todas as suas etapas. Embora haja um esforço no sentido de entender a Educação Infantil como uma etapa única, historicamente é marcada por alternar o cuidado para as crianças menores e a preparação ou compensação para as crianças maiores, prestes a ingressar no ensino fundamental. A chegada da BNCC deixa para os professores a tarefa de aplicá-la, contemplando-a em sua prática de modo a assegurar a intencionalidade educativa. Essa pesquisa foi realizada com dez professoras da pré-escola (crianças de 4 e 5 anos de idade) com o objetivo de compreender como contemplam a normativa em sua prática, conciliando-a com os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação visando o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Por buscar um aprofundamento nas questões propostas bem como conhecer detalhadamente os dados, a pesquisa se apresenta como qualitativa exploratória e usou como instrumentos de produção de dados os questionários e o grupo focal. Para a análise de dados foi utilizado a metodologia dos Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella (2006, 2013) justamente pelo interesse em encontrar as significações que produzem os sentidos demonstrados pelos professores a respeito do tema. Para auxiliar no aparato teórico, lançou-se mão de autores como Gatti (1992, 1996, 2003, 2017), Tardif (2014, 2000), Freire (2011), Vygotsky (1994), entre outros. Os resultados encontrados demonstram que os professores contemplam a BNCC em sua prática mantendo a intencionalidade educativa de forma permanente, se apoiando em seus conhecimentos teóricos e práticos fundamentados no respeito pelas crianças. Em relação aos cursos de formação, sentem que trazem apenas respostas parciais além de silenciarem sua experiência. No intuito de qualificar a educação perseveram na implementação daqueles pontos que julgam importantes para o desenvolvimento das crianças através de uma amálgama entre os saberes já construídos e os que ainda estão aprendendo. Para as muitas questões que ficam sem respostas nos cursos de formação dos quais participam por trazerem somente respostas parciais, não se rendem a esse cenário, buscando obter mais conhecimento através de estudos individuais, ainda que estes aconteçam de forma lenta devido a demanda de trabalho e à falta de clareza do que se espera de suas ações. Para maior esclarecimento do tema, propõe-se outras investigações no sentido de mensurar o aprofundamento dos professores em relação aos conhecimentos que fundamentam a sua prática e a validação e valorização do saber docente já constituído.Abstract: The right to education is guaranteed in the 1988 Constitution, covering from the Early Childhood Education stage to High School. There are many regulations and documents that succeed the Constitution in order to increasingly clarify and ensure this right. The last one, of national scope, is the National Curricular Common Base, which aims to guide local curricula for the organization of pedagogical work, covering all its stages. Although there is an effort to understand Early Childhood Education as a single stage, historically it is marked by alternating care for younger children and preparation or compensation for older children, about to enter elementary school. The arrival of the BNCC leaves the task of applying it to teachers, contemplating it in their practice in order to ensure educational intentionality. This research was carried out with ten preschool teachers (children aged 4 and 5 years old) with the objective of understanding how they contemplate the regulation in their practice, reconciling it with the knowledge acquired during their training, aiming at the development and children's learning. As it seeks to deepen the proposed questions as well as to know the data in detail, the research presents itself as exploratory qualitative and used questionnaires and the focus group as data production instruments. For data analysis, Aguiar and Ozella's (2006, 2013) methodology was used, precisely because of the interest in finding the meanings that produce the meanings demonstrated by teachers on the subject. To assist in the theoretical apparatus, authors such as Gatti (1992, 1996, 2003, 2017), Tardif (2014, 2000), Freire (2011), Vygotsky (1994), among others, were used. The results found show that teachers contemplate the BNCC in their practice, maintaining the educational intention permanently, relying on their theoretical and practical knowledge based on respect for children. In relation to training courses, they feel that they only bring partial answers in addition to silencing their experience. In order to qualify education, they persevere in the implementation of those points that they deem important for the development of children through an amalgamation between the knowledge already built and those who are still learning. For the many questions that remain unanswered in the training courses in which they participate because they only provide partial answers, they do not surrender to this scenario, seeking to obtain more knowledge through individual studies, even if these happen slowly due to the demand for work and the lack of clarity of what is expected of their actions. For further clarification of the subject, further investigations are proposed in order to measure the depth of teachers in relation to the knowledge that underlies their practice and the validation and appreciation of the teaching knowledge already constituted.Resumen: El derecho a la educación está garantizado en la Constitución de 1988, abarcando desde la etapa de Educación Infantil hasta la Educación Secundaria. Son muchas las normas y documentos que suceden a la Constitución con el fin de aclarar y garantizar cada vez más este derecho. El último, de alcance nacional, es la Base Común Curricular Nacional, que tiene como objetivo orientar los currículos locales para la organización del trabajo pedagógico, abarcando todas sus etapas. Si bien existe un esfuerzo por entender la Educación Infantil como una sola etapa, históricamente está marcada por la alternancia del cuidado de los niños más pequeños y la preparación o compensación de los niños mayores, próximos a ingresar a la escuela primaria. La llegada de la BNCC deja la tarea de aplicarla a los docentes, contemplándola en su práctica para asegurar la intencionalidad educativa. Esta investigación fue realizada con diez maestras de preescolar (niños de 4 y 5 años) con el objetivo de comprender cómo contemplan la regulación en su práctica, conciliando con los conocimientos adquiridos durante su formación, visando el desarrollo y aprendizaje de los niños. Como busca profundizar en las preguntas propuestas, así como conocer los datos en detalle, la investigación se presenta como exploratoria cualitativa y utilizó cuestionarios y el grupo focal como instrumentos de producción de datos. Para el análisis de los datos se utilizó la metodología de Aguiar y Ozella (2006, 2013), precisamente por el interés de encontrar los significados que producen los significados demostrados por los docentes sobre el tema. Para auxiliar en el aparato teórico se utilizaron autores como Gatti (1992, 1996, 2003, 2017), Tardif (2014, 2000), Freire (2011), Vygotsky (1994), entre otros. Los resultados encontrados muestran que los docentes contemplan la BNCC en su práctica, manteniendo la intención educativa de forma permanente, apoyándose en sus conocimientos teóricos y prácticos basados en el respeto a los niños. En relación a los cursos de formación, sienten que solo aportan respuestas parciales además de silenciar su experiencia. Para cualificar la educación, perseveran en la implementación de aquellos puntos que consideran importantes para el desarrollo de los niños a través de una amalgama entre los conocimientos ya construidos y los que aún están aprendiendo. Por las muchas preguntas que quedan sin respuesta en los cursos de formación en los que participan porque solo dan respuestas parciales, no se rinden a este escenario, buscando obtener más conocimientos a través de estudios individuales, aunque estos sucedan lentamente debido a la demanda de trabajo. y la falta de claridad de lo que se espera de sus acciones. Para mayor esclarecimiento del tema, se proponen más investigaciones con el fin de medir la profundidad de los docentes en relación al saber que fundamenta su práctica y la validación y valorización del saber docente ya constituido.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação e EstadoEducação - CurriculosProfessores de educação pré-escolarProfessores - FormaçãoPrática docenteEducaçãoA implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARTA DE MOURA NUNES DIAS.pdfapplication/pdf1580531https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77825/1/R%20-%20D%20-%20MARTA%20DE%20MOURA%20NUNES%20DIAS.pdf7a3c97b54c0e5f2193425d80bdca97b6MD51open access1884/778252022-08-25 17:19:50.17open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77825Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-25T20:19:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
title A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
spellingShingle A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
Dias, Marta de Moura Nunes, 1979-
Educação e Estado
Educação - Curriculos
Professores de educação pré-escolar
Professores - Formação
Prática docente
Educação
title_short A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
title_full A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
title_fullStr A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
title_full_unstemmed A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
title_sort A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
author Dias, Marta de Moura Nunes, 1979-
author_facet Dias, Marta de Moura Nunes, 1979-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Marta de Moura Nunes, 1979-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
contributor_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Educação - Curriculos
Professores de educação pré-escolar
Professores - Formação
Prática docente
Educação
topic Educação e Estado
Educação - Curriculos
Professores de educação pré-escolar
Professores - Formação
Prática docente
Educação
description Orientadora: Profa. Drª. Araci Asineli-Luz
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-25T20:19:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-25T20:19:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77825
url https://hdl.handle.net/1884/77825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77825/1/R%20-%20D%20-%20MARTA%20DE%20MOURA%20NUNES%20DIAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a3c97b54c0e5f2193425d80bdca97b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699515972583424