De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Sczip, Rossano Rafaelle, 1976-
Orientador(a): Chaves, Edilson Aparecido, 1971-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/69247
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Edilson Aparecido Chaves
id UFPR_c877ea3ceb4992902c05e6d53f5e7be7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69247
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Sczip, Rossano Rafaelle, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaChaves, Edilson Aparecido, 1971-2021-01-18T22:52:57Z2021-01-18T22:52:57Z2020https://hdl.handle.net/1884/69247Orientador: Prof. Dr. Edilson Aparecido ChavesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 31/07/2020Inclui referências: p. 254-274Resumo: O presente trabalho aborda o Ensino de História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as disputas em torno da sua elaboração. Objetiva caracterizar os diversos setores envolvidos na sua construção bem como compreender o papel por eles desempenhado na definição do documento final, relacionando, dessa forma, os compromissos ideológicos presentes no documento com esses setores. Busca compreender como os conhecimentos selecionados podem representar interesses dos diferentes setores sociais em conflito. A partir dos referenciais de Ivor Goodson e Michael Apple, o presente trabalho considera o currículo como uma construção social edificado a partir do conflito entre os diversos grupos sociais que disputam, no momento de sua elaboração, aspirações e objetivos acerca da escolarização. Considera, também, o currículo como uma escolha ideológica, seletiva e produtora de hegemonia. Interessa aqui as lutas precedentes em torno da definição "pré-ativa" do currículo, pois é aqui que os interesses em disputa buscam definir os propósitos da educação e dar forma às disciplinas escolares. Partimos da hipótese de que a participação do setor privado na elaboração do currículo atende tão somente seus interesses quanto as aspirações e objetivos que atribuem a educação. Buscando perceber o conflito em torno da definição do currículo de História, investiga documentos que tratam da organização do ensino de História e seu currículo a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, fundamentalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). Elencamos como fontes as três versões da BNCC, os nove pareceres produzidos por "leitores críticos" à primeira versão disponíveis no site do Ministério da Educação, notas de entidades e opiniões de historiadores divulgadas pela imprensa corporativa. Foram selecionados pelos enunciados a respeito do ensino de História. A pesquisa utiliza como metodologia a análise de conteúdo para identificar nesse conjunto de fontes os diferentes enunciados a respeito do ensino de História em disputa no Brasil. A pesquisa identificou como principais setores envolvidos na consecução da atual Política de Currículo o setor empresarial, articulados em torno do Movimento Pela Base Nacional Comum e Todos Pela Educação, os "leitores críticos", a imprensa, membros do Conselho Nacional de Educação, associações de pesquisadores, entidades sindicais, além daqueles que contribuíram individualmente no site da BNCC. Concluímos que enquanto os agentes privados agiram para erigir seus interesses educacionais em Política de Estado, os pareceristas restringiram sua intervenção a questões específicas do ensino de História e dos conteúdos selecionais. Palavras chave: Ensino de História. Currículo. Base Nacional Comum Curricular. BNCC. Ensino Fundamental.Abstract: This master's thesis reports the Teaching of History in the Common Core State Standards (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) and the disputes over its elaboration. It aims to define the different social actors involved in its construction, as well as to understand the role they played in establishing the final document, thus relating the ideological commitments in the document to such actors. The research seeks to understand how the selected knowledge can represent interests of different social areas in conflict. From the assumptions present in the works of Ivor Goodson and Michael Apple, it considers the educational core as a social construction built from the conflict between the various social groups that disputed, at the time of its elaboration, aspirations and goals in education. Also considers the curriculum as an ideological, selective and hegemony-producing choice. The preceding struggles around the "pre-active" definition of the educational core area of interest, as this is where the interests at stake seek to define the purposes of education and shape school subjects. The initial hypothesis is that the part played by the private economical sector in the elaboration of the Common Core State Standard serves only its interests as well as the aspirations and objectives that they attribute to education. This research investigates documents that deal with the organization of History teaching and its core based on the 1996 Law of Educational Policies (Lei de Diretrizes e Bases - LDB), mainly the National Standard Core Policies (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN), and the Common Core State Standards for Elementary Education (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCN), in order to understand the conflict around the definition of the History educational core. Hence, we list three versions of the Common Core State Standards, the nine official opinions applied by reviewers to the first version available on the Ministry of Education website, notes from entities and the opinion of historians published by the independent press. They were selected from the outlines regarding the teaching of History. Moreover, this research uses as a method the content analysis to identify in this set of sources the different statements regarding the teaching of history in dispute in Brazil. This survey identified the business sector as the main area involved in the development of the current educational policies, which, on its turn, is articulated around the Movement for the Common Core State Standards and by the movement called "Todos pela Educação" (which may be translated as "All for Education"). Also involved were the reviewers, the press, the members of the National Education Council, research entities and labor unions, as well as individuals who contributed to the BNCC website. We conclude that, while the private agents acted to raise their educational interests throughout State Policies, the reviewers restricted their intervention to specific issues of the teaching of History and to the contents selected. Keywords: History teaching. Curriculum. Common Core State Standards. BNCC. Elementary Education.273 p. : il. (algumas color.).application/pdfHistóriaHistória (Ensino fundamental)Curriculos - PlanejamentoBase Nacional Comum CurricularDe quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSSANO RAFAELLE SCZIP.pdfapplication/pdf3214618https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69247/1/R%20-%20D%20-%20ROSSANO%20RAFAELLE%20SCZIP.pdff4664d128413071e6f9786662029df39MD51open access1884/692472021-01-18 19:52:57.268open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69247Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-18T22:52:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
title De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
Sczip, Rossano Rafaelle, 1976-
História
História (Ensino fundamental)
Curriculos - Planejamento
Base Nacional Comum Curricular
title_short De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
title_full De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
title_sort De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
author Sczip, Rossano Rafaelle, 1976-
author_facet Sczip, Rossano Rafaelle, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
dc.contributor.author.fl_str_mv Sczip, Rossano Rafaelle, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Edilson Aparecido, 1971-
contributor_str_mv Chaves, Edilson Aparecido, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv História
História (Ensino fundamental)
Curriculos - Planejamento
Base Nacional Comum Curricular
topic História
História (Ensino fundamental)
Curriculos - Planejamento
Base Nacional Comum Curricular
description Orientador: Prof. Dr. Edilson Aparecido Chaves
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-18T22:52:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-18T22:52:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69247
url https://hdl.handle.net/1884/69247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 273 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69247/1/R%20-%20D%20-%20ROSSANO%20RAFAELLE%20SCZIP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4664d128413071e6f9786662029df39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438278566805504