A (re)inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Pereira, Ires Aparecida Falcade 1967-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/65714
Resumo: Orientadora: Profª. Dra. Araci Asinelli Luz
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spelling Pereira, Ires Aparecida Falcade 1967-Luz, Araci Asinelli da, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-02-26T17:53:08Z2020-02-26T17:53:08Z2019https://hdl.handle.net/1884/65714Orientadora: Profª. Dra. Araci Asinelli LuzTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2019Inclui referências: p. 199-210Resumo: A presente tese de doutorado visa apresentar a pesquisa "A (Re) inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdade" para fins de conclusão de curso e defesa à banca estabelecida no setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, tem como participantes 20 mulheres com histórias de privação de liberdade de Curitiba e Região metropolitana. O objetivo da pesquisa é analisar como a Gestão do Cuidado no Sistema Penitenciário do Paraná, traduzida como Políticas Públicas, favorecem a (re) inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdade. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento um questionário com 46 questões e observação durante sua aplicação. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo na especificidade de Análise Clínica e Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2006), assim como a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner (1996), Foucault (2010) e Gilligan (1990) como embasadores teóricos. Os encaminhamentos metodológicos seguem os pressupostos éticos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (CAAE: 65627417.7.0000.0102 e parecer número 2.128.992). Os resultados evidenciam a necessidade da aplicação da Lei de Execução Penal quanto às prerrogativas dos Direitos Humanos na (re) inserção social, reformulação da política de drogas, implantação de penas alternativas e políticas públicas de diminuição das desigualdades sociais com educação, geração de renda e qualificação profissional, dentro e fora dos muros e grades. Palavras-chave: Desigualdade Social; Sistema Penal Educação; Mulheres Egressas; Desenvolvimento Humano; Políticas Públicas.Abstract: The present thesis aims to present the research "The social reintegration of women with stories of deprivation of liberty" intending course completion and defense to the evaluating board established in the Education sector of the Federal University of Paraná. The exploratory research qualitative, has the participants 20 women with stories of liberty deprivation at Curitiba and metropolitan region. The objective of this research is to analyze how the Care Management, in Paraná Penitentiary System, translated as Public Policies, favor the social (re) insertion of women with stories of liberty deprivation. For data collection, a 46 questions questionnaire and the participants' observation during its application were used as instruments. For data analysis, we used the Aguiar and Ozella's (2006) Content Analysis in the specificity of Clinical Analysis and Nuclei of Meaning, as well as the Bioecological Theory of Human Development of Bronfenbrenner (1996), Foucault (2010) and Gilligan (1990) as theoretical underpinnings. The methodological guidelines follow the ethical assumptions approved by the Health Sciences Sector's Research Ethics Committee of the Federal University of Paraná (CAAE: 65627417.7.0000.0102 and number 2.128.992). The results highlight the need to apply the Criminal Execution Law to the prerogatives of Human Rights and social (re) insertion, reformulation of drug policy, implementation of alternative penalties and public policies to lower social inequalities through education, income generation and professional qualification, inside and outside the walls and grids. Keywords: Social inequality; Penal System Education; Egress Women; Human development; Public policies.223 p. : il. (algumas color.).application/pdfMulheres - Aspectos sociaisPrisioneiros - SocializaçaoSistema penitenciárioEducaçãoA (re)inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - IRES APARECIDA FALCADE.pdfapplication/pdf3218688https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65714/1/R%20-%20T%20-%20IRES%20APARECIDA%20FALCADE.pdf05cdc336294dd822233812ec4e20b1e0MD51open access1884/657142020-02-26 14:53:08.213open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65714Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-26T17:53:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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