Capacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Souza, Carla Patricia da Silva
Orientador(a): Takahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/43368
Resumo: Orientador : Profª Drª Adriana Roseli Wünsch Takahashi
id UFPR_cb3ef3744e523fdfeb72cabe332c40ac
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43368
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Souza, Carla Patricia da SilvaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTakahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969-2016-11-16T16:35:52Z2016-11-16T16:35:52Z2016http://hdl.handle.net/1884/43368Orientador : Profª Drª Adriana Roseli Wünsch TakahashiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 30/03/2016Inclui referências : f. 167-181Área de concentração: Estratégia e Análise OrganizacionalResumo: O estudo assume que as capacidades dinâmicas são socialmente construídas. Entende-se que o processo de desenvolvimento destas capacidades inclui a ação de agentes que por meio da interação monitoram o ambiente, identificam oportunidades, constroem e compartilham sentidos sobre os eventos de mudança. É a partir do aproveitamento das oportunidades que a organização irá selecionar, por meio de seus indivíduos, os meios de reconfigurar seus recursos e capacidades. Dessa forma, para compreender as capacidades dinâmicas em um enfoque processual foi incorporado o conceito de sensemaking, que está relacionada ao monitoramento do ambiente (sense) e aproveitamento de oportunidades (seize). Outro conceito foi adotado, de ambidestria organizacional, que está relacionado às formas com que a organização lida com as tensões relativas às possibilidades de aproveitamento e reconfiguração (reconfiguring) de recursos (exploration e exploitation). Em face desse posicionamento, o objetivo geral do trabalho é analisar o processo de desenvolvimento das capacidades dinâmicas por meio do sensemaking e da ambidestria organizacional em uma Instituição de Ensino Superior (IES) ofertante de Ensino a Distância (EAD). Quanto aos procedimentos metodológicos, o delineamento do estudo foi descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, dimensão de análise transversal com aproximação longitudinal, e com o método de estudo de caso único, realizado em uma IES de capital aberto ofertante de EAD. Para tanto, utilizou-se a análise de narrativas das entrevistas realizadas por meio de roteiro semiestruturado com diretores, gerentes e coordenadores que participaram dos eventos relacionados à oferta da modalidade na IES. Foi realizado também observação não-participante e pesquisa documental. Os resultados encontrados apresentaram que as etapas do processo de desenvolvimento das capacidades dinâmicas não são estanques, podendo ser considerado recursivo e social, onde atores de vários níveis hierárquicos interagem entre si. Portanto, confirmou-se que há necessidade de conceitos que permitam compreender a inter-relação entre as capacidades ou dimensões das capacidades dinâmicas. Em síntese, os resultados sustentam que a inserção do conceito de sensemaking permite uma perspectiva social à análise desse processo, o qual na literatura não tem sido contemplado. Assim, novas perspectivas epistemológicas e teóricas emergem auxiliando a estudar um fenômeno cuja ênfase tem sido determinista e positivista. Da mesma forma, o conceito de ambidestria contribuiu para entender como as mudanças são realizadas por meio da capacidade de lidar com a tensão entre exploration e exploitation, o que está relacionado a aspectos relevantes como a cultura organizacional. O processo de capacidades dinâmicas no caso estudado favoreceu o desenvolvimento de novas capacidades operacionais, a exemplo do gerenciamento do EAD, criação de novos processos, produtos e serviços, ou seja, não se trata apenas de mudanças nos recursos, mas de um fluxo contínuo e social de transformação organizacional. Palavras-chave: Capacidades dinâmicas. Sensemaking. Ambidestria organizacional. Instituições de Ensino Superior. Ensino a distância.Abstract: This study assumes that the dynamic capabilities are socially constructed. It is understood that these capabilities development process includes the action of agents through interaction they monitor the environment, identify opportunities, build, and share directions about the turn of events. It is from the use of the opportunities that the organization will select, through its individuals the means to reconfigure its resources and capabilities. Thus, to understand the dynamic capabilities in a procedural approach has been incorporated into the concept of sensemaking, which is related to environmental monitoring (sense) and seizing opportunities (seize). Another concept was adopted, organizational ambidexterity, which is related to the ways in which the organization deals with the tensions regarding the use and reconfiguration possibilities (reconfiguring) resources (exploration and exploitation). Thus exposed, general objective of this study is to analyze the development process of dynamic capabilities through sensemaking and organizational ambidexterity in a Higher Education Institution (HEI) offerer of Distance Learning (ODL). As for the methodological procedures, the study design was descriptive and exploratory qualitative approach, scale cross-sectional analysis with longitudinal approach, and the single case study method, performed in a public HEI offerer of EAD. Thus, it was made the analysis of narrative interviews conducted through semi-structured with directors, managers and coordinators who participated in the events related to the mode of supply in HEI. It was also performed non-participant observation and documentary research. The findings showed that the stages of the development process of dynamic capabilities are not watertight and could be considered recursive and social, where actors of various hierarchical levels interact. Therefore, it was confirmed that there is need for concepts that understand the interrelationship between capacity or dimensions of dynamic capabilities. In summary, the results support the concept of sensemaking insertion allows a social perspective to the analysis of this process, which in literature has not been addressed. Thus, new epistemological and theoretical perspectives emerge helping to study a phenomenon whose emphasis has been determinist and positivist. Similarly, the concept of ambidexterity helped to understand how changes are made through the ability to deal with the tension between exploration and exploitation, which is related to relevant aspects such as organizational culture. The process of dynamic capabilities in the case studied favored the development of new operational capabilities, such as the management of distance education, creation of new processes, products and services, that is, not just changes in resources, but in a continuous stream and social organizational transformation. Key words: Dynamic capabilities. Sensemaking. Ambidexterity. Higher Education Institutions. Distance Learning.189 p. : il.application/pdfDisponível em formato digital658.406Ensino a distancia - Universidades e faculdadesDesenvolvimento organizacional - Universidade e faculdadesCapacidade executivaClima organizacionalCapacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - CARLA PATRICIA DA SILVA SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43368/1/R%20-%20T%20-%20CARLA%20PATRICIA%20DA%20SILVA%20SOUZA.pdf.jpg025ccc0057cbc14eb37d0fef1d05e2e5MD51open accessTEXTR - T - CARLA PATRICIA DA SILVA SOUZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain486116https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43368/2/R%20-%20T%20-%20CARLA%20PATRICIA%20DA%20SILVA%20SOUZA.pdf.txt85035525c3f33fd171686e0bf561538aMD52open accessORIGINALR - T - CARLA PATRICIA DA SILVA SOUZA.pdfapplication/pdf1847922https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43368/3/R%20-%20T%20-%20CARLA%20PATRICIA%20DA%20SILVA%20SOUZA.pdf387a49ddcd95c1398933d63afc652306MD53open access1884/433682016-11-16 14:35:52.704open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43368Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-11-16T16:35:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distância
title Capacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distância
spellingShingle Capacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distância
Souza, Carla Patricia da Silva
Ensino a distancia - Universidades e faculdades
Desenvolvimento organizacional - Universidade e faculdades
Capacidade executiva
Clima organizacional
658.406
title_short Capacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distância
title_full Capacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distância
title_fullStr Capacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distância
title_full_unstemmed Capacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distância
title_sort Capacidades dinâmicas, sensemaking e ambidestria organizacional : estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada ofertante de ensino a distância
author Souza, Carla Patricia da Silva
author_facet Souza, Carla Patricia da Silva
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carla Patricia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Takahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969-
contributor_str_mv Takahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distancia - Universidades e faculdades
Desenvolvimento organizacional - Universidade e faculdades
Capacidade executiva
Clima organizacional
topic Ensino a distancia - Universidades e faculdades
Desenvolvimento organizacional - Universidade e faculdades
Capacidade executiva
Clima organizacional
658.406
dc.subject.ddc.none.fl_str_mv 658.406
description Orientador : Profª Drª Adriana Roseli Wünsch Takahashi
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-16T16:35:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-16T16:35:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/43368
url http://hdl.handle.net/1884/43368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43368/1/R%20-%20T%20-%20CARLA%20PATRICIA%20DA%20SILVA%20SOUZA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43368/2/R%20-%20T%20-%20CARLA%20PATRICIA%20DA%20SILVA%20SOUZA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43368/3/R%20-%20T%20-%20CARLA%20PATRICIA%20DA%20SILVA%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 025ccc0057cbc14eb37d0fef1d05e2e5
85035525c3f33fd171686e0bf561538a
387a49ddcd95c1398933d63afc652306
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438213044436992