O efeito mediador da orientação para o mercado externo na relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador de pequenas e médias empresas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Tramontin Marques, Paola
Orientador(a): Didonet, Simone Regina, 1974-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/83167
Resumo: Orientadora: Prof. Drª Simone Regina Didonet
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoDidonet, Simone Regina, 1974-Tramontin Marques, Paola2023-07-07T13:30:29Z2023-07-07T13:30:29Z2023https://hdl.handle.net/1884/83167Orientadora: Prof. Drª Simone Regina DidonetDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 21/03/2023Inclui referências: p. 89-100Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a orientação para o mercado externo como um mecanismo organizacional que potencializa a relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador de pequenas e médias empresas (PMEs). Para tal, esta pesquisa quantitativa utilizou-se de dados coletados de 120 gestores de áreas correlatas ao marketing, atuantes em diferentes empresas brasileiras exportadoras de alimentos e bebidas. A análise dos dados foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais via o software SmartPLS®, confirmando a mediação completa da orientação para o mercado externo (OME) na relação entre as capacidades de inovação (CI) e o desempenho exportador (DE). Sendo assim, apesar de a teoria nos trazer que as capacidades de inovação de uma organização estão diretamente relacionadas ao seu desempenho exportador, o presente estudo contribui de forma complementar para a literatura de marketing ao validar que quando a organização gera inteligência, ao se orientar para os seus clientes e concorrentes externos, a mesma potencializa suas capacidades de inovação, melhorando sua estratégia e aumentando o seu desempenho internacional. De modo gerencial, os resultados demonstram que para se alcançar um melhor desempenho nos mercados externos, os gestores precisam utilizar a OME como um mecanismo de mercado para fortalecer suas capacidades, otimizar suas estratégias e assim alcançar um melhor desempenho internacional. Quanto as sugestões para estudos futuros, propõem-se que as dimensões da orientação para o mercado externo sejam analisadas separadamente, a fim de esclarecer aos gestores como cada dimensão da OME influencia as capacidades de inovação e o desempenho exportador das PMEs.Abstract: The aim of this study was to analyze export market orientation as an organizational mechanism that enhances the relationship between innovation capabilities and export performance of small and medium-sized enterprises (SMEs). To this end, this quantitative research used data collected from 120 managers in areas related to marketing, working in different Brazilian companies that export food and beverages. Data analysis was performed using structural equation modeling by SmartPLS® software, confirming the complete mediation of export market orientation (EMO) in the relationship between innovation capabilities (IC) and export performance (EP). Therefore, although theory shows us that a company's innovation capabilities are directly related to its export performance, the present study contributes in a complementary way to the marketing literature by validating that when the organization generates intelligence, by becoming orienting to its customers and external competitors, it leverages its innovation capabilities, improving its strategy and increasing its international performance. In a managerial way, the results demonstrate that in order to achieve a better performance in foreign markets, managers need to use EMO as a market mechanism to strengthen their capabilities, optimize their strategies and thus achieve a better international performance. Among the suggestions for future studies, it is proposed that the dimensions of export market orientation be analyzed separately, in order to clarify to managers how each EMO dimension influences the innovation capabilities and export performance of SMEs.1 recurso online : PDF.application/pdfComércio internacionalInovaçãoExportaçãoEmpresas comerciais exportadorasAdministraçãoO efeito mediador da orientação para o mercado externo na relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador de pequenas e médias empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAOLA TRAMONTIN MARQUES.pdfapplication/pdf8327701https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83167/1/R%20-%20D%20-%20PAOLA%20TRAMONTIN%20MARQUES.pdfc76eb69dfe83f958ce55b86decfb0169MD51open access1884/831672023-07-07 10:30:29.708open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83167Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-07T13:30:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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