Envelhecimento bem-sucedido, cognição e qualidade de vida relacionados com a aposentadoria de docentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Farias, Neméia de Oliveira, 1977-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/71462
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Gislaine Cristina Vagetti
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spelling Farias, Neméia de Oliveira, 1977-Vagetti, Gislaine CristinaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-07-29T19:00:34Z2021-07-29T19:00:34Z2021https://hdl.handle.net/1884/71462Orientadora: Profa. Dra. Gislaine Cristina VagettiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/04/2021Inclui referências: p. 104-122Resumo: O envelhecimento populacional caracteriza-se como importante evento sociodemográfico, com repercussões políticas, econômicas e sociais para os países desenvolvidos e, sobretudo, para aqueles em desenvolvimento. Objetivo: Verificar a relação entre envelhecimento bem-sucedido, cognição e qualidade de vida com a aposentadoria de docentes que permanecem em atividade laboral e aposentados do Ensino Superior. Metodologia: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa de corte transversal, descritiva e correlacional. A população investigada foi composta pelos 48 docentes da Universidade Federal do Acre com idade igual ou superior a 60 anos que permanecem em plena atividade laboral e um grupo de 44 docentes aposentados da mesma instituição. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico adaptado de Mazo (2003) e o questionário da ABEP (2018); o questionário de seleção, otimização e compensação (QSOC); o Montreal Cognitive Assessment (MoCA); o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL) em suas variações WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD; o Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ em sua versão curta. Os dados foram analisados por meio do software SPSS versão 23. Utilizou-se o Teste Shapiro Wilk para verificar a normalidade dos dados; Teste de Mann-Witney para a comparação entre os grupos; o Teste de Correlação Parcial de Person para a correlação entre as variáveis quantitativas. As variáveis categóricas foram analisadas por meio da correlação de ponto bisserial de Pearson. Para análise de associação das variáveis independentes com o envelhecimento bem-sucedido, cognição e qualidade de vida foi realizada uma análise de regressão linear múltipla. Para essa análise, o modelo de regressão foi controlado por idade, sexo e nível socioeconômico. Resultados: Na comparação entre docentes ativos profissionalmente e aposentados foi possível verificar que: com relação ao envelhecimento bem-sucedido (SOC), os docentes aposentados apresentaram melhor escore que aqueles que continuam trabalhando na faceta seleção baseada em perdas. Já a comparação do estado cognitivo, avaliado pelo MoCA, não apresentou diferença entre docentes ativos e aposentados. Na comparação da percepção de qualidade de vida do WHOQOL-BREF, verificou-se melhores escores entre os docentes ativos nos domínios físico e psicológico. Na comparação da qualidade de vida específica do idoso (WHOQOL-OLD), os docentes ativos mostram ter melhores escores na faceta intimidade. A análise de correlação nos revelou que, ser aposentado pode refletir em menor cognição, menor domínio físico e melhor seleção baseada em perdas. Na análise da regressão linear múltipla, foi possível verificar que ser ativo profissionalmente explicou 8% dos escores cognitivos do MoCA e 7% da percepção de qualidade de vida no domínio físico do WHOQOL-BREF. Conclusão: estar aposentados sugere um melhor envelhecimento bem-sucedido na faceta seleção baseada em perdas ao mesmo tempo em que estar ativo sugere melhor cognição e qualidade de vida no domínio físico. Palavras-chave: Idoso. Educação. Trabalho. Cognição. Envelhecimento.Abstract: Populational aging is characterized as an important sociodemographic event, with political, economic, and social repercussions for developed countries and, above all, for those in development. Objective: To verify the relationship between successful aging, cognition, and quality of life with the retirement of professors who remain in work activity and retired from Higher Education. Methodology: This study is characterized as quantitative cross-sectional, descriptive, and correlational research. The investigated population consisted of 48 professors from the Federal University of Acre aged 60 or over who remain in full employment and a group of 44 retired professors from the same institution. The instruments used were: a sociodemographic questionnaire adapted from Mazo (2003) and the ABEP questionnaire (2018); the selection, optimization, and compensation questionnaire (QSOC); the Montreal Cognitive Assessment (MoCA); the World Health Organization Quality of Life (WHOQOL) in its WHOQOL-BREF and WHOQOL-OLD variations; the International Physical Activity Questionnaire - IPAQ in its short version. The data were analyzed using SPSS software version 23. The Shapiro Wilk test was used to verify the normality of the data; the Mann-Witney test for comparison between groups; the Person's Partial Correlation Test for the correlation between quantitative variables. Categorical variables were analyzed using Pearson's biserial point correlation. For analysis of the association of independent variables with successful aging, cognition, and quality of life, a multiple linear regression analysis was performed. For this analysis, the regression model was controlled by age, sex, and socioeconomic status. Results: In the comparison between professionally active professors and retired professors, it was possible to verify that: about successful aging (SOC), retired professors had a better score than those who continue to work in the facet of selection based on losses. The comparison of cognitive status, assessed by MoCA, showed no difference between active and retired professors. When comparing the perception of quality of life of the WHOQOL-BREF, better scores were found among professors active in the physical and psychological domains. When comparing the specific quality of life of the elderly (WHOQOL-OLD), active professors show to have better scores in the intimacy facet. The correlation analysis revealed that being retired may reflect less cognition, less physical dominance, and better loss-based selection. In the analysis of multiple linear regression, it was possible to verify that being professionally active explained 8% of the cognitive scores of MoCA and 7% of the perception of quality of life in the physical domain of the WHOQOL-BREF. Conclusion: being retired suggests better successful aging in the loss-based selection facet while being active suggests better cognition and quality of life in the physical domain. Keywords: Elderly. Education. Work. Cognition. Aging.1 arquivo (143 p.) : il.application/pdfProfessores universitáriosAposentadoriaCognição na velhiceIdosos - EmpregoQualidade de vidaEducaçãoEnvelhecimento bem-sucedido, cognição e qualidade de vida relacionados com a aposentadoria de docentes do ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - NEMEIA DE OLIVEIRA FARIAS.pdfapplication/pdf2032412https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71462/1/R%20-%20T%20-%20NEMEIA%20DE%20OLIVEIRA%20FARIAS.pdfc78164d4043af29dc0c6feb61f581880MD51open access1884/714622021-07-29 16:00:34.774open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71462Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-29T19:00:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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