O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Fernandes, Julia Maria Fernanda Machado, 1989-
Orientador(a): Guerra Hernandez, Héctor, 1969-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/69232
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Hector R. G. Hernandez
id UFPR_d8658c634cd970bb98cd4bd800cacdaf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69232
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Fernandes, Julia Maria Fernanda Machado, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaGuerra Hernandez, Héctor, 1969-2021-01-18T23:11:45Z2021-01-18T23:11:45Z2020https://hdl.handle.net/1884/69232Orientador: Prof. Dr. Hector R. G. HernandezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 26/08/2020Inclui referências: p. 155-168Resumo: Buscando fazer do ambiente escolar um espaço de ressignificação e da construção de novas concepções e saberes, sobretudo, no ensino de História, ainda bastante arraigado em concepções eurocêntricas, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um material paradidático com a finalidade de complementar o ensino de História do Brasil de forma transversal. Esse material está disponibilizado em uma plataforma virtual, sendo indicado ao Ensino Médio regular e presencial. Assim, visando ampliar os conhecimentos sobre a trajetória da população negra na primeira metade do século XX e também desenvolver a capacidade técnica dos estudantes para consultar fontes históricas, utilizou-se o jornal "Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro" cujos dez números, foram editados sob a direção de Abdias do Nascimento entre 1948 e 1950. O jornal se apresenta como rica fonte de estudo, pois é um marco dentro da segunda fase do movimento negro brasileiro, divisão proposta por Petrônio Domingues. Debatendo sobre a condição da população negra na época e divulgando pautas e eventos da agenda da comunidade negra, o jornal retratou atrizes, dançarinas, cantoras, pintoras, educadoras, empregadas domésticas, meninas e candidatas em concursos de beleza negra. Realizando um recorte sobre a produção intelectual feminina presente nas colunas e as representações iconográficas da mulher negra no periódico, questiona-se: como a atuação do movimento negro no Brasil até a primeira metade do século XX contribuiu para o processo não só de integração social, mas também emancipatório da população negra brasileira, especificamente a feminina? A que medida o jornal "Quilombo" colaborou para a construção positiva de uma imagem e identidade da mulher negra? Para isso, a dissertação se pautou em pesquisas bibliográficas e uso de fontes históricas. Partindo de pressupostos sintetizados por autores que discutem sobre a trajetória do movimento negro brasileiro, gênero, raça e identidade, buscouse compreender os contextos que levaram a necessidade da criação das frentes do movimento negro no Brasil e de uma imprensa específica, voltada para as necessidades da população negra, salientando a inserção do jornal "Quilombo" no ambiente político e cultural de mobilização antirracista, entre o final da década de 1940 e início de 1950. Do mesmo modo, verificou-se em que medida o jornal "Quilombo" possibilitou a construção positiva da imagem e da identidade da mulher negra, no período de publicação do periódico. Como resultado, a pesquisa culminou em um material na plataforma Moodle, que aborda sobre os processos identitários em um período marcado pelo mito da democracia racial, enfatizando a atuação do movimento e do feminismo negro. Com isso, espera-se propiciar a intensificação do diálogo entre os estudantes e docentes para além da sala de aula; estimular a autonomia e a reflexão crítica; e ampliar o repertório sobre a população negra brasileira. Palavras-chave: Ensino de História. Jornal Quilombo. Identidade. Mulher negra. Material paradidático.Abstract: To make the environment school a place designed for reframing and construction of new concepts and knowledge, especially in History teaching, who is still deeply rooted in Eurocentric conceptions, this work was objectived to develop a paradidical material with the purpose of complementing of brazilian History teaching in a transversal conception. This material is available on a virtual platform and is recommended for high school students. Therefore, to foment the expantion of students knowledge about the trajectory of the black population in the first half of the 20th century and also to develop the technical capacity of them to consult historical sources, the newspaper "Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro" was used in your ten numbers edited by director Abdias do Nascimento, between 1948 and 1950. This newspaper is a historical source of study, considered a milestone within the second phase of the Brazilian black movement, a division proposed by Petrônio Domingues. Approaching about the condition's life of the black population at that time and publicizing agendas and events about black community, the newspaper portrayed actresses, dancers, singers, painters, educators, maids, girls and candidates in black beauty contests. Carrying out a section on the female intellectual production present in the columns and the iconographic representations of the black woman in the journal, the question arises: how did the performance of the black movement in Brazil until the first half of the 20th century contributed to the process not only of social integration, but also emancipatory of the black Brazilian population, specifically the female? To what extent did the newspaper "Quilombo" contribute to the positive construction of an image and identity of black women? For this, this dissertation was based on bibliographic research and used historical sources. Based on assumptions synthesized by authors who discuss the trajectory of the Brazilian black movement, gender, race and identity, we sought to understand the contexts that led to the need to create the fronts of the black movement in Brazil and a specific press, focused on needs of the black population, highlighting the insertion of the newspaper "Quilombo" in the political and cultural environment of anti-racist mobilization, between the end of the 1940s and the beginning of the 1950s. Likewise, it was verified to what extent the newspaper "Quilombo" made possible the positive construction of the image and identity of the black woman, during the period of publication of the journal. As a result, the research culminated in a material on the Moodle platform, which addresses the identity processes in a period marked by the myth of racial democracy, emphasizing the performance of the movement and black feminism. With this, it is expected to promote the dialogue between students and teachers beyond the classroom; encourage autonomy and critical reflection; and expand the repertoire on the black Brazilian population. Keywords: History teaching. Quilombo newspaper. Identity. Black woman. Paradidactic material.168 p. : il. (algumas color.).application/pdfHistória (Ensino médio)Mulheres negrasIdentidade - RepresentaçaoMaterial didáticoBrasil - HistóriaO Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIA MARIA FERNANDA MACHADO FERNANDES.pdfapplication/pdf6910985https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69232/1/R%20-%20D%20-%20JULIA%20MARIA%20FERNANDA%20MACHADO%20FERNANDES.pdf4cc045720121c280feb8688701f6e4e5MD51open access1884/692322021-01-18 20:11:45.211open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69232Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-18T23:11:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
title O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
spellingShingle O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
Fernandes, Julia Maria Fernanda Machado, 1989-
História (Ensino médio)
Mulheres negras
Identidade - Representaçao
Material didático
Brasil - História
title_short O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
title_full O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
title_fullStr O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
title_full_unstemmed O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
title_sort O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
author Fernandes, Julia Maria Fernanda Machado, 1989-
author_facet Fernandes, Julia Maria Fernanda Machado, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Julia Maria Fernanda Machado, 1989-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra Hernandez, Héctor, 1969-
contributor_str_mv Guerra Hernandez, Héctor, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv História (Ensino médio)
Mulheres negras
Identidade - Representaçao
Material didático
Brasil - História
topic História (Ensino médio)
Mulheres negras
Identidade - Representaçao
Material didático
Brasil - História
description Orientador: Prof. Dr. Hector R. G. Hernandez
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-18T23:11:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-18T23:11:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69232
url https://hdl.handle.net/1884/69232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69232/1/R%20-%20D%20-%20JULIA%20MARIA%20FERNANDA%20MACHADO%20FERNANDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cc045720121c280feb8688701f6e4e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438330944225280