A influência da capacidade de absorção nas distâncias na relação entre uma multinacional e sua subsidiária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Woehl, Sidele
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/26231
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Zandra Balbinot
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spelling Woehl, SideleBalbinot, ZandraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T19:25:44Z2015-11-16T19:25:44Z2011http://hdl.handle.net/1884/26231Orientadora : Profa. Dra. Zandra BalbinotDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 29/04/2011Bibliografia: fls. 101-104Área de concentração: Estratégia e analise organizacionalResumo: A inovação torna-se cada vez mais importante para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Nesse sentido, é fundamental entender como ocorre o processo de desenvolvimento da capacidade de absorção. Com a crescente internacionalização de empresas, também se torna importante compreender como isso ocorre em cenários diferentes, nos quais é possível presenciar diferenças culturais, administrativas e políticas, geográficas e econômicas. A capacidade de absorção, entendida neste trabalho, como a capacidade de reconhecer o valor de um novo conhecimento, assimilá-lo e utilizá-lo em fins comerciais também será estudada. O objetivo é compreender de que forma a capacidade de absorção de uma empresa minimiza os impactos das distâncias do modelo CAGE em uma empresa multinacional e sua subsidiária. A pesquisa foi desenvolvida em uma empresa que era nacional e posteriormente foi comprada por uma multinacional japonesa. Para verificar as distâncias oriundas dessa relação, foi utilizada a estrutura de distâncias CAGE, desenvolvida por Pankaj Ghemawat (2007). A capacidade de absorção definida por Cohen e Levinthal (1990) foi verificada através do modelo desenvolvido por Zahra e George (2002). Metodologicamente esta pesquisa foi desenvolvida utilizando-se de estudo de caso com dados oriundos da área de gestão de pessoas. Os resultados demonstraram que há diversos aspectos que interferem no processo de internacionalização e que a capacidade de absorção pode diminuir a percepção das distâncias decorrentes desse processo.Abstract: The innovation becomes more important for business survival and growth. According with this, it is important to understand the way the developing process of absorption capacity happens. With the companies internationalization increase, it becomes so important to understand how this occurs in different views, where is possible to find cultural, administrative and political, geographical and economical distances. The absorption capacity, considered in this work as the capacity to recognize the value of a new knowledge, to assimilate and to make use of it to commercial ends will be studied too. The objective is to understand how the absorption capacity of a company can minimize the impacts of the CAGE model distances in a multinational company and its subsidiary. This research was done in a company that was Brazilian company and was bought by a Japanese international company. To verify the distances arising from this relationship, it was utilized the CAGE structure, developed by Pankaj Ghemawat (2007). The absorption capacity was defined by Cohen and Levinthal (1990) and was verified through the model developed by Zahra and George (2002). Methodologically this research was developed using a case study with information though HR area. The results showed that there are a lot of aspects that interfere in the internationalization process and that the absorption capacity can minimize the perception of the distances.108f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital658.049TesesMultinacionaisDesenvolvimento organizacionalAdministração de empresasAdministraçãoA influência da capacidade de absorção nas distâncias na relação entre uma multinacional e sua subsidiáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSidele Woehl Dissertacao Adm 2011.pdfapplication/pdf977565https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26231/1/Sidele%20Woehl%20Dissertacao%20Adm%202011.pdf5fb1b193370931218aa4595bb3f06d5cMD51open accessTEXTSidele Woehl Dissertacao Adm 2011.pdf.txtExtracted Texttext/plain196306https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26231/2/Sidele%20Woehl%20Dissertacao%20Adm%202011.pdf.txt731d6ceb61f3ac2e7d56d546644c594dMD52open accessTHUMBNAILSidele Woehl Dissertacao Adm 2011.pdf.jpgSidele Woehl Dissertacao Adm 2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26231/3/Sidele%20Woehl%20Dissertacao%20Adm%202011.pdf.jpg1800949a6a68f3619c7814a9c2741c3dMD53open access1884/262312016-04-07 05:52:17.385open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26231Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:52:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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