A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1980
Autor(a) principal: Garcia, Alfeu Wilbar Marques
Orientador(a): Klüppel, Marcos Eduardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/68182
Resumo: Orientador: Marcos Eduardo Klüppel
id UFPR_f1f655b2741a44689c772ca559049bb8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68182
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Garcia, Alfeu Wilbar MarquesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKlüppel, Marcos Eduardo2020-12-12T00:06:22Z2020-12-12T00:06:22Z1980https://hdl.handle.net/1884/68182Orientador: Marcos Eduardo KlüppelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 84-90Resumo: Este estudo constitui uma contribuição ao repensar do estágio do desempenho do processo legislativo do ensino brasileiro. Pretende indicar alguns caminhos para a compreensão concreta, para uma visão crítica da alternativa educacional que é a normatização do ensino como instrumentalização do processo educacional. Pretende questionar a atitude do educador, incompatível com as possibilidades de seu trabalho libertador, na medida em que conhecer a dimensão de dependência a um legalismo castrador, reforçador de um sistema educacional sem perspectivas, nem prospectivas para o povo brasileiro.Abstract: This study is a contribution to the analysis of the developmental level of the Brazilian instruction's legislative process. It intends to indicate a few ways to reach at an objective understanding necessary for a critical view of the educational alternative, that is, the regulation of instruction as an instrument of the educational process. The study intends to question the educator's attitude, considered incompatible with the possibilities of his liberating job, in the extent of his knowledge of the dependency to a castrating legalism which reinforces an educational system without perspectives or prospectives to the Brazilian people.90 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - Estudo e ensinoEducaçãoA inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ALFEU WILBAR MARQUES GARCIA.pdfapplication/pdf4832451https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68182/1/D%20-%20ALFEU%20WILBAR%20MARQUES%20GARCIA.pdffc38af59fd5a989e40f21126229bb63bMD51open access1884/681822020-12-11 21:06:22.522open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-12T00:06:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
title A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
spellingShingle A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
Garcia, Alfeu Wilbar Marques
Educação - Estudo e ensino
Educação
title_short A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
title_full A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
title_fullStr A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
title_full_unstemmed A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
title_sort A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
author Garcia, Alfeu Wilbar Marques
author_facet Garcia, Alfeu Wilbar Marques
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Alfeu Wilbar Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klüppel, Marcos Eduardo
contributor_str_mv Klüppel, Marcos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Educação
description Orientador: Marcos Eduardo Klüppel
publishDate 1980
dc.date.issued.fl_str_mv 1980
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-12T00:06:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-12T00:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68182
url https://hdl.handle.net/1884/68182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68182/1/D%20-%20ALFEU%20WILBAR%20MARQUES%20GARCIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc38af59fd5a989e40f21126229bb63b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699671738548224