A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
Ano de defesa: | 1980 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/68182 |
Resumo: | Orientador: Marcos Eduardo Klüppel |
id |
UFPR_f1f655b2741a44689c772ca559049bb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68182 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Alfeu Wilbar MarquesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKlüppel, Marcos Eduardo2020-12-12T00:06:22Z2020-12-12T00:06:22Z1980https://hdl.handle.net/1884/68182Orientador: Marcos Eduardo KlüppelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 84-90Resumo: Este estudo constitui uma contribuição ao repensar do estágio do desempenho do processo legislativo do ensino brasileiro. Pretende indicar alguns caminhos para a compreensão concreta, para uma visão crítica da alternativa educacional que é a normatização do ensino como instrumentalização do processo educacional. Pretende questionar a atitude do educador, incompatível com as possibilidades de seu trabalho libertador, na medida em que conhecer a dimensão de dependência a um legalismo castrador, reforçador de um sistema educacional sem perspectivas, nem prospectivas para o povo brasileiro.Abstract: This study is a contribution to the analysis of the developmental level of the Brazilian instruction's legislative process. It intends to indicate a few ways to reach at an objective understanding necessary for a critical view of the educational alternative, that is, the regulation of instruction as an instrument of the educational process. The study intends to question the educator's attitude, considered incompatible with the possibilities of his liberating job, in the extent of his knowledge of the dependency to a castrating legalism which reinforces an educational system without perspectives or prospectives to the Brazilian people.90 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - Estudo e ensinoEducaçãoA inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ALFEU WILBAR MARQUES GARCIA.pdfapplication/pdf4832451https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68182/1/D%20-%20ALFEU%20WILBAR%20MARQUES%20GARCIA.pdffc38af59fd5a989e40f21126229bb63bMD51open access1884/681822020-12-11 21:06:22.522open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-12T00:06:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores |
title |
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores |
spellingShingle |
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores Garcia, Alfeu Wilbar Marques Educação - Estudo e ensino Educação |
title_short |
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores |
title_full |
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores |
title_fullStr |
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores |
title_full_unstemmed |
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores |
title_sort |
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores |
author |
Garcia, Alfeu Wilbar Marques |
author_facet |
Garcia, Alfeu Wilbar Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Alfeu Wilbar Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klüppel, Marcos Eduardo |
contributor_str_mv |
Klüppel, Marcos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Educação |
description |
Orientador: Marcos Eduardo Klüppel |
publishDate |
1980 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1980 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-12T00:06:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-12T00:06:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68182 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
90 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68182/1/D%20-%20ALFEU%20WILBAR%20MARQUES%20GARCIA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc38af59fd5a989e40f21126229bb63b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699671738548224 |