O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Kmiecik, Daniele Sikora, 1976-
Orientador(a): Urban, Ana Claudia, 1967-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/72758
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban
id UFPR_f24f9049a09ab118047a573e407fffa2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72758
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Kmiecik, Daniele Sikora, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUrban, Ana Claudia, 1967-2022-02-21T17:38:50Z2022-02-21T17:38:50Z2020https://hdl.handle.net/1884/72758Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia UrbanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/12/2020Inclui referências: p. 151-160Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo a investigação do processo de Aprendizagem Histórica e formação da consciência histórica de jovens estudantes do Ensino Médio, em narrativas históricas na forma de desenho, tomando por referência a perspectiva da história difícil (VON BORRIES, 2016; SCHMIDT, 2015) no campo da Educação Histórica. A partir do estruturismo metodológico (LLOYD, 1995), de uma abordagem qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994; EISNER, 1998; ROCKWELL, 2011; SCHMIDT; CAINELLI, 2012) e objetivos compatíveis com a pesquisa descritiva e interpretativa, investigou o processo de Aprendizagem Histórica de jovens estudantes do Ensino Médio, com idade entre 15 e 18 anos, do Colégio Estadual Professora Iria Borges de Macedo, situado no município de Campo Magro - Paraná. Adotou procedimentos que a classificam como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003; TRIPP, 2005; IBIAPINA, 2008), considerando em seu processo inicial, práticas empíricas exploratórias e em seu estudo principal, o movimento teórico-metodológico da Aula Histórica (SCHMIDT, 2020). A análise dos dados da fase exploratória, considerou alguns elementos presentes na análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e análise de discurso (ORLANDI, 1999) e no estudo principal, a teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2010a; 2012; 2014; 2015). A pesquisa revelou como os jovens estudantes mobilizam e articulam elementos da cultura escolar (FORQUIN, 1993), da cultura juvenil (SNYDERS, 1988; DUBET; MARTUCELLI, 1998) e da cultura histórica (RÜSEN, 1994) no processo de construção de narrativas históricas em forma de desenho, expressando assim sua consciência histórica e atribuindo sentido à vida prática.Abstract: This research aimed to the investigation of the Historical Learning process and formation of the historical conscience of young high school students, in historical narratives in the form of drawing, taking as a reference the perspective of the Burdening History (VON BORRIES, 2016; SCHMIDT, 2015) in the field of Historical Education. From a qualitative approach (BODGAN; BIKLEN, 1994; EISNER, 1998; ROCKWELL, 2011; SCHMIDT; CAINELLI, 2012), and objectives compatible with descriptive and interpretive research, investigated the Historical Learning process of young high school students, aged between 15 and 18 years old, from the Teacher Iria Borges de Macedo State High School, located in the city of Campo Magro, in the state of Paraná. Adopted procedures that classify it as action research (THIOLLENT, 2003; TRIPP, 2005; IBIAPINA, 2008), considering in its initial process exploratory practices and in its main study, the theoretical-methodological movement of the Historical Class (SCHMIDT, 2020). Data analysis considers elements present in content analysis (BARDIN, 2011), discourse analysis (ORLANDI, 1999) and theory of historical consciousness (RÜSEN, 2010a; 2012; 2014; 2015). The research revealed how young students mobilize and articulate elements of school culture (FORQUIN, 1993), youth culture (SNYDERS, 1988; DUBET; MARTUCELLI, 1998) and historical culture (RÜSEN, 1994) in the process of building historical narratives expressing in drawing form, thus expressing their historical conscience and giving meaning to practical life.1 arquivo (172 p.) : PDF.application/pdfHistoria - Estudo e ensinoHistória (Ensino médio)Conhecimento e aprendizagemDidaticaAprendizagem - Recursos audiovisuaisEducaçãoO desenho como narrativa e a aprendizagem históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIELE SIKORA KMIECIK.pdfapplication/pdf10722613https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72758/1/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20SIKORA%20KMIECIK.pdff3561ef94b3d2eb1c88d72bd97ae56b6MD51open access1884/727582022-02-21 14:38:51.041open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72758Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-21T17:38:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
title O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
spellingShingle O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
Kmiecik, Daniele Sikora, 1976-
Historia - Estudo e ensino
História (Ensino médio)
Conhecimento e aprendizagem
Didatica
Aprendizagem - Recursos audiovisuais
Educação
title_short O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
title_full O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
title_fullStr O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
title_full_unstemmed O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
title_sort O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
author Kmiecik, Daniele Sikora, 1976-
author_facet Kmiecik, Daniele Sikora, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Kmiecik, Daniele Sikora, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
contributor_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
História (Ensino médio)
Conhecimento e aprendizagem
Didatica
Aprendizagem - Recursos audiovisuais
Educação
topic Historia - Estudo e ensino
História (Ensino médio)
Conhecimento e aprendizagem
Didatica
Aprendizagem - Recursos audiovisuais
Educação
description Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T17:38:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T17:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72758
url https://hdl.handle.net/1884/72758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (172 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72758/1/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20SIKORA%20KMIECIK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3561ef94b3d2eb1c88d72bd97ae56b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438318817443840