Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Compagnoni, Alamir Muncio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/20667
Resumo: Orientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_f2e9db79d226696858314651165c0d58
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/20667
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Compagnoni, Alamir MuncioSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-14T16:35:29Z2020-04-14T16:35:29Z2009https://hdl.handle.net/1884/20667Orientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/08/2009Inclui bibliografiaResumo : Este trabalho tem como tema as "aulas-visitas" aos museus, a partir das aulas de História. Procedeu-se, em um primeiro momento, a uma análise de projetos que escolas e professores enviaram à Secretaria Municipal de Educação de Araucária, Paraná, Brasil, cujo objetivo era levar os alunos aos museus ou espaços históricos. Os projetos tomados para análise foram relativos aos anos de 2005, 2006 e 2007, de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, Classe Especial e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Araucária. A metodologia adotada na pesquisa é de caráter qualitativo, envolvendo o pesquisador, no contato com os projetos, em um trabalho com as escolas, com os sujeitos pesquisados, crianças/alunos e professores. Na leitura e análise procurou-se mapear e entender as ideias históricas de professores e crianças/alunos, como e por que as escolas e os professores levam aos museus. Durante o estudo e a pesquisa buscou-se discutir, com base nas ideias de Dubet (1996), como os professores veem os sujeitos estudantes de 1.a a 4.a série e de 5.a a 8.a série do Ensino Fundamental. Discute-se, também, a organização da aula-visita na escola antes de ir ao museu, a ida ao museu, bem como a volta deste. Por fim, apresentam-se os resultados da pesquisa com crianças/alunos na escola e a análise das narrativas das crianças/alunos, procurando-se detectar indicativos da presença da consciência histórica nestes com base nos estudos de Rüsen (1992). O trabalho se insere no conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, em especial às pesquisas ligadas à cognição histórica situada, a qual levou em consideração a compreensão das ideias dos sujeitos escolares no contexto do ensino de história.133 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesMuseus e escolasHistória - Estudo e ensino - MuseusEnsino fundamental - Métodos de ensino - MuseusEducação de crianças - MuseusEducação infantil - Atividades - MuseusEducaçãoEm cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALalamir_out.pdfapplication/pdf889215https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/1/alamir_out.pdf8c00d24f030e4c8ac794068191acefdcMD51open accessTEXTalamir_out.pdf.txtExtracted Texttext/plain256689https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/2/alamir_out.pdf.txtbd770a3ec0723da4554b25a4380b8197MD52open accessTHUMBNAILalamir_out.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/3/alamir_out.pdf.jpg0fb1806f22067010652e29f5fda52d79MD53open access1884/206672020-04-14 13:35:29.425open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/20667Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-14T16:35:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
title Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
spellingShingle Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
Compagnoni, Alamir Muncio
Teses
Museus e escolas
História - Estudo e ensino - Museus
Ensino fundamental - Métodos de ensino - Museus
Educação de crianças - Museus
Educação infantil - Atividades - Museus
Educação
title_short Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
title_full Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
title_fullStr Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
title_full_unstemmed Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
title_sort Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
author Compagnoni, Alamir Muncio
author_facet Compagnoni, Alamir Muncio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Compagnoni, Alamir Muncio
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Museus e escolas
História - Estudo e ensino - Museus
Ensino fundamental - Métodos de ensino - Museus
Educação de crianças - Museus
Educação infantil - Atividades - Museus
Educação
topic Teses
Museus e escolas
História - Estudo e ensino - Museus
Ensino fundamental - Métodos de ensino - Museus
Educação de crianças - Museus
Educação infantil - Atividades - Museus
Educação
description Orientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-14T16:35:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-14T16:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/20667
url https://hdl.handle.net/1884/20667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/1/alamir_out.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/2/alamir_out.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/3/alamir_out.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c00d24f030e4c8ac794068191acefdc
bd770a3ec0723da4554b25a4380b8197
0fb1806f22067010652e29f5fda52d79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699484796321792