A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Jurachek, Fabio
Orientador(a): Mendonça, Joseli Maria Nunes, 1960-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/81249
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Joseli Maria Nunes Mendonça.
id UFPR_f363c1a705879da4800e44248fc91122
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81249
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaMendonça, Joseli Maria Nunes, 1960-Jurachek, Fabio2023-02-23T20:15:03Z2023-02-23T20:15:03Z2022https://hdl.handle.net/1884/81249Orientadora: Prof.ª Dr.ª Joseli Maria Nunes Mendonça.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 30/08/2022Inclui referênciasResumo: Nessa Dissertação tratamos da construção histórica das fronteiras brasileiras, em especial na região meridional do país, analisando os métodos e princípios utilizados nas disputas territoriais e observando as populações das regiões nas quais os limites fronteiriços foram estabelecidos. A partir dessa abordagem, que possibilita estabelecer relações interdisciplinares entre a História e a Geografia, criamos uma oficina pedagógica para tratar do tema. A metodologia empregada no desenvolvimento da Dissertação foi principalmente a pesquisa bibliográfica, realizada em obras que tratam do tema, a partir das quais formulamos um texto acadêmico que desenvolve o tema e também desenvolvemos a parte propositiva do trabalho. A parte acadêmica da Dissertação está apresentada em dois capítulos. No primeiro abordamos as determinações dos Tratados de Tordesilhas (1494) e Madri (1750) e seus impactos na disputa territorial entre as Coroas Ibéricas na região meridional da América portuguesa e espanhola. No segundo, analisamos a construção das fronteiras meridionais da região sul do Brasil, com destaque para o processo de consolidação das fronteiras do Paraná e de Santa Catarina nos séculos XIX e XX. No terceiro capítulo da Dissertação nos debruçamos sobre as questões do ensino de História propriamente, retomando as formulações de Isabel Barca sobre a metodologia de ensino das aulas-oficina. Nesse mesmo capítulo, realizamos a parte propositiva da Dissertação, apresentando uma oficina elaborada para o ensino do processo histórico envolvido na definição das fronteiras de algumas áreas da região meridional do Brasil. A oficina é voltada a estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, está orientada pela Educação Histórica e foi elaborada a partir das formulações de Isabel Barca para essa metodologia de ensino.Abstract: In this Dissertation we deal with the historical construction of the Brazilian borders, especially in the southern region of the country, analyzing the methods used in the territorial disputes. As well as observing the populations of the regions in which the border limits were established. From this approach, establishing an interdisciplinary connection between History and Geography, we created an educational workshop to deal with the subject. The methodology applied in the development of the Dissertation was mainly bibliographical research. It was based on works that deal with the topic, from which we formulated an academic text that develops the subject and the propositional part of the work. The academic section of this dissertation is presented in two chapters. In the first we approach the determinations of the Treaties of Tordesillas (1494) and Madrid (1750), as well their impact on the territorial dispute between the Iberian Crowns in the southern region of Portuguese and Spanish America. In the second section, we analyzed the construction of the southern frontiers in the southern region of Brazil. We emphasized the consolidation process of the frontiers of Paraná and Santa Catarina in the 191th and 20th centuries. In the third chapter, we focus on the issues of History teaching itself, reviewing Isabel Barca's formulations about the teaching methodology of the workshop classes. In this chapter, we presented a workshop designed to teach the historical process involved in the definition of the frontiers of some areas of the southern region of Brazil. The workshop is aimed at students of Basic Education High School, is oriented by History Education and was developed based on Isabel Barca's formulations for this methodology of teaching.1 recurso online : PDF.application/pdfHistória (Ensino médio)Metodos de ensinoDidatica (Segundo grau)Brasil - Fronteiras - HistóriaA construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIO DE CASSIO JURACHEK.pdfapplication/pdf7249904https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81249/1/R%20-%20D%20-%20FABIO%20DE%20CASSIO%20JURACHEK.pdfa1b9484a284d8c0a9c23acb2192b3f45MD51open access1884/812492023-02-23 17:15:03.944open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81249Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-23T20:15:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
title A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
spellingShingle A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
Jurachek, Fabio
História (Ensino médio)
Metodos de ensino
Didatica (Segundo grau)
Brasil - Fronteiras - História
title_short A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
title_full A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
title_fullStr A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
title_full_unstemmed A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
title_sort A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
author Jurachek, Fabio
author_facet Jurachek, Fabio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Joseli Maria Nunes, 1960-
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurachek, Fabio
contributor_str_mv Mendonça, Joseli Maria Nunes, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv História (Ensino médio)
Metodos de ensino
Didatica (Segundo grau)
Brasil - Fronteiras - História
topic História (Ensino médio)
Metodos de ensino
Didatica (Segundo grau)
Brasil - Fronteiras - História
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Joseli Maria Nunes Mendonça.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-23T20:15:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-23T20:15:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81249
url https://hdl.handle.net/1884/81249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81249/1/R%20-%20D%20-%20FABIO%20DE%20CASSIO%20JURACHEK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1b9484a284d8c0a9c23acb2192b3f45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861433448726528