O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Roballo, Carlos Alberto Moreira, 1968-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/60260
Resumo: Orientadora: Prof.a Dra Glaucia da Silva Brito
id UFPR_f3c9e35602c5c3bcd7f50f5163b4b4fd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60260
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Roballo, Carlos Alberto Moreira, 1968-Brito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-05-28T17:20:54Z2019-05-28T17:20:54Z2015https://hdl.handle.net/1884/60260Orientadora: Prof.a Dra Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2015Inclui referências: p.84-89Resumo: Este trabalho teve como questão investigadora: de que forma o Projeto UCA contribuiu nas expectativas de inserir os professores na cultura digital, em uma escola do Paraná? A pesquisa foi realizada com professores da Escola Estadual Augusto Antonio da Paixão, em Cerro Azul/ PR a partir das expectativas criadas com a implantação do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e seu encerramento. O objetivo geral é Analisar as relações entre a implantação do projeto UCA em uma escola e a inserção dos professores na cultura digital. Os objetivos específicos são: Investigar quais foram as contribuições do Projeto UCA diante das expectativas dos professores da Escola Estadual Augusto Antonio da Paixão, em Cerro Azul/PR; Investigar quais foram as contribuições do Projeto UCA no que tange as expectativas para o uso do computador nas atividades diárias e; Investigar as mudanças de comportamento dos professores, em relação ao uso da tecnologia, que possa caracterizá-los inseridos em uma cultura digital. A abordagem metodológica foi qualitativa com dois momentos distintos: análise de um questionário aplicado em 2011 pela equipe de avaliação da UFPR aos professores da Escola Estadual Augusto Antonio da Paixão, quando da implantação do Projeto UCA no estado do Paraná e, em seguida a aplicação de um outro questionário, em 2015, com o objetivo de averiguar se as expectativas criadas com a implantação do Projeto foram atendidas e se os professores se percebem inseridos na cultura digital. Como resultado podemos indicar que os professores da escola se percebem inseridos na cultura digital e apontaram suas expectativas e nos apresentaram suas percepções quanto ao uso da tecnologia na sala de aula no que diz respeito ao fato de que estar inserido na cultura digital é se reconhecer em uma cultura de possibilidades em que as tecnologias estão convergindo e possibilitando inúmeras formas de se organizar as informações e produzir novos conhecimentos, tomando o leitor muito mais autônomo e cada vez mais um autor. Deste modo, pode-se afirmar que o Projeto UCA contribuiu levando a cultura digital à Escola Estadual Augusto Antonio da Paixão, em Cerro Azul/PR. Palavras-chave: Cultura Digital. Tecnologias na Educação. Projeto UCA.Abstract: This study was investigator question : how the UCA Project contributed expectations entering the teachers in digital culture , in a school of Parana ? The survey was conducted with teachers from State School Augusto Antonio da Paixão, in Cerro Azul / PR from the expectations created with the implementation of Project One Computer per Student - UCA and its closure. The overall objective is to analyze the relationship between the implementation of the UCA project at a school and the inclusion of teachers in digital culture. The specific objectives are : To investigate what were the contributions of the UCA Project on the expectations of teachers of the State School Augusto Antonio da Paixão, in Cerro Azul / PR ; Investigate what were the contributions of the UCA Project regarding expectations for computer use in daily activities and ; Investigate teachers' behavior change in relation to the use of technology that can characterize them inserted in a digital culture. The methodological approach was qualitative with two distinct phases : analysis of a questionnaire administered in 2011 by the evaluation team UFPR teachers of the State School Augusto Antonio da Paixão, when the implementation of the UCA Project in the state of Paraná , and then applying another questionnaire in 2015, in order to ascertain whether the expectations created with the implementation of the Project have been met and whether teachers perceive themselves inserted in the digital culture. As a result we can indicate that school teachers perceive themselves inserted into the digital culture and pointed their expectations and presented their perceptions regarding the use of technology in the classroom with regard to the fact that being inserted into the digital culture is to recognize in a culture of possibilities where technologies are converging and enabling numerous ways to organize information and produce new knowledge , making the reader much more autonomous and increasingly an author. Thus, it can be said that the UCA Project helped taking digital culture to the State School Augusto Antonio da Paixão, in Cerro Azul / PR . Keywords: Digital Culture. Technologies in Education . UCA Project.98 p. : il.application/pdfTecnologia educacionalEducaçãoO projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLOS ALBERTO MOREIRA ROBALLO.pdfapplication/pdf68800047https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60260/1/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ALBERTO%20MOREIRA%20ROBALLO.pdf0ff65f403994e55c6d7ad2aa1a41b0e1MD51open access1884/602602019-05-28 14:20:54.986open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60260Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T17:20:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola
title O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola
spellingShingle O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola
Roballo, Carlos Alberto Moreira, 1968-
Tecnologia educacional
Educação
title_short O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola
title_full O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola
title_fullStr O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola
title_full_unstemmed O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola
title_sort O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola
author Roballo, Carlos Alberto Moreira, 1968-
author_facet Roballo, Carlos Alberto Moreira, 1968-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Brito, Gláucia da Silva, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Roballo, Carlos Alberto Moreira, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação
topic Tecnologia educacional
Educação
description Orientadora: Prof.a Dra Glaucia da Silva Brito
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T17:20:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T17:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/60260
url https://hdl.handle.net/1884/60260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60260/1/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ALBERTO%20MOREIRA%20ROBALLO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ff65f403994e55c6d7ad2aa1a41b0e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861139999490048