Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Virtuoso, Luiz Aurélio, 1978-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/67887
Resumo: Orientadora: Profa Dra Andréa Paula Segatto
id UFPR_f95462ccd96d64ce203a37793855eaf0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67887
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Virtuoso, Luiz Aurélio, 1978-Segatto, Andrea PaulaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2020-08-04T21:40:18Z2020-08-04T21:40:18Z2020https://hdl.handle.net/1884/67887Orientadora: Profa Dra Andréa Paula SegattoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 14/05/2020Inclui referências: p. 155-165Resumo: A mobilidade urbana permite o acesso a produtos e serviços e promove a interação entre pessoas. Nesse contexto os sistemas de transporte público de passageiros são importantes pois interferem no desenvolvimento econômico, social e ambiental de um país. Para estes sistemas atenderem as demandas da sociedade, são necessárias melhorias de gestão e desempenho, os quais são complexos, multidimensionais e inerentemente políticas. Para a obtenção de um gerenciamento eficaz, a literatura aponta que as capacidades dinâmicas podem ser especialmente importantes na obtenção de melhores resultados. Dentre os conceitos, destaca-se as Capacidades Relacionais, as quais permitem que organizações que cooperam entre si adquiram habilidades, troquem informações e aprendam constantemente, para criar estruturas, gerenciar conflitos, promover confiança e gerar valor. A partir disso, levantamentos na literatura mostraram a ausência de estudos sobre capacidades relacionais no setor público. Dessa forma, a partir da tese de que parcerias no setor público para gestão da mobilidade urbana conduzem ao desenvolvimento de capacidades relacionais, o presente estudo objetivou responder como essas Capacidades Relacionais se desenvolvem por meio de um estudo com abordagem qualitativa e estudo de caso único, analisando as inovações do Sistema de Transporte Público Urbano de Curitiba, escolhida por ter sido pioneira no processo de reversão do uso do automóvel no processo do planejamento urbano por meio de implementação de políticas de transportes alternativos e inovadoras. Para a coleta de dados foram realizadas análises documentais e entrevistas em profundidade com 23 funcionários e exfuncionários da PMC, IPPUC e URBS. Os resultados mostram três momentos de inovação, Momento 1: Sistema Trinário, Sistema Expresso e Canaleta Exclusiva, o Momento 2: Linha Direta, Estação Tubo e Biarticulados, Momento 3: Sistema de ultrapassagem e Linha Verde Sul. Os principais atores são a PMC, o IPPUC e a URBS. O desenvolvimento das Capacidades Relacionais ocorreu ao longo dos três momentos sendo que dentre os componentes ações formalizadas, confiança, valores e cultura comuns, obtenção de conhecimento e alterações e soluções tiveram mais destaques. Com menos destaque evidencia-se os componentes normas de comportamento, rotinas técnicas e avaliação. A contribuição teórica amplia os conhecimentos existentes sobre o desenvolvimento das Capacidades Relacionais, enquanto capacidades dinâmicas, no setor público, ainda, traz evidências quanto a aplicação de ferramentas de gestão do setor privado no setor público, contribuindo com o New Public Management. A contribuição prática indica a possibilidade de soluções para os sistemas públicos de transporte e melhorias para a mobilidade urbana e para outras áreas da gestão pública como um todo. Estudos futuros podem ser o estudo do desenvolvimento das Capacidades Relacionais no nível municipal, como estadual e federal, com stakeholders privados; estudos aprofundado da dinâmica individual de cada dimensão ou uma análise específica de determinados componentes podem ser realizados. Palavras-chave: Capacidades Dinâmicas. Capacidades Relacionais. Parcerias. Mobilidade Urbana. Organizações do Setor Público. Sistemas de Transporte Público Urbano. Bus Rapid Transit.Abstract: Urban mobility provides access to products and services, promotes interaction between people and it is a basic right in a democracy. Public transport systems are important because they interfere in the country's economic, social and environmental development. For public urban transport to meet the goals of the society, managers have to develop actions that can improve the management and the performance of these systems, which are said to be complex, multidimensional and inherently political. To achieve an effective management, the literature points out that dynamic capabilities can be especially important for obtaining better results. Within this concept, the relational capabilities stand out, which allow organizations to cooperate with each other to acquire skills, exchange information and learn constantly, to create structures, manage conflicts, promote trust and generate value. Therefore, surveys in the literature showed the lack of studies on relational capabilities in the public sector. Thus, considering the thesis that partnerships in the public sector for mobility management can lead to the development of relational capabilities, this study aimed to answer how these Relational Capabilities are developed through a qualitative single case study analyzing the innovations of Curitiba's public urban transit system, which was chosen because it was a pioneer in the process of reversing the use of the car in the urban planning process through the implementation of alternative and innovative transport policies. For data collection, documentary analyzes and in-depth interviews were carried out with 23 employees and former employees of PMC, IPPUC and URBS. The results show three moments of innovation, Moment 1: the trinary system, express system and exclusive bus lines, Moment 2: Direct Line, Tube stations and bi-articulated buses, Moment 3: overtaking system and the Green Line South. The main actors were PMC, IPPUC and URBS. The development of the Relational Capabilities took place over the three moments, being that, among the components, formalized actions, trust, common values and culture, obtaining knowledge, and changes and solutions were more evident. With less emphasis, the components of norms of behavior, technical routines and evaluation were found. The theoretical contribution expands the existing knowledge about the development of Relational Capabilities as dynamic capabilities in the public sector. It also brings evidence regarding the application of private sector management tools in the public sector, contributing to New Public Management literature. The practical contribution indicates the possibility of solutions for public transport systems and possible improvements for urban mobility and adjacent areas of public management as a whole. Future studies could study of the development of Relational Capabilities at the municipal level, as well as at state and federal levels, with private stakeholders; in-depth studies of the individual dynamics of each dimension or a specific analysis of certain components could also be carried out. Keywords: Dynamic Capabilities. Relational Capabilities. Partnerships. Urban mobility. Public Sector Organizations. Urban Public Transport Systems. Bus Rapid Transit.196 p. : il. (algumas color.).application/pdfAdministraçãoMobilidade urbanaAdministraçãoCapacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUIZ AURELIO VIRTUOSO.pdfapplication/pdf3647973https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67887/1/R%20-%20T%20-%20LUIZ%20AURELIO%20VIRTUOSO.pdf6645d2e2014e153c8dcf85c54ebcb78cMD51open access1884/678872020-08-04 18:40:18.468open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67887Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-04T21:40:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba
title Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba
spellingShingle Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba
Virtuoso, Luiz Aurélio, 1978-
Administração
Mobilidade urbana
Administração
title_short Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba
title_full Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba
title_fullStr Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba
title_full_unstemmed Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba
title_sort Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba
author Virtuoso, Luiz Aurélio, 1978-
author_facet Virtuoso, Luiz Aurélio, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Segatto, Andrea Paula
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Virtuoso, Luiz Aurélio, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Mobilidade urbana
Administração
topic Administração
Mobilidade urbana
Administração
description Orientadora: Profa Dra Andréa Paula Segatto
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T21:40:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-04T21:40:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67887
url https://hdl.handle.net/1884/67887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 196 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67887/1/R%20-%20T%20-%20LUIZ%20AURELIO%20VIRTUOSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6645d2e2014e153c8dcf85c54ebcb78c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699575793844224