O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Batista, Ubiratan Augusto Domingues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/28521
Resumo: Orientadora: Profª Drª Sonia Regina Landini
id UFPR_fad7908245c757a998590e5dbcf8a55b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28521
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Batista, Ubiratan Augusto DominguesLandini, SôniaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-25T13:28:34Z2020-09-25T13:28:34Z2012https://hdl.handle.net/1884/28521Orientadora: Profª Drª Sonia Regina LandiniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 16/03/2012Bibliografia: fls. 58-59Resumo: A presente pesquisa refere-se ao estudo realizado sobre o ensino médio integrado no Paraná, particularmente a partir da proposta da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) e do Ministério da Educação (MEC). Adotamos como objetivo, compreender os princípios e bases apregoadas por intelectuais marxistas que orientaram as discussões nacionais e estadual frente a elaboração do Ensino Médio Integrado, o qual parte do Decreto 5.154/04, promulgado pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Tais documentos adotam o trabalho como principio educativo, a cultura, a ciência e a tecnologia como eixos norteadores do ensino - defendendo a ideia que essas quatro categorias possibilitam aos jovens o apropriação sistematizada do conhecimento construído pelo homem ao longo de sua história. Tal investigação aponta para o reconhecimento do avanço histórico que esses documentos representam, pois até então os intelectuais marxistas não haviam exercido tamanha influência teórico-epistemológica nos documentos bases do governo, porém, a proposta integrada não foi aplicada nas escolas como deveria, pois o próprio governo não dá o suporte necessário para a real incorporação da proposta, sob o enfoque materialista histórico dialético.Abstract: This research paper/thesis refers to the study made about integrated middle schooling in Paraná, particularly about the proposal from the State of Parana's Secretary of Education (SEED/PR) and the Education Ministry (MEC). Our goal is to understand the ideas and foundations touted by Marxist intellectuals which guided the national and state discussions elaborating the Integrated Middle School program, which came from Act 5.154/04 promulgated by President Luís Inácio Lula da Silva. Such documents adopt labor/work as a educating principle, culture, sciences and technology as guidance to learning -- defending the idea that those four categories allows young people to systematically absorb knowledge built by men throughout history. This investigation points to the recognition of the historical advances that those documents represent, because until then the Marxist intellectuals had not exercised much theoretical-epistemological influence over the foundation documents from the government, however, the integrated proposal wasn't implemented as it should. The government itself doesn't provide the necessary support for the proper implementation of the proposal, under the historical materialist dialectical approach.102 f. + anexos.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEnsino médio integrado - ParanáEnsino profissionalCapitalismoEducaçãoO ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - UBIRATAN AUGUSTO DOMINGUES BATISTA.pdfapplication/pdf3336707https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/1/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf8c732ab3638b248f3de277518bc3815eMD51open accessTEXTR - D - UBIRATAN AUGUSTO DOMINGUES BATISTA.pdf.txtExtracted Texttext/plain458754https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/2/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf.txtba2585b4716f9e2c7bba0dd08a8e9ee8MD52open accessTHUMBNAILR - D - UBIRATAN AUGUSTO DOMINGUES BATISTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/3/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf.jpge8dcdf03c507fdf3364b592ce52e7524MD53open access1884/285212020-09-25 10:28:34.673open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28521Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-25T13:28:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
title O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
spellingShingle O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
Batista, Ubiratan Augusto Domingues
Dissertações - Educação
Ensino médio integrado - Paraná
Ensino profissional
Capitalismo
Educação
title_short O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
title_full O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
title_fullStr O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
title_full_unstemmed O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
title_sort O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
author Batista, Ubiratan Augusto Domingues
author_facet Batista, Ubiratan Augusto Domingues
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Landini, Sônia
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ubiratan Augusto Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Ensino médio integrado - Paraná
Ensino profissional
Capitalismo
Educação
topic Dissertações - Educação
Ensino médio integrado - Paraná
Ensino profissional
Capitalismo
Educação
description Orientadora: Profª Drª Sonia Regina Landini
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-25T13:28:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-25T13:28:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28521
url https://hdl.handle.net/1884/28521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 f. + anexos.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/1/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/2/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/3/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c732ab3638b248f3de277518bc3815e
ba2585b4716f9e2c7bba0dd08a8e9ee8
e8dcdf03c507fdf3364b592ce52e7524
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861067893112832