O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/28521 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Sonia Regina Landini |
id |
UFPR_fad7908245c757a998590e5dbcf8a55b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28521 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Batista, Ubiratan Augusto DominguesLandini, SôniaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-25T13:28:34Z2020-09-25T13:28:34Z2012https://hdl.handle.net/1884/28521Orientadora: Profª Drª Sonia Regina LandiniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 16/03/2012Bibliografia: fls. 58-59Resumo: A presente pesquisa refere-se ao estudo realizado sobre o ensino médio integrado no Paraná, particularmente a partir da proposta da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) e do Ministério da Educação (MEC). Adotamos como objetivo, compreender os princípios e bases apregoadas por intelectuais marxistas que orientaram as discussões nacionais e estadual frente a elaboração do Ensino Médio Integrado, o qual parte do Decreto 5.154/04, promulgado pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Tais documentos adotam o trabalho como principio educativo, a cultura, a ciência e a tecnologia como eixos norteadores do ensino - defendendo a ideia que essas quatro categorias possibilitam aos jovens o apropriação sistematizada do conhecimento construído pelo homem ao longo de sua história. Tal investigação aponta para o reconhecimento do avanço histórico que esses documentos representam, pois até então os intelectuais marxistas não haviam exercido tamanha influência teórico-epistemológica nos documentos bases do governo, porém, a proposta integrada não foi aplicada nas escolas como deveria, pois o próprio governo não dá o suporte necessário para a real incorporação da proposta, sob o enfoque materialista histórico dialético.Abstract: This research paper/thesis refers to the study made about integrated middle schooling in Paraná, particularly about the proposal from the State of Parana's Secretary of Education (SEED/PR) and the Education Ministry (MEC). Our goal is to understand the ideas and foundations touted by Marxist intellectuals which guided the national and state discussions elaborating the Integrated Middle School program, which came from Act 5.154/04 promulgated by President Luís Inácio Lula da Silva. Such documents adopt labor/work as a educating principle, culture, sciences and technology as guidance to learning -- defending the idea that those four categories allows young people to systematically absorb knowledge built by men throughout history. This investigation points to the recognition of the historical advances that those documents represent, because until then the Marxist intellectuals had not exercised much theoretical-epistemological influence over the foundation documents from the government, however, the integrated proposal wasn't implemented as it should. The government itself doesn't provide the necessary support for the proper implementation of the proposal, under the historical materialist dialectical approach.102 f. + anexos.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEnsino médio integrado - ParanáEnsino profissionalCapitalismoEducaçãoO ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - UBIRATAN AUGUSTO DOMINGUES BATISTA.pdfapplication/pdf3336707https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/1/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf8c732ab3638b248f3de277518bc3815eMD51open accessTEXTR - D - UBIRATAN AUGUSTO DOMINGUES BATISTA.pdf.txtExtracted Texttext/plain458754https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/2/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf.txtba2585b4716f9e2c7bba0dd08a8e9ee8MD52open accessTHUMBNAILR - D - UBIRATAN AUGUSTO DOMINGUES BATISTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/3/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf.jpge8dcdf03c507fdf3364b592ce52e7524MD53open access1884/285212020-09-25 10:28:34.673open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28521Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-25T13:28:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências? |
title |
O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências? |
spellingShingle |
O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências? Batista, Ubiratan Augusto Domingues Dissertações - Educação Ensino médio integrado - Paraná Ensino profissional Capitalismo Educação |
title_short |
O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências? |
title_full |
O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências? |
title_fullStr |
O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências? |
title_full_unstemmed |
O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências? |
title_sort |
O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências? |
author |
Batista, Ubiratan Augusto Domingues |
author_facet |
Batista, Ubiratan Augusto Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Landini, Sônia Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Ubiratan Augusto Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Ensino médio integrado - Paraná Ensino profissional Capitalismo Educação |
topic |
Dissertações - Educação Ensino médio integrado - Paraná Ensino profissional Capitalismo Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Sonia Regina Landini |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-25T13:28:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-25T13:28:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/28521 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/28521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
102 f. + anexos. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/1/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/2/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28521/3/R%20-%20D%20-%20UBIRATAN%20AUGUSTO%20DOMINGUES%20BATISTA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c732ab3638b248f3de277518bc3815e ba2585b4716f9e2c7bba0dd08a8e9ee8 e8dcdf03c507fdf3364b592ce52e7524 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801861067893112832 |