Aplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A.
Ano de defesa: | 1990 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
|
Departamento: |
Escola de Comunicação
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11422/11019 |
Resumo: | Os periódicos indexados na base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), especializada em ferrovia, são analisados em termos de produtividade através de lei bibliométrica - a de Bradford - examinando-se os fatores relacionados aos mesmos que podem interferir nos resultados da aplicação da lei. A partir da distribuição dos periódicos faz-se o mapeamento da produção bibliográfica mundial na área, segundo os países de edição e o idioma dos textos, destacando-se a situação do Brasil. Avalia-se a base através de seu produto, a LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS, fonte secundária da literatura ferroviária, verificando-se o grau de inclusão de artigos especializados da área publicados nos periódicos que com poema distribuição de Bradford. Outras fontes secundárias especializadas no assunto são identificadas e os periódicos nelas indexados são comparados com os constantes da LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS, sendo ainda verificada sua acessibilidade em bibliotecas brasileiras. Conclui-se que a LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS e a única fonte secundária corrente especializada na área de ferrovia disponível no mundo ocidental e apresenta elementos para estabelecimento de políticas de seleção, aquisição e indexação dos periódicos a serem incluídos na base. Constata-se a dificuldade de acessibilidade no Brasil dos periódicos que fazem parte da pesquisa, reflexo dos problemas de formação e desenvolvimento da coleção de periódicos no Brasil que por sua vez, são decorrentes da falta de reconhecimento da informação como fator decisivo para o desenvolvimento dos países. |
id |
UFRJ_0e79dce199ee9abe3096f356113e4e24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11019 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Coutinho, Elianahttp://lattes.cnpq.br/9613980184982976http://lattes.cnpq.br/3908805747454161Pinheiro, Lena Vania Ribeiro2020-01-10T19:35:51Z2020-01-12T03:00:10Z1990http://hdl.handle.net/11422/11019Os periódicos indexados na base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), especializada em ferrovia, são analisados em termos de produtividade através de lei bibliométrica - a de Bradford - examinando-se os fatores relacionados aos mesmos que podem interferir nos resultados da aplicação da lei. A partir da distribuição dos periódicos faz-se o mapeamento da produção bibliográfica mundial na área, segundo os países de edição e o idioma dos textos, destacando-se a situação do Brasil. Avalia-se a base através de seu produto, a LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS, fonte secundária da literatura ferroviária, verificando-se o grau de inclusão de artigos especializados da área publicados nos periódicos que com poema distribuição de Bradford. Outras fontes secundárias especializadas no assunto são identificadas e os periódicos nelas indexados são comparados com os constantes da LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS, sendo ainda verificada sua acessibilidade em bibliotecas brasileiras. Conclui-se que a LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS e a única fonte secundária corrente especializada na área de ferrovia disponível no mundo ocidental e apresenta elementos para estabelecimento de políticas de seleção, aquisição e indexação dos periódicos a serem incluídos na base. Constata-se a dificuldade de acessibilidade no Brasil dos periódicos que fazem parte da pesquisa, reflexo dos problemas de formação e desenvolvimento da coleção de periódicos no Brasil que por sua vez, são decorrentes da falta de reconhecimento da informação como fator decisivo para o desenvolvimento dos países.The Bradford’s law –a bibliometric law- is applied to periodicals indexed in the RFFSA (Brazilian Federal Railways Network) data base, specialized in railways. Besides the periodicals productivity, the world bibliographic production about the area is showed by country and language, with the Brazilian position emphasized. The data base evaluation is made through its product – LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS – secondary source of railway literature, checking the indexing degree of the specialized articles published in the Bradford’s distribution periodicals. Other secondary sources of the area identified, their indexed periodicals are compared with the titles included in LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS and their accessibility in Brazilian libraries is verified. As conclusion, the author demonstrates that LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS is the only secondary source on railways available in the western world and presents elements to establish politicies for periodicals selection, acquisition and indexing.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2020-01-10T19:35:51Z No. of bitstreams: 1 276961.pdf: 7956372 bytes, checksum: c631ef19a707a57b1f93690b77487941 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-10T19:35:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 276961.pdf: 7956372 bytes, checksum: c631ef19a707a57b1f93690b77487941 (MD5) Previous issue date: 1990porUniversidade Federal do Rio de JaneiroInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFRJIBICTBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIAFerroviasProdução científicaBibliometriaServiços de informaçãoBases de dadosAplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A.Application of the Bradford's law to the railway technical literature: periodicals analysis and evaluation of the Brazilian Federal Railways Network data baseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL276961.pdf276961.pdfapplication/pdf7956372http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11019/1/276961.pdfc631ef19a707a57b1f93690b77487941MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11019/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/110192022-01-19 22:24:47.643oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2022-01-20T01:24:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Application of the Bradford's law to the railway technical literature: periodicals analysis and evaluation of the Brazilian Federal Railways Network data base |
title |
Aplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. |
spellingShingle |
Aplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. Coutinho, Eliana CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIA Ferrovias Produção científica Bibliometria Serviços de informação Bases de dados |
title_short |
Aplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. |
title_full |
Aplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. |
title_fullStr |
Aplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. |
title_full_unstemmed |
Aplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. |
title_sort |
Aplicação da lei de Bradford à literatura técnica sobre ferrovia: análise de periódicos e avaliação da base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. |
author |
Coutinho, Eliana |
author_facet |
Coutinho, Eliana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9613980184982976 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3908805747454161 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Eliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Lena Vania Ribeiro |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Lena Vania Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIA Ferrovias Produção científica Bibliometria Serviços de informação Bases de dados |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferrovias Produção científica Bibliometria Serviços de informação Bases de dados |
description |
Os periódicos indexados na base de dados da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), especializada em ferrovia, são analisados em termos de produtividade através de lei bibliométrica - a de Bradford - examinando-se os fatores relacionados aos mesmos que podem interferir nos resultados da aplicação da lei. A partir da distribuição dos periódicos faz-se o mapeamento da produção bibliográfica mundial na área, segundo os países de edição e o idioma dos textos, destacando-se a situação do Brasil. Avalia-se a base através de seu produto, a LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS, fonte secundária da literatura ferroviária, verificando-se o grau de inclusão de artigos especializados da área publicados nos periódicos que com poema distribuição de Bradford. Outras fontes secundárias especializadas no assunto são identificadas e os periódicos nelas indexados são comparados com os constantes da LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS, sendo ainda verificada sua acessibilidade em bibliotecas brasileiras. Conclui-se que a LISTA DE ARTIGOS SELECIONADOS e a única fonte secundária corrente especializada na área de ferrovia disponível no mundo ocidental e apresenta elementos para estabelecimento de políticas de seleção, aquisição e indexação dos periódicos a serem incluídos na base. Constata-se a dificuldade de acessibilidade no Brasil dos periódicos que fazem parte da pesquisa, reflexo dos problemas de formação e desenvolvimento da coleção de periódicos no Brasil que por sua vez, são decorrentes da falta de reconhecimento da informação como fator decisivo para o desenvolvimento dos países. |
publishDate |
1990 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1990 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-10T19:35:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-12T03:00:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11019 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ IBICT |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11019/1/276961.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11019/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c631ef19a707a57b1f93690b77487941 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766886493733781504 |