Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1996
Autor(a) principal: Faria, Paulo Rogério Campos de
Orientador(a): Freire, Vanda Lima Bellard
Banca de defesa: Neves, José Maria lattes, Araujo Junior, Samuel Mello lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: Escola de Música
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/2550
Resumo: O foco deste estudo é a introdução de uma nova prática pianística de concerto no Rio de Janeiro, em meados do século XIX, a que chamamos de pianismo de concerto, objetivada pelo enfoque solístico e virtuosístico, associado à estética romântica, heroicizadora da figura do artista, e concretizada com a vinda dos primeiros grandes pianistas virtuoses internacionais, a se apresentarem ao público nos teatros da cidade. Como hábito importado da Europa, integra um corpo de transformações culturais ligadas às transformações da estrutura social do país, como parte de um ideário burguês das elites brasileiras. Esta prática conviveu com o pianismo de salão, como convenciona-se chamar a prática pianística, cujas manifestações mais características são as danças de salão, as peças de caráter, em geral curtas, as modinhas e árias, acompanhadas ou transcritas para piano, de menor complexidade técnica, habituais nos saraus, onde os participantes eram os próprios executantes. Tentamos trabalhar, neste estudo do fenômeno, duas visões que se complementam: uma análise interpretativa, com base dialética, com o fim de articulá-lo na história social; e uma abordagem como fenômeno de comunicação, na tentativa de identificar os elementos constitucionais dessa mensagem estética e, ao final, a maneira como ela se relaciona com a estrutura social.
id UFRJ_17d7a36b4faf3524ca5a60539f08d4ff
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2550
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Faria, Paulo Rogério Campos dehttp://lattes.cnpq.br/7284630566143232http://lattes.cnpq.br/8640020210929784Neves, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/5982498547865594Araujo Junior, Samuel Mellohttp://lattes.cnpq.br/5159891739318203Freire, Vanda Lima Bellard2017-07-28T20:19:07Z2017-07-30T03:00:13Z1996-06-14http://hdl.handle.net/11422/2550O foco deste estudo é a introdução de uma nova prática pianística de concerto no Rio de Janeiro, em meados do século XIX, a que chamamos de pianismo de concerto, objetivada pelo enfoque solístico e virtuosístico, associado à estética romântica, heroicizadora da figura do artista, e concretizada com a vinda dos primeiros grandes pianistas virtuoses internacionais, a se apresentarem ao público nos teatros da cidade. Como hábito importado da Europa, integra um corpo de transformações culturais ligadas às transformações da estrutura social do país, como parte de um ideário burguês das elites brasileiras. Esta prática conviveu com o pianismo de salão, como convenciona-se chamar a prática pianística, cujas manifestações mais características são as danças de salão, as peças de caráter, em geral curtas, as modinhas e árias, acompanhadas ou transcritas para piano, de menor complexidade técnica, habituais nos saraus, onde os participantes eram os próprios executantes. Tentamos trabalhar, neste estudo do fenômeno, duas visões que se complementam: uma análise interpretativa, com base dialética, com o fim de articulá-lo na história social; e uma abordagem como fenômeno de comunicação, na tentativa de identificar os elementos constitucionais dessa mensagem estética e, ao final, a maneira como ela se relaciona com a estrutura social.The object of our study is the introduction, in the city of Rio de Janeiro, of a new concept of piano playing, during the nineteenth century, what we call concert-pianism. At that time. it meant a new approach conceming piano playing; namely, the new focus on the solists, the intemational virtuosi that began giving concerts in the city, very much in the tradition of romanticism : the world touring heroe-artist, the genius, and so on. The fact bears,connections with the society structural transformations, which the country was going through. This approach had a counterpart in what we call salon-pianism, which means basically private music in homes, salons or even small events, to which ball music, singing and instrumental performance of technically non-complex music is related. We try to work out, in the study of the phenomenon, two complementary approaches: one interpreting analysis, in a dialetical basis, as to connect it to the wider range of social history. On the other hand, giving it a treatment of a communication phenomenon, we make an attempt to identify the constituting elements of the aesthetic message, and at last, the way it relates to the social structure.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2017-07-28T20:19:07Z No. of bitstreams: 1 279033.pdf: 41721546 bytes, checksum: ada0f505663ae97936b7c8f72bb4da5d (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-28T20:19:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 279033.pdf: 41721546 bytes, checksum: ada0f505663ae97936b7c8f72bb4da5d (MD5) Previous issue date: 1996-06-14CAPESFINEPporUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFRJBrasilEscola de MúsicaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAPianoHistóriaSéculo XIXRio de Janeiro (RJ)Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xixinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80//bitstream/11422/2550/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINAL279033.pdf279033.pdfapplication/pdf41721546http://pantheon.ufrj.br:80//bitstream/11422/2550/1/279033.pdfada0f505663ae97936b7c8f72bb4da5dMD5111422/25502018-04-05 19:01:13.049oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2018-04-05T22:01:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
title Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
spellingShingle Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
Faria, Paulo Rogério Campos de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Piano
História
Século XIX
Rio de Janeiro (RJ)
title_short Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
title_full Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
title_fullStr Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
title_full_unstemmed Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
title_sort Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
author Faria, Paulo Rogério Campos de
author_facet Faria, Paulo Rogério Campos de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7284630566143232
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8640020210929784
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Paulo Rogério Campos de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Neves, José Maria
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5982498547865594
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Araujo Junior, Samuel Mello
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5159891739318203
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire, Vanda Lima Bellard
contributor_str_mv Neves, José Maria
Araujo Junior, Samuel Mello
Freire, Vanda Lima Bellard
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Piano
História
Século XIX
Rio de Janeiro (RJ)
dc.subject.por.fl_str_mv Piano
História
Século XIX
Rio de Janeiro (RJ)
description O foco deste estudo é a introdução de uma nova prática pianística de concerto no Rio de Janeiro, em meados do século XIX, a que chamamos de pianismo de concerto, objetivada pelo enfoque solístico e virtuosístico, associado à estética romântica, heroicizadora da figura do artista, e concretizada com a vinda dos primeiros grandes pianistas virtuoses internacionais, a se apresentarem ao público nos teatros da cidade. Como hábito importado da Europa, integra um corpo de transformações culturais ligadas às transformações da estrutura social do país, como parte de um ideário burguês das elites brasileiras. Esta prática conviveu com o pianismo de salão, como convenciona-se chamar a prática pianística, cujas manifestações mais características são as danças de salão, as peças de caráter, em geral curtas, as modinhas e árias, acompanhadas ou transcritas para piano, de menor complexidade técnica, habituais nos saraus, onde os participantes eram os próprios executantes. Tentamos trabalhar, neste estudo do fenômeno, duas visões que se complementam: uma análise interpretativa, com base dialética, com o fim de articulá-lo na história social; e uma abordagem como fenômeno de comunicação, na tentativa de identificar os elementos constitucionais dessa mensagem estética e, ao final, a maneira como ela se relaciona com a estrutura social.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-28T20:19:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-30T03:00:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2550
url http://hdl.handle.net/11422/2550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80//bitstream/11422/2550/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80//bitstream/11422/2550/1/279033.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
ada0f505663ae97936b7c8f72bb4da5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766886469177180160