Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
Ano de defesa: | 1996 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música
|
Departamento: |
Escola de Música
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11422/2550 |
Resumo: | O foco deste estudo é a introdução de uma nova prática pianística de concerto no Rio de Janeiro, em meados do século XIX, a que chamamos de pianismo de concerto, objetivada pelo enfoque solístico e virtuosístico, associado à estética romântica, heroicizadora da figura do artista, e concretizada com a vinda dos primeiros grandes pianistas virtuoses internacionais, a se apresentarem ao público nos teatros da cidade. Como hábito importado da Europa, integra um corpo de transformações culturais ligadas às transformações da estrutura social do país, como parte de um ideário burguês das elites brasileiras. Esta prática conviveu com o pianismo de salão, como convenciona-se chamar a prática pianística, cujas manifestações mais características são as danças de salão, as peças de caráter, em geral curtas, as modinhas e árias, acompanhadas ou transcritas para piano, de menor complexidade técnica, habituais nos saraus, onde os participantes eram os próprios executantes. Tentamos trabalhar, neste estudo do fenômeno, duas visões que se complementam: uma análise interpretativa, com base dialética, com o fim de articulá-lo na história social; e uma abordagem como fenômeno de comunicação, na tentativa de identificar os elementos constitucionais dessa mensagem estética e, ao final, a maneira como ela se relaciona com a estrutura social. |
id |
UFRJ_17d7a36b4faf3524ca5a60539f08d4ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2550 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Faria, Paulo Rogério Campos dehttp://lattes.cnpq.br/7284630566143232http://lattes.cnpq.br/8640020210929784Neves, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/5982498547865594Araujo Junior, Samuel Mellohttp://lattes.cnpq.br/5159891739318203Freire, Vanda Lima Bellard2017-07-28T20:19:07Z2017-07-30T03:00:13Z1996-06-14http://hdl.handle.net/11422/2550O foco deste estudo é a introdução de uma nova prática pianística de concerto no Rio de Janeiro, em meados do século XIX, a que chamamos de pianismo de concerto, objetivada pelo enfoque solístico e virtuosístico, associado à estética romântica, heroicizadora da figura do artista, e concretizada com a vinda dos primeiros grandes pianistas virtuoses internacionais, a se apresentarem ao público nos teatros da cidade. Como hábito importado da Europa, integra um corpo de transformações culturais ligadas às transformações da estrutura social do país, como parte de um ideário burguês das elites brasileiras. Esta prática conviveu com o pianismo de salão, como convenciona-se chamar a prática pianística, cujas manifestações mais características são as danças de salão, as peças de caráter, em geral curtas, as modinhas e árias, acompanhadas ou transcritas para piano, de menor complexidade técnica, habituais nos saraus, onde os participantes eram os próprios executantes. Tentamos trabalhar, neste estudo do fenômeno, duas visões que se complementam: uma análise interpretativa, com base dialética, com o fim de articulá-lo na história social; e uma abordagem como fenômeno de comunicação, na tentativa de identificar os elementos constitucionais dessa mensagem estética e, ao final, a maneira como ela se relaciona com a estrutura social.The object of our study is the introduction, in the city of Rio de Janeiro, of a new concept of piano playing, during the nineteenth century, what we call concert-pianism. At that time. it meant a new approach conceming piano playing; namely, the new focus on the solists, the intemational virtuosi that began giving concerts in the city, very much in the tradition of romanticism : the world touring heroe-artist, the genius, and so on. The fact bears,connections with the society structural transformations, which the country was going through. This approach had a counterpart in what we call salon-pianism, which means basically private music in homes, salons or even small events, to which ball music, singing and instrumental performance of technically non-complex music is related. We try to work out, in the study of the phenomenon, two complementary approaches: one interpreting analysis, in a dialetical basis, as to connect it to the wider range of social history. On the other hand, giving it a treatment of a communication phenomenon, we make an attempt to identify the constituting elements of the aesthetic message, and at last, the way it relates to the social structure.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2017-07-28T20:19:07Z No. of bitstreams: 1 279033.pdf: 41721546 bytes, checksum: ada0f505663ae97936b7c8f72bb4da5d (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-28T20:19:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 279033.pdf: 41721546 bytes, checksum: ada0f505663ae97936b7c8f72bb4da5d (MD5) Previous issue date: 1996-06-14CAPESFINEPporUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFRJBrasilEscola de MúsicaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAPianoHistóriaSéculo XIXRio de Janeiro (RJ)Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xixinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80//bitstream/11422/2550/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINAL279033.pdf279033.pdfapplication/pdf41721546http://pantheon.ufrj.br:80//bitstream/11422/2550/1/279033.pdfada0f505663ae97936b7c8f72bb4da5dMD5111422/25502018-04-05 19:01:13.049oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2018-04-05T22:01:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix |
title |
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix |
spellingShingle |
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix Faria, Paulo Rogério Campos de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Piano História Século XIX Rio de Janeiro (RJ) |
title_short |
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix |
title_full |
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix |
title_fullStr |
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix |
title_full_unstemmed |
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix |
title_sort |
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix |
author |
Faria, Paulo Rogério Campos de |
author_facet |
Faria, Paulo Rogério Campos de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7284630566143232 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8640020210929784 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Paulo Rogério Campos de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Neves, José Maria |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5982498547865594 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Araujo Junior, Samuel Mello |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5159891739318203 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire, Vanda Lima Bellard |
contributor_str_mv |
Neves, José Maria Araujo Junior, Samuel Mello Freire, Vanda Lima Bellard |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Piano História Século XIX Rio de Janeiro (RJ) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piano História Século XIX Rio de Janeiro (RJ) |
description |
O foco deste estudo é a introdução de uma nova prática pianística de concerto no Rio de Janeiro, em meados do século XIX, a que chamamos de pianismo de concerto, objetivada pelo enfoque solístico e virtuosístico, associado à estética romântica, heroicizadora da figura do artista, e concretizada com a vinda dos primeiros grandes pianistas virtuoses internacionais, a se apresentarem ao público nos teatros da cidade. Como hábito importado da Europa, integra um corpo de transformações culturais ligadas às transformações da estrutura social do país, como parte de um ideário burguês das elites brasileiras. Esta prática conviveu com o pianismo de salão, como convenciona-se chamar a prática pianística, cujas manifestações mais características são as danças de salão, as peças de caráter, em geral curtas, as modinhas e árias, acompanhadas ou transcritas para piano, de menor complexidade técnica, habituais nos saraus, onde os participantes eram os próprios executantes. Tentamos trabalhar, neste estudo do fenômeno, duas visões que se complementam: uma análise interpretativa, com base dialética, com o fim de articulá-lo na história social; e uma abordagem como fenômeno de comunicação, na tentativa de identificar os elementos constitucionais dessa mensagem estética e, ao final, a maneira como ela se relaciona com a estrutura social. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996-06-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-28T20:19:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-30T03:00:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/2550 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80//bitstream/11422/2550/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80//bitstream/11422/2550/1/279033.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 ada0f505663ae97936b7c8f72bb4da5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766886469177180160 |