Comportamento do esforço cortante à fadiga em vigas de concreto armado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, José Eudes Marinho da
Orientador(a): Mansur, Webe João
Banca de defesa: Rotunno Filho, Otto Corrêa, Almeida, Maria Cascão Ferreira, Reis, Marcelo de Miranda, Bandeira, Renata Albergaria de Mello Bandeira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/13670
Resumo: A fadiga é um processo de degradação importante, que pode se manifestar de maneira intensa em estruturas sujeitas à ação de carregamentos cíclicos, tais como pontes rodoviárias, lajes de aproximação, torres eólicas e estruturas offshore. As equações existentes para calcular as deformações de estribos de vigas de concreto armado sob carregamento à fadiga são escassas. Este trabalho tem por objetivo avaliar o comportamento de vigas de concreto armado ao esforço cortante sob carregamento à fadiga e propor uma formulação para previsão de deformações dos estribos sob fadiga. Um programa experimental foi elaborado para ensaiar 12 vigas de concreto armado com 3,50 m de comprimento e seção retangular de 15 x 35 cm, divididas em quatro grupos, sendo um deles com vigas sem armadura transversal. A carga aplicada foi constante e a menor carga foi de 10% da carga última resistente. Os parâmetros alterados ao longo do programa experimental foram taxa de armadura transversal (0,119%, 0,189% e 0,378%) e a relação entre a tensão máxima aplicada e a resistência estática das vigas (0,50 e 0,60). Constatou-se que com a alteração da relação entre a tensão máxima aplicada e a resistência estática das vigas de 0,50 para 0,60 houve pouca influência no comportamento das deformações das vigas de concreto armado nos ensaios de fadiga. Após obtenção dos dados experimentais e com os dados da literatura foi possível estabelecer uma equação para cálculo da deformação de estribos de vigas de concreto armado sob carregamento à fadiga.
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Um programa experimental foi elaborado para ensaiar 12 vigas de concreto armado com 3,50 m de comprimento e seção retangular de 15 x 35 cm, divididas em quatro grupos, sendo um deles com vigas sem armadura transversal. A carga aplicada foi constante e a menor carga foi de 10% da carga última resistente. Os parâmetros alterados ao longo do programa experimental foram taxa de armadura transversal (0,119%, 0,189% e 0,378%) e a relação entre a tensão máxima aplicada e a resistência estática das vigas (0,50 e 0,60). Constatou-se que com a alteração da relação entre a tensão máxima aplicada e a resistência estática das vigas de 0,50 para 0,60 houve pouca influência no comportamento das deformações das vigas de concreto armado nos ensaios de fadiga. Após obtenção dos dados experimentais e com os dados da literatura foi possível estabelecer uma equação para cálculo da deformação de estribos de vigas de concreto armado sob carregamento à fadiga.Fatigue is an important degradation process, which can manifest itself intensely in cyclically loaded structures such as road bridges, approach slabs, wind towers and offshore structures. The existing equations for calculating the strains of reinforced concrete beams under fatigue loading are scarce. The objective of this work is to evaluate the behavior of reinforced concrete beams to the shear stress under fatigue loading and to propose an equation for calculating strains of the stirrups under fatigue. An experimental program was designed to test 12 reinforced concrete beams with a length of 3.50 m and a rectangular section of 15 x 35 cm, divided into four groups, one of them with beams without transverse reinforcement. The applied load was constant and the smaller load was 10% of the last load resistant. The parameters varied in the experimental program were transversal reinforcement rate (0.119%, 0.189% and 0.378%) and the relationship between the maximum applied stress and the static strength of the beams (0.50 and 0.60). It was verified that with the change in the relation between the maximum tension applied and the static strength of the beams from 0.50 to 0.60, there was little influence on the behavior of the strains of the reinforced concrete beams in the fatigue tests. After obtaining the experimental data and the literature data, it was possible to establish an equation for the calculation of the strain of reinforced concrete beams under fatigue loading.Submitted by Taís Silva (taismoreira001@gmail.com) on 2021-01-23T03:33:41Z No. of bitstreams: 1 JoseEudesMarinhoDaSilva.pdf: 6061104 bytes, checksum: ec84895eb5786c5da94125bf8464eaa4 (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2021-02-09T18:27:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JoseEudesMarinhoDaSilva.pdf: 6061104 bytes, checksum: ec84895eb5786c5da94125bf8464eaa4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-09T18:27:27Z (GMT). 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